Equipe médica: quais são as etapas para montar uma boa equipe?

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Ter uma equipe médica bem qualificada é uma das chaves para o sucesso de uma clínica ou consultório. Por isso, recrutar e manter os seus talentos da forma certa é fundamental. 

Se você é proprietário de uma clínica ou atua na gestão de uma, certamente tem muitos problemas para resolver no dia a dia.

Um dos principais problemas enfrentados nesse contexto é o recrutamento e a manutenção de talentos – tanto na equipe administrativa quanto operacional e médica.

Com o processo certo, a equipe médica pode levar o seu negócio de saúde a uma boa performance e um ótimo atendimento.

Por outro lado, se a sua equipe não é qualificada, problemas devem aparecer mais rápido do que você imagina.

Uma boa equipe médica deve seguir alguns pilares-base como o profissionalismo, alta qualificação e comunicação assertiva.

Nesse último pilar, é importante citar que uma comunicação correta envolve os cuidados tanto com o paciente quanto para colegas de trabalho.

Ao realizar as tarefas de recrutamento desses profissionais, todos esses preceitos devem ser seguidos e visualizados. Uma equipe capacitada e treinada fará a diferença na sua clínica.

Por isso, trouxemos neste artigo algumas informações sobre como você deve montar a equipe de saúde para o seu consultório ou clínica.

Aqui você aprenderá sobre:

Continue lendo e entenda melhor sobre todos esses conceitos abordados!

Qual a importância de uma equipe médica qualificada e eficiente?

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Como você já deve imaginar, o sucesso de qualquer negócio está ligado diretamente às qualificações da equipe de trabalho.

E sim, isso vale em qualquer ramo de atuação. Um exemplo disso é uma concessionária de carros: se ela não tiver bons vendedores, certamente os resultados nas vendas serão aquém do esperado ou necessário.

Quando falamos de uma equipe médica, isso é ainda mais válido. Afinal, estamos trabalhando com algo tão sensível: a vida humana.

Como médicos, temos diversas especialidades em que podemos atender.

Algumas especialidades terão de lidar com questões que tenham a ver com a autoestima dos pacientes – é o caso dos cirurgiões plásticos, por exemplo.

Outras terão que trabalhar com situações de alta pressão, como os cirurgiões cardíacos.

O que há em comum a todas essas especialidades? A vida humana, que está em busca de continuar da melhor forma possível.

Por isso, antes de recrutar qualquer profissional para atuar na sua clínica, deve-se buscar por pessoas que entendam essa missão antes de tudo.

Também devemos levar em consideração fatores com relação à qualificação dos profissionais. O seu tempo de experiência trabalhando sob pressão, clínicas em que o profissional já atuou antes e qual é a sua relação com outros trabalhos.

Quando tudo isso é avaliado, as chances de haver um erro de recrutamento se reduzem e você consegue formar uma equipe médica que seja qualificada, que preste bom atendimento e esteja em sintonia com o que você e seus pacientes esperam.

Com uma equipe médica qualificada, todos ganham:

  • Os profissionais, que serão reconhecidas por trabalharem num ambiente de excelência e com colegas igualmente qualificados;
  • O proprietário da clínica, que terá as suas preocupações reduzidas, pois conta com profissionais de confiança em seu estabelecimento;
  • Os pacientes, que poderão confiar no atendimento e na prestatividade de todos que trabalham em seus cuidados médicos.

Ou seja, recrutar e manter talentos na sua equipe de saúde faz com que todos os pontos da sua clínica sejam melhorados.

Quem faz parte da equipe médica? Entenda a composição.

Além dos profissionais da medicina (médicos generalistas ou especialistas), uma equipe médica deve contar com profissionais de outras áreas da saúde como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

A composição da equipe varia de acordo com o modelo da instituição de saúde. Uma clínica de pediatria, por exemplo, costuma ter pediatras e recepcionistas.

Em um hospital, já é necessário uma equipe com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros.

Alguns tratamentos e diagnósticos de saúde só são possíveis com uma equipe multidisciplinar.

Nesse sentido, não basta ter médicos especialistas qualificados, mas também contar com profissionais de áreas correlatas como enfermeiros, auxiliares, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Veja com detalhes a composição de uma equipe de saúde em consultórios e clínicas médicas:

Médico generalista

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O médico generalista (também conhecido como clínico-geral) é um dos pilares de uma equipe médica multidisciplinar.

