A importância do inbound marketing para médicos na pandemia

A importância do inbound marketing para médicos na pandemia

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O inbound marketing para médicos é uma das melhores estratégias para fortalecer as imagens dos consultórios durante a pandemia, e ajudar os profissionais durante as crises financeiras.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez o mundo todo voltar suas atenções para a área da saúde. Mais do que nunca, instituições médicas passaram a ganhar maior evidência devido à sua importância diante do contexto atual.

E nesse novo cenário, o inbound marketing para médicos nunca fez tanto sentido para atrair, encantar e fidelizar pacientes.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing para médicos é uma metodologia de marketing que visa atrair, encantar, converter e fidelizar pacientes por meio de conteúdo relevante.

Diferente do marketing tradicional, em que a instituição vai atrás do paciente e é baseado no conceito de interrupção, o inbound utiliza estratégias para que as pessoas encontrem uma marca e possam começar a se relacionar com ela.

Ou seja, é o paciente que vai até a instituição de saúde.

Baseada na atração e no relacionamento, o inbound marketing não tem como objetivo a conversão imediata.

O grande foco é construir uma relação de confiança entre instituição e paciente para que, no momento oportuno, ele realize o objetivo que você deseja, como o agendamento de uma consulta, por exemplo.

É por isso que no inbound marketing existe a jornada de compra. Trata-se do caminho percorrido pelo usuário até que ele se torne um paciente. A jornada de compra é dividida em 4 etapas diferentes:

  • Aprendizado: no início, o usuário não sabe ou não tem certeza de que possui um problema e está despertando o interesse para determinado tema;
  • Reconhecimento: o usuário já se aprofundou um pouco mais e passa a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
  • Consideração: ao perceber que tem um problema, ele passa a pesquisar soluções e considerar aquela que melhor atende suas necessidades;
  • Decisão: após estudar e conhecer as opções do mercado, o usuário toma a decisão de compra e se transforma em paciente.

Inbound marketing para médicos na pandemia do coronavírus

Agora que você já entendeu melhor o conceito de inbound marketing, você pode estar se perguntando como o inbound marketing para médicos pode te ajudar diante do momento atual, certo?

Como vimos anteriormente, o relacionamento é uma das bases centrais dessa estratégia, e é nesse quesito que você deve concentrar seus esforços.

Neste momento de crise, muitos pacientes que não necessitam de atendimento emergencial estão adiando suas consultas médicas como forma de contribuir com o distanciamento social e evitar a propagação do vírus.

Mas isso não significa que você deve deixar de investir em marketing, muito pelo contrário: seu posicionamento atual é fundamental para que sua instituição seja lembrada quando tudo isso acabar.

Importância do inbound marketing para médicos na pandemia

Além de se posicionar, é muito importante que você conscientize os pacientes, que precisam de acompanhamento médico, que eles devem continuar o tratamento e devem realizar as consultas necessárias.

Você pode utilizar dessa estratégia para mostrar ao seu paciente que ele não precisa ter medo de frequentar a sua clínica ou seu consultório.

É preciso continuar no imaginário e na vida do seu público-alvo. Mais do que nunca, é necessário ter muita empatia e humanização nas ações propostas para transmitir confiança, credibilidade e sensação se segurança aos pacientes que você deseja atingir.

Nesse sentido, o inbound marketing para médicos deve estar ativo e reforçado, adaptando suas estratégias para as necessidades do contexto atual e mostrando ações que você tem feito para contribuir com as medidas de prevenção.

Pode parecer algo simples, mas é preciso ter em mente que sua marca é muito mais do que você divulga, ela é construída nas ações que você faz.

Quais estratégias utilizar no inbound marketing para médicos?

O grande objetivo do inbound marketing para médicos é oferecer conteúdo útil e relevante que possa gerar valor em sua audiência  e contribuir com a construção de relacionamentos duradouros, ainda mais por se tratar de um período de crise e isolamento social.

Mas afinal, como colocar isso em prática?

1. Redes sociais

Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, a tendência é que o consumo de redes sociais cresça durante esse período. Aqui, a ideia é adaptar suas postagens para entregar informações relevantes sobre o momento atual.

Além de  explicar as alterações e medidas de segurança que estão sendo colocadas em prática em sua instituição, procure relacionar a COVID-19 com o seu segmento de atuação, trazendo dicas, novidades, atualizações, entre outros.

Ah, e não se esqueça de responder os comentários, avaliações e mensagens inbox, ok?

2. Blog

Manter um blog ativo é uma das principais estratégias de inbound marketing para médicos, afinal é um canal que permite oferecer conteúdos mais aprofundados sobre diversos assuntos.

Não se esqueça de que as estratégias de SEO utilizadas em seus artigos visam a construção de autoridade e relevância a médio e longo prazo. Portanto, não deixe essa estratégia de lado no momento atual, afinal os frutos serão colhidos em um momento futuro.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente canal para compartilhar conteúdos personalizados de acordo com a necessidade e estágio da jornada de compra em que cada paciente se encontra.

Isso irá ajudá-lo a percorrer todas as etapas de maneira natural, sem passar a impressão de algo forçado. No final, você poderá construir um relacionamento de confiança e preparar o paciente para o agendamento de consulta, por exemplo, em um momento mais oportuno.

4. Vídeo

As estratégias em vídeo são cada vez mais importantes no inbound marketing para médicos. Durante o isolamento social, o consumo de vídeos, como as lives, cresceram de maneira significativa.

Portanto, apostar em lives informativas e outros formatos de conteúdos em vídeo, como os webinars, podem ser um grande diferencial para atrair mais pacientes.

Além disso, o vídeo ajuda a deixar o conteúdo muito mais humanizado, afinal você está falando diretamente com sua audiência.

Educar o paciente, sanar suas dúvidas e quebrar suas objeções por meio do inbound marketing para médicos são medidas necessárias para estreitar a proximidade e passar a mensagem de que você está preocupado com o bem-estar e saúde de seus pacientes no momento atual.

Lembre-se que estar presente e atuante no ambiente digital neste momento poderá se refletir em muitos benefícios para sua instituição futuramente.

O ideal é manter, sobretudo, as estratégias que trazem resultados a médio e longo prazo e criar uma comunicação assertiva, com ética, empatia e humanização.

Para saber mais sobre inbound marketing para médicos acesse o blog da E-saúde, e inscreva-se na newsletter da iClinic para receber mais conteúdos como este.

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