Como a Livance revolucionou o modelo de clínicas (pay per use)

Como a Livance revolucionou o modelo de clínicas (pay per use)

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Já imaginou em que resultaria a junção de um médico, um administrador e um engenheiro? No caso da história que vamos contar resultou em muita inovação e sucesso!

Em uma entrevista exclusiva, Claudio Mifano conta como surgiu a Livance, uma clínica no modelo pay per use que está mudando a realidade dos consultórios no Brasil.

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Três amigos e uma ideia

“Nós somos três amigos e cofundadores”, conta Claudio Mifano. “Eu sou administrador e CEO, o Fábio é médico e o Gustavo, engenheiro. Cada um trouxe um pouquinho do seu conhecimento e ajudou a construir uma solução para a necessidade de consultórios dos profissionais de saúde, a Livance.

Conheça os sócios:

Claudio Mifano, CEO e cofundador da Livance, é formado em Administração pela FGV e Masters of Science in Management pela Universidade de Stanford.

Dr. Fábio Soccol, oftalmologista e cofundador da Livance, é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, com especialização em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela UNIFESP.

Gustavo Machado, engenheiro e cofundador da Livance, é formado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e Masters of Science in Management pela Universidade de Stanford.

Qual é a proposta da Livance?

Claudio explica que a Livance é um espaço com salas que podem ser alugadas no sistema pay per use, ou seja, o profissional paga apenas pelo tempo utilizado para atender. E ainda tem um espaço de coworking para o médico trabalhar enquanto não está atendendo pacientes. O diferencial está na praticidade, no design atrativo e na flexibilidade.

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“A Livance é uma reinvenção do consultório próprio.”

“De uma forma simples e sem dor de cabeça entregamos uma solução completa. O profissional de saúde se cadastra e em 24 horas já tem uma linha telefônica individual ativada, com secretárias atendendo em seu nome, com todas as informações de agenda, um site próprio no ar com agendamento online em tempo real, cartão de visitas… Enfim, tudo pronto para começar a atender!

Em um dia, o médico está com o consultório aberto e com flexibilidade para abrir a agenda no dia que quiser.”

Como funciona o pagamento?

“O profissional da saúde paga uma mensalidade para montar o consultório e depois entra no sistema pay per use – paga pelos minutos que atendeu no consultório. No tempo em que ele não está atendendo, pode ficar no espaço de coworking, um ambiente colaborativo que gera senso de comunidade.

Com profissionais de mais de 35 especialidades diferentes, é possível fazer indicação de pacientes, discussão de casos, parcerias, tarefas pessoais e o que mais quiser.

Os custos fixos de abrir e manter um consultório próprio são muito altos e as tarefas administrativas, a gestão financeira e a manutenção de sociedades são cansativas. A maioria dos médicos não foi formada para isso, assim, o melhor uso de seu tempo é realmente atendendo pacientes, estudando e se qualificando.

O que a Livance faz é entregar um local muito melhor, com uma infraestrutura de qualidade, com design moderno, beleza, facilidade de acesso e, o principal, com custo fixo muito baixo.

Além de beneficiar o trabalho do médico, entregamos um serviço para o paciente muito melhor, diferenciando o profissional.

É como o Airbnb: você prefere comprar uma casa simples na praia para ir uma vez ao ano ou alugar só quando for usar uma casa muito melhor do que você conseguiria comprar?”

Quais os planos para o futuro?

A Livance é um negócio inovador com grande potencial de crescimento. Por isso, os sócios pensam em abrir mais unidades e assim trazer mais um benefício aos profissionais de saúde: mobilidade.

Claudio comenta sobre os planos que já estão sendo colocados em prática: “Como temos cada vez mais profissionais aderindo à Livance, nosso plano é montar uma rede. Já estamos planejando a abertura de mais duas unidades em São Paulo capital.

Assim vamos oferecer mais o benefício da mobilidade, e o médico poderá abrir a agenda em vários locais. Afinal, hoje é difícil fazer o paciente atravessar a cidade em busca de um profissional, por isso, com uma rede de unidades, tanto o médico quanto os pacientes terão mobilidade e praticidade.”

O que os médicos acham desse modelo?

“Nós escutamos muitas coisas interessantes tanto dos médicos quanto dos pacientes.”

“Os pacientes elogiam porque o ambiente tem uma cara diferente, não tem aquele ar de hospital, de doente. Na Livance eles têm tecnologia, acesso a internet, com tomadas e carregadores para usarem seus smartphones, sem aquela TV com programas desinteressantes na recepção.

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Eles também gostam do totem da Livance, onde podem fazer seu próprio check-in e também realizar o pagamento de forma automatizada. Além disso, na porta de cada consultório tem um tablet com a foto e a agenda do médico que está realizando o atendimento, assim fica tudo muito organizado e ágil.

Já os médicos gostam muito de estar no coworking, porque se sentem produtivos. Eles atendem no consultório e, quando não estão atendendo, vão para o espaço coletivo. Eles dizem que essa separação de ambientes traz a sensação de produtividade, porque têm ânimo para estudar e fazer outras coisas além do atendimento.

Outro ponto positivo é que, ao invés de um grupo de colegas montarem um local, como acontece tradicionalmente, eles decidem se cadastrar juntos na Livance e passam a atender lá. Assim, conquistam o benefício de trabalharem juntos como planejavam e ainda sem a dor de cabeça de deixar um deles como responsável pelas contas e burocracias.”

Como o iClinic ajuda os profissionais na Livance?

“Aqui na Livance todos os profissionais usam prontuário eletrônico. Afinal, utilizar a tecnologia para ajudar o médico é a essência do nosso negócio.

Com a preocupação de acolher os médicos, procuramos ajudá-los em todos os aspectos, por exemplo, indicar boas práticas, ferramentas e empresas que confiamos.

E nós indicamos o iClinic como prontuário eletrônico pela questão do armazenamento de informações em nuvem, porque ele facilita a vida do médico.

Assim, o profissional pode acessar seus dados de qualquer lugar, com uma interface fácil de usar e ainda garante a segurança dos dados.”

“Os médicos que usam gostam muito, a gente ouve falar bem!”

Para você, qual é a importância do prontuário eletrônico?

“O conceito da Livance é ter um ambiente digital e automatizado para facilitar o dia a dia do médico e oferecer o melhor atendimento ao paciente. Então o prontuário eletrônico ajuda nessa linha, trazendo uma facilidade muito grande de armazenamento e acesso de dados e assim possibilitando um atendimento mais eficiente.”

“O médico digitalizado não usa mais prontuários em papel e, sim, o eletrônico.”

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O modelo de clínica da Livance é uma tendência?

“A ideia de o profissional da saúde montar o consultório tende a diminuir bastante. Vai ficando mais inviável e sem sentido, porque é muito mais interessante pra ele e para o paciente estar em um local com uma infraestrutura melhor e com um ecossistema muito mais rico.

Assim, ele consegue atrair e fidelizar mais pacientes, além de ser mais vantajoso do ponto de vista financeiro, porque o médico economiza tempo, que é super valioso, com tarefas administrativas.”

“Hoje, vários médicos estão fechando suas próprias clínicas para migrar para a Livance.”

Com essa entrevista podemos perceber que o médico tem aliados para seu sucesso hoje! A iClinic e a Livance compartilham da missão de facilitar a vida do médico, trazendo produtividade, segurança e a autonomia de traçar sua carreira da forma que quiser.

E você, também quer facilitar seu dia a dia? Faça um teste gratuito no sistema iClinic, e veja na prática como é fácil de usar.

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