Além de exercer uma função importante na medicina, ele também é responsável por estar na “linha de frente” do atendimento da clínica.

Afinal, muitas vezes, o primeiro atendimento de um paciente numa clínica ou consultório se dá com um clínico-geral. É esse profissional que tentará entender as queixas ou sintomas do paciente.

Dependendo do caso, ele poderá solicitar alguns exames adicionais para trazer algum diagnóstico, prescrever alguns remédios e tratamentos ou encaminhá-los para outro médico na sua clínica.

Por isso, ao ter um médico generalista na sua equipe médica multidisciplinar, você deve buscar uma pessoa que tenha as seguintes características:

  • Boa capacidade de atendimento e comunicação com o paciente:

Esclarecer ao paciente quais são os próximos passos dos exames, tratamentos e consultas é essencial. Isso gera uma relação de fidelidade, pois o paciente terá mais confiança tanto nele quanto  no seu estabelecimento.

  • Facilidade de comunicação com outros médicos:

Trabalhar a comunicação interna da sua equipe é muito importante.

Boa parte delas será feita por escrito, com o preenchimento de prontuários e formulários, que devem ser claros e objetivos.

Por outro lado, médicos que consigam gerar um sentimento de confiança e empatia uns com os outros tendem a trabalhar melhor e mais sintonizada, gerando resultados para o local de trabalho.

  • Senso de responsabilidade:

Como dissemos anteriormente, um clínico-geral pode ser visto como a cara da sua clínica.

Se ele representa isso no seu estabelecimento, ele deve ter a noção de que algumas atitudes negativas que ele tomar impactam diretamente no sucesso da clínica.

Por isso, ter um médico com senso de responsabilidade é essencial.

Médico especialista

Por sua vez, um médico especialista deve entender o seu espaço no atendimento aos pacientes. Um cardiologista, por exemplo, deve realizar o seu trabalho focado em resolver os problemas cardíacos de um paciente.

Por isso, o ideal é que esse profissional seja experiente, já tendo atendido em outras clínicas ou consultórios.

Quando o médico especialista faz o seu trabalho da forma correta, prescrevendo tratamentos que realmente façam a diferença na vida dos pacientes, esses pacientes irão divulgar o médico e a sua clínica gratuitamente.

Sendo assim, ao contratar alguém com essa função para a sua clínica, busque as experiências anteriores dele em outras clínicas e entenda sua forma de trabalho nelas.

Enfermeiro

Outro ponto importante da equipe médica e multiprofissional são os enfermeiros. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, cerca de 90% das ações de saúde em geral são tomadas pelos enfermeiros.

Por isso, valorizá-los tanto como pessoas quanto como profissionais é essencial no trabalho de uma clínica.

A depender dos procedimentos, diagnósticos e tratamentos que você disponibilizar em sua clínica, as funções dos enfermeiros serão diferentes.

Mas em geral, são eles que ficam à disposição dos pacientes, proporcionando conforto em momentos delicados como o pré-cirúrgico, o pós-cirúrgico ou traumas e comprometimentos clínicos.

Por isso, esses profissionais devem ter como característica a responsabilidade, o senso de humanidade e controle emocional para trabalharem sob pressão.

Auxiliares de enfermagem

Os auxiliares de enfermagem também são parte do atendimento e cuidado aos pacientes em situação de comprometimento clínico, cirurgias e traumas.

São esses profissionais que realizam o acompanhamento mais próximo ao paciente. Eles devem registrar nos seus prontuários qualquer tipo de intercorrência e mudança de padrão dos pacientes em seus turnos.

Além disso, eles também atuam na fiscalização do cumprimento de normas de biossegurança, evitando infecções hospitalares de ordem química ou biológica.

Isso se dá tanto pela utilização dos equipamentos corretos, quanto pelo descarte adequado dos materiais utilizados.

Por fim, devem estar em sintonia tanto com o enfermeiro responsável quanto com os médicos, que podem determinar ações e tarefas para este profissional.

Nutricionista

Dentro de uma clínica, a figura do nutricionista também pode auxiliar em algumas frentes.

Quando contamos com um nutricionista em nossa equipe, passamos a impressão de que o estabelecimento não atua apenas de forma corretiva, mas também preventiva.

Além disso, um nutricionista atendendo em uma clínica faz com que outros tipos de pacientes frequentem o estabelecimento.

