A estabilidade do consultório de muitos profissionais de saúde foi abalada pela pandemia. Apesar da saúde estar em foco no momento, consultas com objetivo preventivo, estético ou consideradas pelo paciente como não essenciais foram deixadas para depois.
A situação fez com que os profissionais de saúde de forma geral precisassem adequar suas rotinas e posicionar-se de forma diferenciada no mercado.
Como sabemos, os profissionais de saúde que têm consultório próprio precisam entender, além da profissão de formação, também de gestão empresarial.
Isso é desafiador, especialmente se pensarmos em uma época como a atual na qual todos precisam redobrar a atenção com o fluxo financeiro.
As cirurgias eletivas e alguns procedimentos foram em grande parte cancelados pelos riscos inerentes ao ambiente hospitalar e para a liberação de leitos de UTI.
Esse cenário retirou uma fatia importante da renda e fez com que alguns profissionais ficassem perdidos.
Então, o que fazer?
Gestão Inteligente das Despesas para garantir estabilidade do consultório
Situações como essa são complicadas, mas também são a chance para revermos antigos conceitos e, quem sabe, encontrar soluções melhores do que aquelas que tínhamos na nossa zona de conforto.
A estabilidade do consultório depende do fluxo constante de pacientes, mas também de saber como agir em momentos de crise.
Nesse contexto, é momento de gerenciar de forma eficiente as despesas. Entre elas, uma das mais expressivas e que tornou-se um peso nos dias atuais é o gasto com estrutura física ociosa. Você já pensou em trabalhar em um espaço compartilhado?
Mais do que isso, há locais que praticam o modelo pay-per-use. Nessa forma de contrato, é possível pagar a locação do consultório apenas pelo tempo utilizado, como é o caso do Espaço Plennus.
Além das vantagens financeiras de não precisar arcar com os custos de um consultório sem atendimentos presenciais por boa parte do tempo, essa alternativa também pode ser vantajosa para os pacientes.
Afinal, eles também contam com conforto, facilidade de acesso, assepsia, segurança e boa localização – características comuns a bons ambientes compartilhados.
Mesmo depois da pandemia, atender em um espaço como um coworking para profissionais de saúde representa, ao profissional, a possibilidade de equilibrar suas finanças.
Indo mais longe, confere flexibilidade para gerenciar suas despesas com consultório de acordo com os momentos de sua carreira, mesmo diante de um contexto de crise pessoal ou global, como é o caso agora.
Estabilidade do Consultório e Retenção de Clientes
Além de enxugar custos, é necessário também garantir que os pacientes antigos continuem assistidos e que novas pessoas continuem chegando. Para isso, separamos 3 dicas fundamentais:
Ofereça a possibilidade de Teleconsultas
O uso da Telemedicina foi instituído no Brasil em virtude da Pandemia para a doença COVID-19 e é uma alternativa segura de continuar atendendo os pacientes.
Por mais estranha e desconfortável que possa parecer de início, esse tipo de consulta segue os mesmos princípios éticos das presenciais.
Sendo assim, o médico é plenamente capaz de oferecer atendimento aos pacientes, em diversas especialidades, por meio da Teleconsulta.
É evidente que para alguns casos é necessário o exame físico. No entanto, a medida temporária ajuda tanto os pacientes que precisam de acompanhamento constante, quanto os médicos que precisam manter a estabilidade do consultório.
Tranquilize os pacientes sobre medidas de segurança
Caso na sua cidade, e para a sua realidade, seja possível realizar consultas presenciais, é importante deixar claro que o paciente estará seguro.
Informe constantemente quais medidas de segurança estão sendo tomadas e as recomendações aos seus pacientes para os momentos das consultas.
Vindo do médico ou outro profissional de saúde que o acompanha, tais informações certamente irão gerar tranquilidade e, assim, será mais fácil manter o consultório ativo.
Porém, a qualquer sinal de que essa estabilidade foi abalada, suspenda imediatamente os atendimentos presenciais sob o risco de receber críticas e perder a confiança dos pacientes.
Mantenha seu marketing ativo
Muitos profissionais de saúde já aderiram às estratégias de marketing em redes sociais e outros meios para recrutar e fidelizar pacientes. Essa estratégia tornou-se ainda mais importante nesse período, já que o contato com as pessoas tem sido virtual.
Se você ainda não usa suas redes sociais de forma recorrente e profissional, talvez seja esse o momento de pensar nisso.
A seguir, separamos alguns temas que podem ser abordados:
- Dúvidas mais comuns entre os seus pacientes;
- Como funcionam as Teleconsultas;
- O que o profissional pode e o que não pode fazer em uma Teleconsulta;
- Orientações da sua especialidade que tenham relação com a COVID-19;
- Explicar e tranquilizar os pacientes sobre as medidas de segurança nos atendimentos presenciais.
Outra forma interessante de marketing e que complementa a ação nas redes sociais é ter seu próprio site ou uma página sua vinculada ao seu local de atuação, como este exemplo do Espaço Plennus.
Assim, você pode divulgar sua formação, área de atuação, horários de atendimento, entre outras informações, de forma personalizada.
Seguindo essas dicas, certamente seu consultório passará por esse momento de forma tranquila e, ao voltarmos à rotina, aprendizados importantes ficarão.
Ficou interessado em conhecer um espaço colaborativo na área da saúde para lhe auxiliar a manter a estabilidade do consultório? Entre em contato e conheça o Espaço Plennus!