Alguns procedimentos médicos podem gerar medo e insegurança, ainda mais quando se trata de uma cirurgia plástica, que intervém e reconstrói uma parte do corpo humano.
A busca por cirurgias plásticas de estética possuem grandes influências, principalmente de fatores como o descontentamento com o corpo, que afeta psicologicamente a qualidade de vida das pessoas, segundo um artigo publicado na Revista de Enfermagem do Nordeste.
Além disso, nessa mesma pesquisa os entrevistados salientam o medo de realizar a cirurgia, tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório, alinhando as expectativas com os resultados.
Portanto, se você deseja tranquilizar o paciente para realização de uma cirurgia plástica, conheça quais os processos importantes que antecedem a intervenção, fazendo com que ele se sinta mais seguro na tomada de decisão.
5 dicas para desmistificar a cirurgia plástica entre seus pacientes
1. Oriente seu paciente a certificar sua habilidade no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
O primeiro passo que qualquer paciente deve tomar é acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pesquisar o nome do médico cirurgião.
Assim, ele garante que você está certificado para realizar o procedimento, e você mostra, com transparência, que é um profissional confiável.
2. Explique como é feito o procedimento da cirurgia plástica
Mesmo com as informações na palma da mão, desmistificar as cirurgias plásticas podem ajudar a tranquilizar os pacientes, pois o medo dos procedimentos são totalmente aceitáveis quando nos deparamos com o “novo”.
Quando falamos de estética, o paciente precisa ter certeza de como será realizado o processo, inclusive, isso ajuda a clarear a ideia para o que ele espera com os resultados.
Pergunte sobre as expectativas do paciente, informe sobre a anestesia, como os processos foram aperfeiçoados ao longo do tempo com investimento de estudos e alta tecnologia que acompanham a evolução da Medicina.
Lembre-se de passar segurança ao seu paciente. Se possível use modelos anatômicos e explique o passo a passo da técnica escolhida.
Por exemplo, além de trazer os benefícios do transplante capilar, explique como será a cirurgia, já que em alguns desses procedimentos, os folículos capilares são extraídos um a um.
Ou seja, o processo poderá demorar, mas é menos agressivo, com recuperação rápida e menos cicatrizes aparentes.
Você também pode usar estratégias como o e-mail marketing para educar seus pacientes com conteúdos explicativos sobre os procedimentos que realiza em sua clínica.
3. Esclareça a importância do pré-operatório
Até a tomada de decisão para a cirurgia, o médico cirurgião precisa analisar e investigar o perfil do paciente até o esclarecimento da importância do pré-operatório, que consiste em todo um preparo antes da cirurgia.
Nesse preparo pode ser solicitado exames específicos, orientações que envolvem o tipo de alimentação, descanso, prática de atividade física entre outros fatores. A ideia é tornar a cirurgia mais segura e tranquila, por isso, explique cada etapa ao paciente.
O pré-operatório é tão importante quanto o pós. É importantíssimo enfatizar para seu paciente a importância de falar todos os remédios tomados, uso de qualquer substância alo ou homeopática, frequência do uso de álcool e principalmente se é tabagista. Lembre-se que cigarro eletrônico também precisa ser mencionado.
4. Informe como será a recuperação pós-cirurgia plástica
Do mesmo modo que as informações no pré-operatório são importantes, no pós-operatório essa atitude para com o paciente pode ajudá-lo a controlar a ansiedade, já que quando o processo é explicado você poderá oferecer mais tranquilidade.
O essencial é ser franco e pontuar as complicações mais comuns. Sempre tentando passar segurança e esclarecer o paciente.
Nessa conversa você pode abrir um espaço para o paciente falar sobre suas preocupações, alinhando a recuperação com o estilo de vida e as orientações necessárias para obter resultados satisfatórios.
5. Tire todas as dúvidas do paciente
Alinhe todas as informações com as expectativas do paciente, oriente para pesquisar sobre o assunto em fontes confiáveis, pois para perder o medo da cirurgia, o paciente precisa ter clareza de como será o procedimento e suas etapas.
Sendo assim, a tomada de decisão deve ser realizada em conjunto com o paciente, principalmente ao definir pela causa do problema, as ações necessárias como exames e o próprio tratamento/procedimento.
Apesar do medo e ansiedade serem emoções naturais do ser humano, em alguns casos eles podem interferir e atrapalhar nessa tomada de decisão.
Mas a desmistificação da cirurgia plástica procede uma maior confiança no médico, o paciente estará mais seguro para passar por esse momento importante da sua vida.