Quando uma pessoa jovem, que a princípio está preocupada somente com a estética, vai à clínica e percebe a multidisciplinaridade, ela poderá se consultar em outras especialidades ou incentivar outras pessoas como familiares a fazer isso.

Com isso forma-se um círculo virtuoso de divulgação dos serviços do seu estabelecimento.

O nutricionista também pode atuar de forma conjunta com os médicos, que poderão encaminhar pacientes para eles de acordo com o tratamento necessário.

Nesse sentido, também há uma multidisciplinaridade no seu trabalho e, por esse motivo, deve-se buscar profissionais que saibam trabalhar bem em equipe e tenham um bom nível de comunicação interpessoal.

Psicólogo

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Os cuidados com a saúde mental estão sendo cada vez mais valorizados, tanto pelos pacientes quanto pelas empresas em que eles trabalham.

Ter um psicólogo dentro da sua equipe pode ajudar em mais de uma frente.

Alguns dos pacientes de outras especialidades podem precisar de algum tipo de assistência psicológica, então, por que não fazer na sua própria clínica?

Além disso, assim como os nutricionistas, também trazem um público para a sua clínica que talvez não a conhecesse antes.

Dessa forma, é muito importante contar com um psicólogo que seja bem avaliado e tenha algumas características relevantes no atendimento.

Entre as características relevantes de um psicólogo numa equipe médica, podemos incluir: discrição, ética profissional e cuidado/empatia com os pacientes. 

Quando esses pontos estão contemplados num atendimento psicológico, a tendência é que sua clínica seja reconhecida por isso. E assim, você também tem a ganhar!

Fisioterapeuta

Os fisioterapeutas são responsáveis por manter em ordem, desenvolver ou reabilitar o funcionamento dos músculos, órgãos e membros do corpo humano.

Por isso, contar com eles em sua equipe é muito importante. Para pacientes de traumas, pós-cirúrgicos ou que tenham ficado internados por períodos prolongados, seu trabalho é fundamental.

Ele auxilia os pacientes a realizarem movimentos que eram naturais antes dos eventos ocorrerem por meio de exercícios.

Uma pessoa que passou por um acidente automobilístico, por exemplo, pode perder temporariamente alguns movimentos e recuperá-los por meio da fisioterapia.

Por isso, além da atuação profissional, o tratamento e o atendimento de um fisioterapeuta é um dos que mais gera gratidão no paciente.

Afinal, poucas coisas são tão incríveis quanto poder voltar a se mover ou realizar as mesmas ações de antes, não é?

Então, se você deseja uma equipe multidisciplinar, ter profissionais de fisioterapia é algo essencial. Esses profissionais devem ser pessoas pacientes, empáticas e que trabalhem bem a sua comunicação.

Membros gerais de uma clínica ou consultório médico

Além da equipe médica, há também membros com funções administrativas ou que atuem em rotinas menos relacionadas com a atividade-fim do consultório médico.

Nesse sentido, profissionais de atendimento como secretárias e recepcionistas, contadores e gestores são importantes para clínicas ou consultórios médicos que já tenham ganho alguma robustez/porte.

Confira abaixo sobre alguns desses profissionais:

Secretária ou recepcionista

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Da mesma forma que dissemos sobre o clínico-geral, uma secretária ou recepcionista também pode representar a “cara” do seu estabelecimento.

Por isso, além das capacidades profissionais (normalmente verificadas por currículo), deve-se buscar uma pessoa que tenha atitudes positivas e seja prestativa.

Apesar de prestar um serviço para a sua clínica, ela deve também estar ao lado do paciente quando possível e não houver um conflito de interesses.

Quando ela faz isso, há um sentimento de gratidão no paciente, que poderá desenvolver um instinto de lealdade com o estabelecimento.

Dessa forma, a recepcionista ou secretária deverá ter algumas características como:

  • Proatividade;
  • Ser uma pessoa atenciosa;
  • Facilidade na gestão e resolução de problemas;
  • Boa comunicação com os pacientes e com os colegas de trabalho;
  • Pontualidade.

Antes de contratar uma pessoa para preencher essa função em sua equipe, é importante estudar as diferenças conceituais entre recepcionistas e secretárias.

Contador

Nem sempre um contador faz parte do organograma de uma clínica ou consultório médico. Nos dias de hoje, muitos desses profissionais atuam sem estar vinculados ao estabelecimento diretamente.

