As músicas para o paciente ouvir no consultório médico pode trazer grandes benefícios para a clínica e para seus pacientes. Uma boa playlist de músicas pode ajudar a tranquilizar e relaxar os pacientes mais ansiosos.
Ao investir em playlists para a sua sala de espera, você consegue transmitir boas sensações aos pacientes, aumentando a sua satisfação com o seu atendimento.
Para um paciente, a sala de espera de um consultório médico já pressupõe, na maioria das vezes uma certa angústia, algum mal estar e muita ansiedade.
Mesmo quando o diagnóstico não é grave, questões sobre a saúde e o bem estar podem deixar o paciente fora da sua zona de conforto.
Para “quebrar o gelo” e deixar seus pacientes mais à vontade, você pode criar uma atmosfera mais agradável e aconchegante com algumas músicas para o paciente ouvir enquanto esperam pela consulta na recepção ou na sala de espera.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de músicas para sala de espera de consultórios e clínicas médicas.
A importância da música para consultórios médicos
A humanização da saúde considera a essência do ser, o respeito da individualidade e a necessidade da construção de um espaço concreto nas instituições de saúde que legitime o elemento humano das pessoas envolvidas.
O objetivo de todo processo de atendimento humanizado é o de facilitar à pessoa vulnerável a enfrentar positivamente seus medos e desafios.
Nesse sentido, a música pode ser usada para criar um ambiente agradável ou atuar como uma arma poderosa para relaxar e controlar a ansiedade dos pacientes.
Afinal, a espera pela consulta pode não ser confortável para os pacientes. Muitos deles vão até o consultório porque estão sentindo dor ou incômodos.
Outros, guardam traumas de tratamentos antigos e experiências negativas com médicos anteriores. Por isso, tornar esse momento de espera mais tranquilo é essencial.
A música tem propriedades próprias que alteram o comportamento dos ouvintes e criam neles diferentes estados de ânimo. Assim, uma adequada música no consultório médico pode gerar uma esfera de tranquilidade e relaxamento nos pacientes.
Além disso, as marcas estão na constante busca pela geração de experiências que marquem seus pacientes de forma positiva. Não à toa, especialistas de marketing afirmam que vivemos a era da experiência.
Contudo, nesse sentido o marketing sensorial traz outra série de benefícios para as empresas que investem nesse tipo de estratégia e que contribuem para a construção de uma boa percepção por parte do paciente.
Principalmente porque por meio dos sentidos há a criação de um vínculo emocional da marca com o público.
Como resultado, é possível criar vínculos emocionais com o paciente; explorar os sentidos além do óbvio; fidelizar e encantar pacientes e desenvolver uma identidade inovadora e única para sua clínica.
O que a ciência diz sobre os efeitos da música para o ser humano?
Ouvir música pode ter diversos efeitos no corpo. A música, assim como outras manifestações culturais e artísticas, é capaz de despertar sentimentos e reviver lembranças.
É um universo de significados, representações e percepções distintas, tornando possível afirmar que cada pessoa a perceberá de um modo diferente.
Esse tipo de arte atinge diversas áreas do cérebro humano, podendo ainda induzir atos, pensamentos e emoções. Diferentes tipos de música despertam diferentes emoções e evocam lembranças, provocando uma série de respostas no corpo humano.
Assim, escutar música não é apenas lazer: a música pode ter efeitos terapêuticos e ser parte das estratégias de estímulo de áreas do cérebro que despertam sensações de relaxamento e de bem estar.
Uma análise de 72 ensaios envolvendo quase 7.000 pacientes, publicada na edição de 24 de outubro de 2015 da Lancet, descobriu que os pacientes que escutaram música antes, durante e após uma cirurgia relataram menos dor pós-operatória e menos necessidade de medicação para dor.
Estudos anteriores descobriram que escutar música antes e durante um procedimento no consultório reduz os níveis de ansiedade desses pacientes.
Um estudo apresentado durante o Congresso Europeu de Anestesiologia realizado em Londres, na Inglaterra, mostrou que pacientes que ouvem música suave – como jazz, música clássica e piano – antes de um procedimento cirúrgico ficam mais relaxados e precisam de menos sedação.
De acordo com a pesquisa, elaborada por pesquisadores do Hospital Universitário Cochin, em Paris, na França, apenas 15 minutos de músicas compostas especialmente para aliviar a ansiedade são suficientes para relaxar os pacientes antes de uma cirurgia de catarata.
As informações são do jornal britânico The Telegraph.
3 considerações para se atentar antes de inserir músicas no seu consultório
Variedade de músicas
O segredo para ter uma boa seleção musical na sua sala de espera é apostar na variedade de músicas, ritmos e estilos.
