Financiamento para clínicas: como expandir seu consultório

Antes de abrir um consultório ou pensar em expandir, é preciso entender qual financiamento para clínica tornará isso possível. Por isso, ter uma boa administração em saúde, que evidencie os pontos positivos e de melhora do negócio é imprescindível.

Para criar um bom planejamento é necessário analisar a situação financeira e os aspectos sociais. Um exemplo disso, é considerar a informação trazida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelou que, em 2025, o Brasil será o sexto país com maior número de idosos.

A ascensão das classes sociais no país também é um fator a ser considerado no planejamento. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a nova classe média já ultrapassa os 50% da população, tendo como reflexo maior procura por serviços particulares de saúde.

Além disso, para que qualquer clínica consiga sobreviver e tornar-se sustentável, é importante ter um capital de giro e manter um bom fluxo de caixa.

O financiamento é um impulso, mas a clínica precisa apresentar condições viáveis de crescimento e desenvolvimento econômico para que esse investimento ocorra sem prejuízos futuros.

Enquanto os bancos de varejo apresentam juros altos e prazos apertados, existem outros parceiros que simplificam essas questões. Alguns deles são:

  • BNDES;
  • Leasing;
  • Project Finance.

Abaixo falaremos sobre cada um deles, continue lendo!

financiamento-para-clinicas

Conheça as opções de financiamento para clínicas

Obter linha de crédito e expandir uma clínica ou consultório não é uma tarefa fácil. O primeiro passo para iniciar essa jornada é ter um CNPJ e estar atento às oportunidades de investimento, lembrando sempre de buscar e manter um capital de giro.

Agências de fomento regionais que promovem atividade empreendedora são uma boa opção para isso. Mas, antes de procurar um empréstimo é necessário ter um planejamento eficiente, procurando entender quais problemas precisam ser sanados.

Neste contexto, algumas linhas de crédito boas para abrir ou expandir sua clínica são:

BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) apresenta taxa de juros menor do que a média do mercado. É o mais usado para a compra de equipamentos médicos, softwares de saúde, veículos, construção ou ampliação de consultórios.

Por meio deste crédito é possível financiar mais de 200 mil itens para empresas que tenham um faturamento de até 90 milhões de reais por ano. Porém, o banco só participa de uma parte do financiamento que, em geral, é de 50%.

LEASING

Mais indicado para quem deseja adquirir equipamentos e veículos, é uma opção de médio e longo prazo, já que no final do contrato o médico empreendedor pode optar por comprar o bem financiado.

Este financiamento apresenta várias linhas de crédito, que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade da clínica.

Para garantir um crescimento sustentável é necessário que haja uma boa gestão financeira do consultório.

Project Finance

É um financiamento que não apresenta garantia. Os fundos de investimento analisam e financiam as propostas por sua qualidade e viabilidade. Para isso, a clínica solicitante deve estar muito bem estruturada e ter um bom controle financeiro.

Em geral, são feitos por bancos e fundos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial/ International Finance Corporation (IFC).

Todas as linhas de crédito apresentadas acima são muito interessantes e se adaptam melhor de acordo com cada caso. Dessa forma, é importante ter um conhecimento consistente do seu negócio, bem como das finanças da sua clínica.

Antes de buscar um financiamento para sua clínica é necessário traçar objetivos para o dinheiro que será adquirido. Isso é possível por meio de métricas, fundamentais na gestão das entidades de saúde que irão nortear o uso adequado do aporte financeiro.

Sobre o autor:
Juliana Silveira, analista de marketing da CM Tecnologia.

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus