Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Principais dicas de gestão para consultório odontológico

Dicas de gestão para consultório odontológico

Confira nesse artigo dicas imperdíveis de gestão para consultório odontológico.

Após toda a formação na faculdade de Odontologia, atender os pacientes, diagnosticar as enfermidades e realizar os tratamentos necessários se tornam tarefas usuais e rotineiras, já que todas as informações teóricas e práticas do curso te prepararam para esse momento.

Mas, quando se tem um consultório, também surgem tarefas administrativas e gerenciais, que nem sempre o profissional se sente seguro para executar.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas práticas de gestão para consultório odontológico.

Veja o consultório como uma empresa

Por mais que o objetivo do consultório seja prestar um bom serviço para os pacientes, é importante reconhecer que o consultório também é uma empresa

E, como toda empresa, o consultório precisa ser bem administrado.

Isso significa ter atenção e controle das finanças, tem uma boa gestão de pessoas, controlar as compras de materiais, levar em consideração todos os custos de operação, e claro, também ter consciência de todos os recebimentos e da saúde financeira do seu consultório.

dicas de gestao para consultorio odontologico

Desvincule os gastos profissionais dos pessoais

Um erro extremamente comum quando alguém abre o próprio negócio é misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa.

Mesmo que você seja o dono do consultório, não é recomendado enxergar todas as entradas financeiras como suas e misturar o pagamento de contas pessoais com as do negócio.

Se, desde o início, essa divisão ficar bem estabelecida, a gestão do consultório fica bem mais organizada e você consegue estabelecer objetivos mais palpáveis, graças ao controle das finanças.

Seja um empreendedor

É preciso compreender os aspectos básicos relativos ao gerenciamento de negócios, tenho em mente que a inovação deve ser constante.

Estabelecer metas em curto, médio e longo prazo, planejar-se, avaliar a estratégia de mercado, definir prioridades, acompanhar os resultados já obtidos e aprender a reajustar tudo à medida que for necessário são passos essenciais nessa jornada empreendedora.

Organize a agenda do seu consultório

Ter uma agenda organizada é fundamental para poder ordenar os processos internos do consultório.

É importante garantir que todas as consultas estão confirmadas, que os pacientes não esqueceram do horário e, na medida do possível, garantir que as desistências sejam preenchidas por pacientes na fila de espera.

Essa preocupação garante que o consultório esteja sempre cheio, reduz os intervalos sem pacientes e aumenta a eficiência do serviço como um todo.

Dessa forma, com a agenda do consultório organizada, o profissional também pode otimizar melhor sua agenda pessoal para dedicar o tempo livre às atividades que gosta de realizar fora do ambiente de trabalho.

Invista em um sistema de gestão

Sistemas de gestão são grandes aliados na gestão para consultório odontológico.

Esses softwares podem contar com agenda eletrônica simples e organizada, lembretes automáticos da consulta via SMS e e-mail para que os pacientes não se esqueçam do compromisso e prontuários eletrônicos com odontograma, que podem ser personalizados com a maneira que você gosta de trabalhar.

Além, é claro, de um controle financeiro fácil de usar em que você controla todas as entradas e saídas.

Com tudo isso em um único sistema seguro e protegido, o consultório se torna muito mais produtivo.

Sair da versão mobile