Nem todas as pessoas são ecléticas, portanto, não gostam de ouvir todo e qualquer ritmo musical.
Muitas têm predileção por certos artistas e gêneros, por isso, nossa sugestão é recorrer a uma seleção de canções que varie bastante, mas nada muito agitado ou que deixe o paciente ainda mais ansioso.
Ritmos
O ritmo é definido pelas variações entre a frequência e a intensidade dos sons. Mas há diversos estilos ou gêneros musicais que são caracterizados especificamente pelo seu ritmo.
As músicas com ritmos mais mais perenes, com melodias leves e cadências suaves tendem a aumentar a concentração e introspecção.
Estilos
Na sala de espera, é comum uma certa apreensão por parte dos pacientes, por isso, o ideal é ouvir uma música ambiente que acalma e tranquiliza.
Músicas mais lentas e de timbre suave liberam endorfina, produzindo um efeito ideal.
Se você acha que a música clássica, calma e harmoniosa, e até sons da natureza, podem não ser a melhor opção para seu tipo de paciente, procure ver um equilíbrio entre os gostos.
Quais os tipos de músicas para consultório mais adequados?
Ao optar por reproduzir músicas no seu consultório médico é necessário investir na sonorização certa. Algumas músicas despertam sensações ruins ou a sensação de desconforto nos pacientes.
Ouvir os tipos de música certos dá uma dose a mais de ânimo, melhorando o humor do paciente e deixando-o mais receptivo e calmo na hora de entrar na sala de consulta.
Pesquisadores descobriram que a música relaxante promove a liberação de endorfinas e imunoglobulinas. Muitos ouvintes se sentem relaxados quando ouvem músicas com um ritmo lento e estável, com volume baixo e timbre suave.
Essa é uma informação muito importante na hora que você for escolher o som ambiente para sala de espera.
Gêneros clássicos
Para manter um som ambiente adequado na sala de espera, é interessante optar então por músicas clássicas. Uma pesquisa da Universidade de Helsinque mostrou que a música clássica é mais eficaz para estimular a função cerebral.
Mais precisamente, ouvir música clássica estimula os neurônios responsáveis pela produção de dopamina e também os neurônios responsáveis pela regulação da neurodegeneração.
Jazz e blues
Normalmente o que se vê muito em algumas clínicas e consultórios é música clássica, instrumental ou músicas românticas e calmas. Porém, alguns consultórios modernos têm se utilizado muito bem de ritmos como Jazz, blues, MPB e até Bossa Nova.
Sons da natureza
Esse tipo de música se adequa muito bem como som ambiente para sala de espera de consultórios.
Barulho de chuva caindo e escorrendo por entre pedras, ecos da floresta, som de uma cascata a fluir: todos são excelentes para acalmar os ânimos dos pacientes mais ansiosos.
Sons instrumentais e de meditação também se mostram bastante eficazes em equilibrar corpo e mente e preparar o paciente para a consulta.
Quais equipamentos são necessários para ter músicas no consultório?
Para uma boa experiência sonora, é necessário investir em equipamentos de qualidade, como amplificadores e caixas acústicas, que vão ajudar muito em termos de propagação do som e diminuição de ruídos.
Além disso, é preciso escolher equipamentos adequados, de qualidade atestada, e contar com a ajuda de profissionais que entendam sobre questões específicas, como a localização de cada item no ambiente, a disposição de móveis e outros elementos que podem afetar a qualidade requerida do som.
A má distribuição da massa sonora e a falta de controle dos níveis de volume podem tornar o ambiente irritante e desgastante para quem precisa permanecer no local por um tempo prolongado.
Os colaboradores, por exemplo, podem ter a sua produtividade comprometida, apresentar altos níveis de estresse e de fadiga auditiva, que, consequentemente, causam irritabilidade e cansaço mental.
Músicas para consultório como diferencial competitivo e estratégia de marketing
Ao contrário do marketing tradicional que valoriza a racionalidade dos argumentos, o marketing sensorial, ou também marketing dos sentidos, trabalha com o lado afetivo, os sentimentos e a memória do consumidor.
Por meio do olfato, visão, tato, audição e paladar nosso cérebro recebe informações, depois interpreta e organiza as sensações, gerando um significado.
Desta forma, estimulando os sentidos é possível acessar lembranças, despertar sentimentos e criar memórias que aumentam as chances de conexão com a ideia que está sendo vendida.
O music branding é uma estratégia que integra o marketing sensorial e tem o propósito de usar os sons para traduzir a identidade da marca.
