Conheça 5 estratégias para fidelização de pacientes em cardiologia

Como investir na fidelização de pacientes em cardiologia?

Leia em 5 min.

Seu objetivo é fidelizar pacientes em seu consultório de cardiologia e oferecer o melhor atendimento possível? Confira neste artigo as principais estratégias de fidelização de pacientes.

A decisão de qual profissional irá cuidar da saúde do coração e sistema circulatório é uma escolha importantíssima para aqueles que se preocupam com sua saúde. 

Os pacientes que estão no seu consultório escolheram estar ali com você entre diversos especialistas, por isso, investir no processo de fidelização é uma estratégia fundamental que também mostra a qualidade do seu serviço médico.

Segundo a Demografia Médica no Brasil 2018 do CFM, os cardiologistas representam 4,1% do total de especialistas no país.

Levando em conta que médicos especialistas, como os cardiologistas, normalmente são procurados apenas em casos específicos, a fidelização se torna ainda mais importante para esses profissionais. 

Se você deseja realizar a fidelização de pacientes no seu consultório de cardiologia, continue lendo o artigo e conheça as 5 melhores práticas de fidelização. 

5 principais estratégias de fidelização de pacientes 

Existem muitas maneiras de fidelizar pacientes em um consultório médico, porém, é preciso saber quais são as principais estratégias para ter um processo de fidelização realmente eficiente.

Veja a seguir quais são as 5 principais estratégias de fidelização de pacientes na área de cardiologia. Boa leitura!

1. Invista em um atendimento humanizado

Diferente do que muitos profissionais assumem, o primeiro contato do paciente com o seu serviço não é na sala de atendimento, mas desde o momento de marcação de consultas. 

Imagine a seguinte situação: seu paciente tenta ligar para marcar uma consulta no seu consultório, fica vários minutos esperando, e acaba desistindo, pulando para o próximo especialista. 

Oferecer um agendamento prático e fácil é a primeira oportunidade de oferecer um atendimento diferenciado para seus pacientes. 

Com o agendamento online, por exemplo, você disponibiliza uma agenda 24 horas por dia, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico. Assim, seus pacientes não esperam nem um minuto para agendar uma consulta.

Dessa forma, você pode ter sua agenda lotada mesmo quando está em período de férias, pois os pacientes não dependem de um contato direto com o consultório para agendar um atendimento.

Também é importante lembrar que a primeira e última experiência física do paciente será na recepção do seu consultório, por isso, é essencial que sua equipe seja treinada para oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes. 

Na sala de espera, ou na sala de atendimento, é fundamental que o paciente se sinta acolhido e confortável com o ambiente, principalmente quando pensamos que ele pode estar sentindo alguma dor, ou estressado pela situação em que se encontra. 

Para oferecer empatia, lembre-se de olhar nos olhos do paciente, escutar com atenção e estar aberto para solucionar dúvidas, chegar a uma solução junto com o paciente. 

Apesar de não parecer, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, inclusive em consultórios de cardiologia. 

2. Ofereça um ambiente confortável

Assim como você está preocupado em oferecer o melhor atendimento médico possível, seu consultório também precisa transmitir essa mensagem de dedicação e preocupação com os pacientes.

Pelo consultório, principalmente na área de recepção, lembre-se de customizar o espaço com a imagem que o seu consultório de cardiologia deseja passar. 

Móveis confortáveis, materiais para entretenimento como televisão, revista, música ambiente, máquina de café, chá, esses pequenos mimos podem transformar o ambiente e torná-lo mais confortável para seus pacientes.

Você pode até mesmo disponibilizar materiais educativos sobre cardiologia para entreter os pacientes, e ao mesmo tempo educá-los sobre principais sintomas de uma determinada doença, melhores técnicas de prevenção de saúde, entre outros.

Dessa forma, além de dar um toque pessoal no ambiente, você também demonstra autoridade no assunto de sua especialidade.

3. Mantenha contato durante o tratamento 

Normalmente, os tratamentos voltados para a área de cardiologia não acabam em um curto prazo, até porque estamos falando de um sistema extremamente complexo do nosso corpo e da nossa saúde.

Porém, apesar das orientações dos médicos e as consultas marcadas, muitos pacientes acabam se esquecendo de seguir todas as recomendações, ou até mesmo de marcar um retorno após um o período recomendado.

Pensando nisso, é importante para você, quanto para seu paciente, que um contato seja feito durante o tratamento.

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Sabemos que não é fácil atender todos os pacientes, administrar um consultório e ainda manter contato com os pacientes que estão seguindo um tratamento específico.

Porém, foi pensando nisso que diversas ferramentas digitais surgiram para facilitar a rotina médica e otimizar processos. 

Uma funcionalidade de fluxos de e-mails, por exemplo, envia automaticamente uma série de e-mails personalizados para os pacientes escolhidos. 

Assim, você consegue manter contato com os seus pacientes e apenas responder quando necessário, caso uma dúvida surja. Uma ótima estratégia, não acha?

4. Tenha presença digital 

Na era pós-digital em que vivemos, a tecnologia está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida, inclusive na de seus pacientes.

Ser um médico modernizado é um diferencial cada vez mais importante para os pacientes, afinal, ver que seu profissional também está presente nas redes sociais, com conteúdos interessantes e relevantes, é algo notável.

Ter presença digital é uma excelente estratégia de fidelização, pois além de te manter próximo dos pacientes mesmo quando eles não estão no consultório, é uma oportunidade de atrair novos pacientes e mostrar seus diferenciais.

Por isso, considere investir em redes sociais como o Facebook, Instagram, e até mesmo o Youtube, a segunda plataforma de pesquisa mais utilizada no mundo, perdendo apenas para o Google

Assim, você divulga seu serviço médico por diversos canais e pode alcançar ainda mais pessoas. 

5. Capriche no pós-atendimento

A experiência do paciente não acaba quando ele sai da sua sala de atendimento, ela continua por outros pontos de contato, principalmente quando falamos do momento pós-atendimento.

Mesmo que o paciente não necessite de um retorno breve, é extremamente importante que ele retorne em algum momento para prevenir problemas futuros.

A prevenção da saúde é algo extremamente importante para todos, e o cardiologista é um profissional essencial nesse processo, afinal, todos precisamos do nosso coração para cuidarmos de outros aspectos, não é mesmo?

Por isso, é fundamental que você não deixe seus pacientes esquecerem do seu consultório

Invista no contato no momento pós-consulta, enviando um e-mail ou mensagem com uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento, pedindo feedbacks ou até mesmo agradecendo pela escolha

Você também pode adicionar os pacientes que já finalizaram o tratamento em um fluxo de e-mails de longo prazo, para lembrá-los daqui um ano, por exemplo, de marcarem um retorno e verificarem se está tudo bem.

Essas foram as 5 principais estratégias de fidelização de pacientes em cardiologia. 

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.