Qual a importância da gestão em instituições de saúde?

gestao hospitalar estetoscopio

Principais tópicos

Qualquer clínica, hospital, consultório ou centro de saúde precisa de uma boa administração para funcionar. Para isso, existe a gestão em instituições de saúde, um conjunto de práticas que são feitas para cuidar desses ambientes. 

É fato que uma instituição de saúde é como se fosse qualquer outra empresa, que precisa de uma boa administração de diversos recursos para funcionar, inclusive o financeiro. Então, para isso, um bom curso de gestão financeira pode auxiliar. 

Em resumo, uma gestão na área da saúde é o setor responsável por cuidar de todos os processos internos do local. Então, ele cuida de todas as partes de finanças, atendimento, colaboradores e tudo que possa fazer parte da administração de um centro de saúde. 

Para entender um pouco mais sobre a importância da gestão na área da saúde e como elaborar uma de forma eficiente em sua instituição, continue a leitura.

Qual a importância da gestão em instituições de saúde? 

Assim como visto anteriormente, a gestão é um conjunto de práticas que servem para administrar todos os processos internos de um estabelecimento, isso é, tudo que possa envolver a parte administrativa. 

A importância de uma boa gestão em instituições de saúde se dá por meio de algumas vantagens, como por exemplo: 

  • Estratégia financeira;
  • Acompanhamento da infraestrutura;
  • Aplicação de tecnologias;
  • Gestão de estoques e colaboradores. 

Dessa maneira, entenda mais sobre cada um dos tópicos de uma forma aprofundada. 

1. Estratégia financeira

Um dos pontos mais importantes de qualquer empresa é uma boa estratégia financeira, que permite um maior controle de gastos dentro de uma clínica ou hospital. 

Para ter uma estratégia financeira de qualidade, é necessário se atentar aos seguintes pontos:

  • Faça seu planejamento financeiro: um planejamento pode ser de curto, médio ou longo prazo. Um planejamento curto visa resultados rápidos, enquanto o longo prazo busca resultados que vêm ao longo do tempo, como o próprio nome diz. Em seu planejamento financeiro, busque mapear todas as despesas e fontes de lucro da sua clínica;
  • Acompanhe seus indicadores: é fundamental acompanhar métricas como ticket médio, retorno sobre investimento, taxa de absenteísmo, custo de aquisição por cliente e custo de retenção por cliente. Leia mais sobre cada um deles em nosso artigo sobre gestão financeira para clínicas;
  • Registre seu fluxo de caixa: o fluxo de caixa deve registrar todas as movimentações financeiras da sua clínica no momento em que elas acontecem. O ideal é que você tenha isso automatizado, por meio de um software médico com controle financeiro;
  • Separe suas contas pessoais das contas da clínica: um dos erros mais comuns é juntar as contas da clínica com suas contas pessoais, o que não mostra a realidade das finanças da sua instituição. É fundamental saber se sua clínica está, de fato, gerando lucro e pagando as próprias contas.

2. Acompanhamento da infraestrutura

Ao ter um profissional responsável pela infraestrutura da sua clínica ou consultório, ele terá a responsabilidade de fazer a gestão de recursos, identificar melhorias a serem feitas e qualquer tipo de reforma

Por exemplo, ele será responsável por verificar se a instituição ainda segue as normas dos órgãos regularizadores, como validade dos extintores de incêncio regulamentada pelo Corpo de Bombeiros.

3. Aplicação de tecnologias

A tecnologia é um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa hoje. Pensando nisso, com uma gestão eficiente é possível aplicar os melhores e mais modernos sistemas para auxiliar em sua instituição.

A Telemedicina é um ótimo exemplo de tecnologia que foi popularizada nas instituições de saúde no início de 2020 e hoje é uma realidade para a maior parte dos estabelecimentos, permitindo o atendimento a distância aos pacientes.

Impressora 3D, inteligência artificial, prontuário eletrônico, também são outras inovações que fazem parte do dia a dia de algumas instituições de saúde e vão ser cada vez mais usadas nos próximos anos.

4. Gestão de estoques e colaboradores

Em um curso de gestão de pessoas, é possível entender a importância que os colaboradores têm dentro de qualquer corporação. 

Portanto, dentro de uma clínica ou hospital, isso não seria diferente. É preciso ter uma boa administração de todo o time de funcionários por lá, desde médicos e enfermeiros até os atendentes. 

Além disso, os materiais usados são considerados um dos itens mais importantes. Uma boa gestão permite controlar o estoque de cada equipamento utilizado, ver o que está faltando e fazer uma reposição. 

Desse modo, não perca mais tempo e procure sobre gestão de recursos humanos para entender mais sobre esses pontos. 

Essas são algumas das vantagens que ilustram a importância de uma boa gestão dentro de instituições de saúde. Com isso, caso queira entender como colocar isso em prática, basta continuar a leitura. 

Como elaborar um plano de gestão para instituições de saúde?

Ao entender os benefícios de uma boa gestão, é preciso então compreender como elaborar uma eficiente. 

Dentro de uma gestão de recursos humanos ead, é possível aprender um pouco mais sobre alguns desses tópicos. 

Desse modo, é preciso seguir alguns passos. Em primeiro lugar, deve ser feito um planejamento estratégico que contenha a missão, os propósitos, valores e métricas. Diante disso, é preciso seguir ele. 

A partir disso, é preciso incluir toda sua equipe de colaboradores nele, dando para cada um uma função clara dentro desse planejamento. 

Entretanto, vale ressaltar que todas suas metas devem ser realistas com o andamento da sua instituição de saúde. Ou seja, avalie as condições dele e estabeleça focos em curto, médio e longo prazo. 

Outra dica importante é usar métricas e indicadores para acompanhar as metas criadas, o desempenho de cada funcionário e até mesmo a avaliação dos pacientes que frequentam o local. 

Outro ponto que pode contribuir são softwares médicos especializados em gestão na área da saúde. Com eles, é possível facilitar e automatizar todo o processo administrativo. 

Além disso, use a logística para o andamento da sua instituição. Afinal, ela consegue controlar toda a chegada e envio de materiais importantes, além de conseguir administrar todos os recursos que têm por lá, desde os equipamentos até o financeiro. 

Caso queira entender um pouco mais sobre isso, realize um curso de gestão de empreendimentos de saúde para ter um conhecimento aprofundado sobre isso. 

Dessa forma, não perca mais tempo e aplique essas dicas em seu planejamento e tenha uma excelente gestão na área da saúde. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online