A ideia é gerar uma experiência única, capaz de se conectar ao negócio a partir de suas principais associações e seus atributos.
Quando um consultório utiliza estratégias de music branding, ele constrói uma identidade sonora e um posicionamento no mercado. Além de promover uma conexão emocional da marca com o paciente.
O som é capaz de afetar a área do cérebro que ativa lembranças e assimilações, estimulando o desejo de consumo.
Dessa forma, quando um paciente entra em uma clínica, a música impacta diretamente seu humor, que consequentemente tem ligação com a sua experiência naquele local.
Como um sistema médico auxilia em uma boa experiência do paciente no consultório ou clínica?
Investir em uma clínica focada na experiência do paciente é fundamental para aumentar o nível de satisfação do paciente, que, consequentemente, se envolverá mais com seu próprio tratamento.
Além disso, também é uma forma de fortalecer a imagem da clínica, conquistar mais credibilidade e ter um diferencial competitivo no mercado.
Segundo um estudo da Gartner Group 80% dos consumidores afirmam que a experiência é um fator decisivo na hora de escolher um produto ou serviço.
Nesse sentido, investir em soluções tecnológicas como um sistema médico trará mais agilidade nas atividades diárias da clínica e como resultado isso impactará na experiência do paciente.
As pessoas buscam o máximo de praticidade em seu dia a dia. Logo, quanto mais a sua clínica trabalhar para descomplicar a rotina do paciente, mais chances de ser bem-sucedida.
Um dos maiores impactos que um software médico pode proporcionar para sua instituição é a facilidade em atrair e fidelizar mais pacientes.
Com relatórios sobre o perfil de paciente mais atendido na clínica, o sistema pode auxiliar no planejamento do seu marketing médico, além de proporcionar mais tempo para você pensar nas estratégias.
Com a melhora na gestão da clínica e com ferramentas que permitem o maior foco no paciente durante a consulta, a fidelização também aumenta como consequência.
Algumas praticidades que você pode oferecer aos pacientes que são capazes de proporcionar uma experiência ainda melhor são:
- Oferecer agendamento online: o agendamento online permite que o paciente marque consultas a qualquer momento, de qualquer lugar, por meio de um site como o AgendarConsulta ou seu site médico. Assim, mesmo quando seu consultório está fechado ou você está viajando, o paciente consegue marcar atendimentos;
- Enviar confirmações e lembretes de consultas: ao enviar lembretes por SMS, e-mail ou WhatsApp, você reduz as faltas dos pacientes, evita horários vagos na sua agenda, deixa de perder dinheiro e mostra que seu cuidado vai além da consulta presencial;
- Oferecer opções de pagamento online: o pagamento online, uma funcionalidade que gera links de pagamento para os pacientes pagarem de qualquer lugar pela internet, permite que você ofereça mais praticidade e segurança. Além de facilitar a vida do paciente, você também consegue garantir que, no consultório, o foco estará 100% no atendimento humanizado e não em cobrar o paciente pela consulta;
- Utilizar o prontuário eletrônico: softwares médicos de qualidade disponibilizam prontuários completamente personalizáveis, permitindo que os documentos sejam preenchidos de forma rápida e de acordo com o atendimento. Além disso, como o prontuário eletrônico costuma ser integrado com a ficha de cadastro do paciente na recepção, todas as informações ficam centralizadas em um único local;
- Enviar mensagens para os pacientes: enviar mensagens como e-mail de aniversariante, ou um fluxo de e-mails com recomendações sobre o procedimento que o paciente realizou, são estratégias que ajudam a mostrar para seus pacientes que você é um médico atencioso e que se preocupa com eles.
Com a ajuda de um software médico na nuvem, você consegue centralizar seus dados, acessá-los de qualquer lugar, e ter funcionalidades como prontuário, prescrição, agenda online, entre outras.
Conclusão
Na sua rotina médica, você pode adotar diferentes ações de marketing. Uma delas é a musical. O mais importante é que todos os elementos trabalhem em conjunto e criem uma imagem única do seu consultório perante os pacientes.
É assim que sua clínica cria uma atmosfera mais agradável e compatível com o que os pacientes desejam. Desse modo, também é possível aperfeiçoar o relacionamento com o paciente e ter uma identidade sonora mais fortalecida.
Afinal, a música rodeia nossas vidas — e com a prestação de serviços médicos é a mesma coisa. Ela contribui para o fortalecimento da conexão entre médico e paciente, porque tem uma carga sentimental significativa.
Sendo assim, estar em um ambiente de espera agradável antes da consulta, muitas vezes faz toda diferença para o paciente.