Passo a passo para eliminar o papel no seu consultório

Passo a passo para eliminar o papel no seu consultório

Leia em 4 min.

Eliminar o uso do papel, além de ser uma prática sustentável, também ajuda na redução de custos e otimização de espaços do seu consultório. Confira neste artigo como fazer isso com 5 passos incríveis.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute o áudio clicando no player:

Com o avanço da tecnologia, o papel está sendo cada vez menos utilizado, principalmente em empresas que buscam agilidade e integração de dados. Na área da saúde, essa modernidade também é buscada por médicos empreendedores.

Para que você consiga eliminar o papel no seu consultório de forma eficiente, criamos esse passo a passo. Assim, você consegue elaborar um planejamento, e também pode tirar suas dúvidas nos comentários abaixo, caso fique alguma. 😉

Continue a leitura e confira os 5 passos para eliminar de vez o papel no seu consultório. Acompanhe e descubra!

5 passos para eliminar o papel no seu consultório

Como eliminar o máximo de papel possível na rotina médica? Será que esse processo exige um investimento financeiro?

Tire todas as suas dúvidas com os 5 passos a seguir. Boa leitura!

1. Avalie sobre o consumo de papel no seu consultório

O primeiro passo para eliminar de vez o papel no seu negócio é averiguar sobre como é atualmente o consumo de papel na rotina dos profissionais. Todas as impressões que são feitas durante o dia são necessárias? Há uma forma de diminuir os papéis gastos?

Uma boa dica para começar esse processo é mapear como o papel é utilizado. Imagine que o seu consumo seja da seguinte forma:

  • Fichas de pacientes para cadastro
  • Agenda física
  • Prontuário de papel
  • Nota fiscal 
  • Impressões
  • Caderno de anotações

Apenas na agenda, pelo menos 365 folhas são usadas durante o ano. Cada paciente possui uma ficha, sem contar com o prontuário e notas fiscais, caso o atendimento seja particular. 

É muito papel, não acha? Felizmente, existem formas práticas de reduzir o uso do papel, e você irá descobri-las a seguir.

2. Considere digitalizar os documentos

Após mapear como você gasta papel, é hora de considerar digitalizar pelo menos alguns documentos, se não todos.

Optar pela digitalização, além de eliminar o uso do papel e economizar recursos, também é uma forma muito mais segura de armazenar informações, pois diferente de documentos físicos, normalmente eles exigem login e senha para serem acessados. 

Em armazenamento em nuvem, essa segurança se torna ainda maior. É praticamente impossível que seus dados se percam totalmente, mesmo que aconteça algo a seu dispositivo eletrônico – afinal, eles estão salvos na nuvem.

Durante reuniões, por exemplo, opte por usar notebooks para anotações, ao invés de cadernos. Aplicativos de agenda como o Google Calendar também são ótimas opções para substituir a agenda física. 

Pense em digitalizar o máximo possível: essa é a chave para eliminar o uso do papel no seu consultório.

3. Adote um modelo de consultório sustentável

Um consultório sustentável vai muito além de apenas pensar no meio ambiente. Todas as ações são pensadas em melhorar a qualidade de vida dos pacientes, até mesmo para as próximas gerações. 

Para adotar um modelo mais sustentável, existem boas práticas que você deve começar a seguir. Veja quais são elas:

  • Utilize materiais reciclados
  • Reutilize folhas usadas 
  • Dê preferência para mensagens online 
  • Monitore as impressões
  • Use nota fiscal eletrônica

Esses são apenas alguns processos que você pode começar a implementar para eliminar o uso de papel no consultório. É fundamental que você lembre-se de imprimir dos dois lados da folha sempre que possível e, acima de tudo, crie uma cultura sustentável entre os colaboradores.

Apenas você estar preocupado com o uso de papel não é o suficiente para mudar seu negócio. Os profissionais da recepção também precisam ter em mente as boas práticas, assim como outros médicos que atendem no seu consultório.

Leia neste artigo nosso passo a passo sobre como ter um consultório sustentável e aprenda ainda mais sobre a sustentabilidade na área da saúde.

4. Configure corretamente sua impressora

A impressora do consultório está no modo econômico? Os dois versos da folha são utilizados na hora da impressão?

Muitos profissionais de saúde esquecem de configurar a impressora do consultório corretamente após a instalação. É essencial que você habilite o modo econômico, e treine seus colaboradores para imprimirem apenas quando necessário.

Boa parte das impressões são feitas apenas para que algum documento seja lido, e depois jogado fora. Evitar essas práticas é uma ótima forma de eliminar o papel, e ao mesmo tempo, economizar nos cartuchos de tinta.

5. Utilize um software médico

Lembra do passo em que falamos sobre digitalizar ao máximo seus documentos? Uma ótima forma de fazer isso é através de um software médico.

Os softwares médicos são desenvolvidos especialmente para médicos, e eles centralizam todos os dados do consultório de maneira excelente. 

Em um único sistema, você pode ter sua agenda, prontuário de todos os pacientes, relatórios sobre gestão, cadastros, controle financeiro e funcionalidades de marketing, entre outras ferramentas.

Veja o exemplo do Dr. Celso Bregalda Neves. Ele fez a transição de 11 anos de prontuário de papel para um software médico, conseguiu economizar recursos e obter mais agilidade nos processos do consultório.

Foi bem tranquilo, não tivemos problema nenhum: as informações dos pacientes novos a gente já vai colocando, eu editei um campo bem do jeito que eu precisava dentro da minha especialidade e com dados específicos. Já os pacientes antigos eu faço como se fosse uma ficha resumida nesse prontuário, e a ficha prévia eu escaneio e adiciono no programa.”

Está em dúvida se um software é de fato uma solução para o seu problema com o papel? Baixe gratuitamente nossa checklist e descubra agora mesmo:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Por que você quer eliminar o papel no seu consultório? 

Conte pra gente aqui embaixo nos comentários e inscreva-se na nossa newsletter para receber mais artigos como esse.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.