Isso acontece devido ao fato de que boa parte das rotinas de um contador podem ser realizadas de forma online.

Além disso, há uma série de empresas que prestam serviços de consultoria contábil.

Sendo assim, um contador só deverá ser contratado como pessoa física caso isso realmente seja uma necessidade do negócio.

Ter alguém dedicado exclusivamente para essa função gerará custos-extra e talvez alguma ociosidade do funcionário, caso não seja uma clínica de grande porte.

Administrador/Gestor

Os administradores (ou gestores), por outro lado, são parte fundamental no trabalho operacional de uma clínica. São eles, juntamente aos sócios, que deverão realizar algumas tomadas de decisão a nível de negócio.

Nesse sentido, os administradores devem estar preparados para lidar com questões financeiras. Nisso podemos incluir os recebimentos, a folha de pagamento dos funcionários e o pagamento de impostos.

Todo o seu trabalho deve ser feito de forma transparente e organizada, para que as rotinas financeiras do negócio estejam sempre de acordo com as boas práticas de gestão.

Além disso, os gestores em boa parte das vezes são responsáveis pela admissão e demissão do quadro da equipe médica.

Nesse sentido, o ideal é que pessoas com essas tarefas estejam sempre buscando o melhor para o negócio. Assim, deve-se evitar relações muito próximas com funcionários que possam ser demitidos por eles.

As características fundamentais para administradores e gestores em clínicas são: organização, proatividade, busca pela eficiência e profissionalismo.

Especialista em marketing digital

Assim como no caso dos contadores, um especialista em marketing digital nem sempre precisa ser contratado diretamente numa empresa.

Existe no mercado uma série de pessoas e empresas que prestam esse tipo de serviço. Por não haver nenhum tipo de exclusividade, os preços tendem a ser menores.

Além disso, ao contratar uma empresa para cuidar do seu marketing digital, normalmente quem te atende é uma equipe. Isso evita sobrecargas e dependências de uma pessoa só.

A contratação direta de um especialista em marketing digital para uma clínica é indicada quando há a necessidade de um profissional focado 100% do tempo nessa estratégia.

Nesse sentido, a criação ou implantação de alguns serviços como e-mail marketing ou tráfego pago podem demandar mais exclusividade e por isso, ele pode sentir a necessidade de um contrato ou carteira assinada.

Principais habilidades que uma boa equipe médica deve ter

Uma equipe médica deve ter as seguintes habilidades e características:

  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Facilidade em se comunicar tanto com os pacientes quanto com colegas de trabalho;
  • Profissionalismo;
  • Organização;
  • Concentração;
  • Resiliência;
  • Senso de responsabilidade.

Como montar uma equipe médica de sucesso?

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Ter uma equipe médica de sucesso envolve cuidados no recrutamento e manutenção de talentos. Um recrutamento eficiente deve seguir os seguintes preceitos:

1. Trace seus objetivos e necessidades

Antes de sair contratando, você deve saber o porquê de estar fazendo isso.

Muitas empresas acreditam que, contratando mais profissionais, haverá algum tipo de melhoria e solucionará problemas crônicos.

Nem sempre isso é verdade – na verdade, na maior parte das vezes não é.

A solução de um problema deve ser feita por meio da tomada de decisões no processo de planejamento e gestão.

Por isso, antes de contratar, é importante realizar uma verificação (ou gerenciamento de crise, caso exista uma). A equipe de gestão deve se questionar:

  • Por que este problema está acontecendo?
  • Há alguém que não esteja realizando suas tarefas da forma correta?
  • Existe algum processo a ser melhorado na empresa?
  • Os funcionários se sentem motivados em continuar na empresa e fazer o seu trabalho?
  • A produtividade de todos os colaboradores está em alta (ou conforme se espera deles?)

Se tais verificações forem feitas e realmente for necessário abrir uma vaga, faça-o.

Nesse caso, você deve determinar quais serão as tarefas a serem realizadas pelo novo funcionário, o que se espera dele e quais problemas serão resolvidos com a sua chegada e ambientação no processo de trabalho da clínica.

2. Faça anúncios das vagas de maneira atraente

Não há nada pior para um recrutamento do que vagas que não sejam atraentes. Bons profissionais costumam estar empregados ou já terem um padrão de renda que os permite escolher onde trabalhar.

