4 erros na agenda médica que você pode evitar

4 erros na agenda médica que você pode evitar!

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Erros na agenda médica como duplicidade de horários, rasuras, marcações de consultas em horários não disponíveis, podem ser facilmente resolvidos com boas práticas e uma agenda online.

O avanço tecnológico na saúde é constante e não é estranho afirmar que Medicina e tecnologia andam de mãos dadas.

Além dos avanços ocorridos nos testes médicos e nas análises laboratoriais, a gestão de clínicas e consultórios também foi otimizada com a ajuda da tecnologia.

Os softwares médicos disponíveis no mercado auxiliam, entre outras coisas, no controle da agenda médica.

Os sistemas tornam as marcações e remanejamentos das consultas mais ágeis e os profissionais mais produtivos.

Neste artigo listamos os piores erros na agenda médica que são evitados quando você adota uma solução tecnológica.

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Passo a passo para evitar erros na agenda médica

1. Desorganização

Dentro de uma clínica circula diariamente uma enorme quantidade de papéis.

Prontuários, fichas de pacientes, registros de agendamentos e receituários são alguns dos exemplos de documentações que enchem os arquivos do seu consultório.

Todos esses impressos são imprescindíveis para o funcionamento do consultório, e por isso não podem estar desorganizados.

Os softwares de agenda médica ajudam você a não se perder na papelada.

Muitos dos registros não precisam ser feitos no papel, bastando que fiquem gravados e acessíveis quando a verificação for necessária.

Com o armazenamento eletrônico, você ainda economiza espaço físico, que pode servir a outras finalidades diferentes da guarda de documentos.

2. Atendimentos mal geridos

Se sua clínica está sofrendo com volumes alarmantes de atrasos, esperas e cancelamentos de consultas, estes podem ser indicativos de que o seu fluxo de atendimento está defasado.

Quando isso acontece, os prejuízos são tanto para o seu negócio, que perde em lucratividade e credibilidade, quanto para o paciente, que não recebe o atendimento esperado.

Para otimizar essa relação, vale apostar nos softwares. Eles permitem que você controle melhor seu tempo de atendimento.

Além disso, essa ferramenta é fundamental para enviar lembretes automatizados para os pacientes se recordarem das consultas que têm agendadas.

Essa ação diminui 30% as faltas em consultas e procedimentos.

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3. Gastos e desperdícios

Certos custos que você tem na sua clínica podem ser diminuídos com o auxílio de um sistema de gestão.

Por exemplo, se você utiliza um sistema médico que te ajude a entender seu fluxo de caixa e todas as entradas e saídas de dinheiro, pode encontrar maneiras para reduzir gastos e economizar.

Diminuindo, por exemplo, as despesas com telefonia e internet, você economiza recursos que podem ser aplicados em melhorias para a clínica, ou em divulgação e publicidade.

4. Falta de flexibilidade

Algumas vezes, imprevistos acontecem e os pacientes não podem estar presentes às consultas nos dias planejados.

Para evitar que esses horários fiquem vagos e você perca o controle da sua agenda de atendimentos, é possível utilizar uma lista de espera.

Nessa lista ficam registrados os nomes e os contatos de todos os pacientes que têm interesse em uma consulta com você.

Assim, quando surgir um horário vago de última hora, a recepcionista pode entrar em contato com essas pessoas e confirmar o interesse delas.

Dessa maneira, você não perde o valor referente à consulta que seria cancelada, e seus pacientes ficam satisfeitos com a organização e agilidade dos processos no seu consultório.

Outra maneira de aumentar sua flexibilidade nos agendamentos é oferecer uma plataforma de marcação de consultas online.

Assim o paciente acessa o portal da clínica e pode agendar a data e hora de sua consulta.

Além de evitar gastos e transtornos que poderiam decorrer desse processo, a automatização ainda vai garantir que o paciente tenha mais autonomia.

Disponibilize na rede um quadro de horários disponíveis completo e que seja de fácil entendimento.

Para fazer suas marcações com tranquilidade, o seu paciente precisa ter acesso descomplicado à agenda que está  sempre atualizada.

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