Em um mercado tão concorrido, ter uma clínica de sucesso implica em realizar processos organizados e prestar serviços de qualidade. Mas como garantir que esses dois aspectos vão ser cumpridos em todas as áreas e por todos os colaboradores da clínica?
A auditoria na área da saúde vem para nos ajudar com essa tarefa!
Em termos gerais, a auditoria é a revisão, perícia, intervenção ou exame de contas ou procedimentos prestados por profissionais da saúde.
A manutenção e o crescimento de clínicas e de consultórios estão diretamente relacionados à auditoria na área da saúde, pois só assim, existe a garantia de qualidade nos processos administrativos e no atendimento prestado.
Qualidade é um fator fundamental para se diferenciar no mercado.
Leia o artigo e entenda como a realização de auditorias na clínica, pode impactar seu trabalho e sucesso!
Qual a função do auditor?
Os auditores são geralmente enfermeiros e médicos, ligados a uma organização – sua clínica, por exemplo – que são responsáveis por planejar, controlar e liderar processos a partir de dados fornecidos pela instituição.
O auditor, além de criar metas e propor condutas que prezem por um bom equilíbrio entre qualidade e custos dos serviços prestados, será capaz de apoiar o gestor da instituição, mostrando, entre outros aspectos, o que está onerando os gastos.
Vale ressaltar que a auditoria pode ser aplicada tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto em hospitais, clínicas e consultórios particulares que se utilizam dos planos de saúde. Os profissionais da área devem adaptar sua aplicação à realidade de cada uma dessas organizações.
E quais são os benefícios da auditoria para a área da saúde?
Redução de custos
Com a auditoria em seu estabelecimento, haverá um profissional capaz de detectar erros em toda a cadeia de processos. Assim sendo, o auditor prezará pela automatização de algumas atividades e pela redução de gastos.
Ele também pode promover uma educação profissional, com o objetivo de garantir a qualidade do serviço e um custo financeiro compatível com a realidade da instituição.
Mais qualidade no atendimento
A partir da revisão de prontuários, da observação dos diversos setores da instituição e da opinião dos usuários do serviço, o auditor poderá descobrir os pontos críticos que existem.
Com isso, a equipe conseguirá traçar objetivos e desenvolver protocolos internos para melhor o atendimento a seus pacientes, que são o foco da clínica.
Melhora na competitividade de mercado
Por meio das análises sistemáticas das ações realizadas na clínica pelo auditor, é possível reduzir gastos, permitindo investimentos em novas tecnologias, melhorias nos serviços e também qualificação dos colaboradores.
Isso faz com que as expectativas dos pacientes sejam atendidas ou até mesmo superadas. Assim, sua clínica se torna referência em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo.
Mais segurança nas relações
Com a auditoria, todo o processo de gestão da clínica se torna mais transparente para gestores, profissionais de saúde e pacientes, garantindo uma melhor relação entre todas as partes.
Os funcionários, por exemplo, vão se sentir mais satisfeitos ao trabalhar em um local no qual a transparência é valorizada. Da mesma forma, os usuários ficarão mais seguros ao serem atendidos em uma clínica na qual existem protocolos e profissionais capacitados para o atendimento.
A aplicação da auditoria na área da saúde tem um caráter educativo que visa incentivar os colaboradores a serem melhores a cada dia. Para isso, o auditor deve prezar por algumas características como zelo, discrição, conhecimento e competência.
Não perca mais tempo e adote essa prática em sua clínica! Será um grande passo em busca do sucesso.
Ficou com alguma dúvida sobre auditoria? Deixe seu comentário que iremos te ajudar!