Nesse sentido, não adianta postar vagas como “Busca-se médico especialista em cardiologista para trabalhar 10h semanais em clínica. Salário a combinar”.

O ideal é que os anúncios contenham mais informações a respeito dos processos internos da clínica. Muitos profissionais preferem ganhar um pouco a menos do que trabalhar em locais desorganizados ou com demandas estafantes de trabalho.

Por isso, tente valorizar pontos positivos da cultura da empresa e reforce-os no processo seletivo.

Lembre-se: ainda que você não possa oferecer um salário maior do que outras clínicas, o diferencial de recrutamento pode estar em condições de trabalho.

3. Seja claro sobre os requisitos indispensáveis

Poucas coisas podem ser tão frustrantes para quem toma as decisões numa empresa quanto contratar alguém que não esteja de acordo com a vaga.

Apesar de essa ser uma falha do time de recrutamento, algumas vezes isso pode ser causado por falta de clareza.

Desde o momento do anúncio da vaga, você deve demonstrar rigidez com os requisitos indispensáveis.

Se você está buscando um médico especialista e que já tenha atuado em clínicas, não faz sentido entrevistar médicos recém-formados, por exemplo.

Ainda que o recrutamento possa demorar um pouco mais devido às suas exigências, fazê-lo da forma correta evitará que o processo precise ser repetido alguns meses depois.

Ou melhor, evitará perda de tempo para ambas as partes: você e o contratado.

Sendo assim, não deixe passar. Todas as qualificações requeridas devem ficar claras para os candidatos e avaliadas na entrevista e em outras etapas do processo seletivo.

4. Busque uma multidisciplinaridade

Uma equipe médica deve ser multidisciplinar. E isso envolve não só as profissões, funções e atividades.

Contar com diversidade de pensamentos, ideias e modos de vida no seu time pode trazer mais produtividade e bom nível de entregas.

Nesse sentido, opte por recrutar pessoas que tenham senso de responsabilidade e trabalho em equipe, mas que ao mesmo tempo possam propor mudanças quando necessário.

Uma equipe que conta com especialistas em diferentes áreas e que pensam de forma diferente pode mudar o jogo e trazer vantagens à sua clínica.

Como promover a qualificação e a motivação da equipe dentro da sua clínica?

A qualificação e a motivação da sua equipe médica devem sempre estar em alta. Para promovê-la, você deve manter uma rotina interna de avaliações e também contar com momentos extracurriculares.

Nesse sentido, os profissionais podem se sentir muito mais motivados quando você os valoriza enquanto pessoas. Não deixe de parabenizá-los em datas comemorativas, por pequenas conquistas e por realizações pessoais.

Além disso, uma equipe fica mais motivada quando o seu trabalho é facilitado.

O ideal é que distrações e coisas que atrapalhem a rotina sejam evitadas – isso só é possível por meio de processos organizados e automatização de tarefas.

Quando há essa organização nos processos e nas tarefas, há maior tranquilidade e satisfação. Assim, todos trabalham de forma mais produtiva e entregam o que lhes é pedido, às vezes até mais.

Facilite o trabalho do seu time aderindo o software médico

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Uma das formas de adquirir essa tranquilidade e organização nos processos internos é através de ferramentas como aplicativos e programas.

Nesse sentido, um software desenvolvido para clínicas e consultórios médicos pode ajudar ainda mais. Pelo fato dele ser preparado para esse tipo de estabelecimento, tudo fica mais claro e de acordo com as rotinas comuns para o negócio.

Por isso, seus funcionários poderão deixar certas preocupações de lado. Com a automação de parte das tarefas, seu trabalho se tornará muito mais analítico ou de execução do que “maçante”.

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Conclusão

Ao longo deste texto, você viu que uma equipe médica deve contar com profissionais de diversas especialidades. Por meio da multidisciplinaridade, é possível conquistar mais pacientes e mantê-los fiéis à sua clínica.

No entanto, além da multidisciplinaridade, é importante que a equipe tenha características e qualificações de acordo com as necessidades do estabelecimento.

Isso deve ficar claro desde o anúncio da vaga de forma a evitar contratações equivocadas.

Outro ponto importante é que o recrutamento deve ficar atento às características humanas do profissional, pois o atendimento, a comunicação e o profissionalismo podem ser mais importantes do que a própria qualificação profissional.

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