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Customer Experience: 5 dicas para gerar uma experiência incrível na sua clínica

Customer Experience: 5 dicas para gerar uma experiência incrível

Você sabe o que é Customer Experience e o que ele pode fazer pela sua clínica? Mais conhecido no Brasil como Experiência do Consumidor, ele é responsável pela fidelização de pacientes e garante sua fonte de renda. Continue lendo e confira 5 dicas para gerar uma experiência incrível!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player abaixo para escutar nossa gravação:

O Customer Experience, ou Experiência do Consumidor, é muito importante para fidelizar pacientes e garantir o bom desenvolvimento de qualquer consultório.

Muitos profissionais pensam que apenas ser um médico excelente já é o suficiente para manter uma clínica em funcionamento. O Customer Experience nos mostra que é preciso ir além para conquistar o paciente.

Philip Kotler, um dos maiores mentores do marketing, alerta sobre a importância dessa fidelização. Ele afirma que fidelizar um paciente sai muito mais barato que conquistar um novo.

Dessa forma, vemos que uma boa experiência não só aumenta suas consultas e procedimentos clínicos, mas também diminui seus custos.

Quer gerar uma experiência incrível para seus pacientes, mas não sabe quais estratégias precisam ser colocadas em prática? Assista nosso vídeo sobre como fidelizar pacientes e continue a leitura para conhecer as melhores práticas!

Afinal, o que é Customer Experience?

Customer Experience nada mais é que um conjunto de ações que são tomadas para otimizar o relacionamento com seus pacientes durante todo o processo, que vai desde o conhecimento da existência da sua clínica até o atendimento pós-consulta.

Essa estratégia é muito importante para promover a fidelização logo no primeiro contato. Com isso, outras oportunidades surgem, como o famoso marketing “boca a boca”, no qual o seu paciente indica a sua clínica para os seus contatos.

Assim, o número de consultas aumentam e o faturamento também. Mas tudo isso só vai acontecer se você tiver um Customer Experience bem planejado.

Para isso, é preciso conhecer seus pacientes e saber quais são suas preferências. Essa estratégia vai ajudar a sua clínica a ganhar promotores do seu serviço — aqueles pacientes que gostaram da experiência e a compartilham nas redes sociais e com os amigos.

Como gerar uma ótima experiência para os pacientes?

Conseguiu entender o que é Customer Experience? Então, agora vamos mostrar como fazer com que seu paciente tenha uma ótima experiência em sua clínica a ponto de indicá-la para amigos e familiares. Veja!

1. Ofereça um bom atendimento pós-consulta

Existe algo muito importante que todos os profissionais da área da saúde precisam entender: o atendimento não pode acabar depois que o paciente vai embora de sua clínica. Por incrível que pareça, a pós-consulta é um dos melhores momentos para conquistar um paciente que está em busca de algo diferente.

Manter contato com o paciente após a consulta é muito importante para mostrar a ele o quanto você se importa com seu bem-estar. Nesse momento, é possível até usar o e-mail marketing como uma estratégia de mantê-lo próximo à sua clínica sem ser invasivo.

Por meio dele é possível trabalhar conteúdos que vão agregar mais conhecimento ao paciente, trazer dicas de saúde e motivá-lo a manter o retorno em dia.

2. Obtenha um estacionamento com ticket

Já imaginou o paciente chegando em sua clínica e sendo recebida por um manobrista? A primeira experiência que ela terá muito provavelmente será positiva.

Com o intuito de proporcionar mais conforto e segurança para os seus pacientes, você pode optar por um estacionamento com ticket.

Pois bem, mas antes de colocar essa dica em prática, é importante alertarmos que algumas cidades, principalmente as grandes capitais, podem ter algumas leis específicas para esse tipo de serviço.

Em São Paulo, por exemplo, a clínica precisa ter manobristas suficientes para não atrapalhar o trânsito e, ainda, precisam estar identificados. A multa por descumprimento pode chegar até R$ 5 mil, então é bom ficar atento!

3. Forneça uma sala de espera única na clínica

Investir em móveis de qualidade que ajudam os seus pacientes a ficarem mais confortáveis é uma excelente estratégia de Customer Experience. Sabe por quê? Porque por mais que a consulta seja algo de rotina, a apreensão sempre existe.

Então, para que o seu paciente fique o mais tranquilo possível, é necessário oferecer a ele um uma sala de espera agradável.

Nesse caso, colocar uma TV na recepção, com poltronas confortáveis e liberar o Wi-Fi por meio do check-in no Facebook, por exemplo, são maneira de tornar a experiência do paciente ainda melhor.

Contar com uma equipe bem treinada e atenciosa também é uma forma de fornecer um ambiente único na sua clínica. Afinal, ter uma recepção de excelência é um grande diferencial para um estabelecimento de saúde, não é?

4. Construa relações mais próximas e afetivas

Além da tecnologia, o Customer Experience também é feito do relacionamento humano. Sendo assim, criar uma boa ligação com seu paciente é fundamental para conquistar a confiança dele e garantir a sua fidelização.

Mas você deve estar se perguntando: como fazer isso?

Primeiro, é necessário oferecer um atendimento humanizado, no qual você ouve todas as queixas do seu paciente, mostrando o quanto está preocupado com o bem-estar dele.

Além disso, também é possível disponibilizar um canal para contato, como um número de WhatsApp, para os casos de emergência, por exemplo.

5. Aposte na tecnologia

A tecnologia tem facilitado muito a rotina das clínicas. Nesse sentido, fazer bom uso dela é fundamental para oferecer um Customer Experience relevante.

Alguns softwares médicos oferecem o agendamento online, no qual é possível ter um maior controle sobre as consultas e evitar erros e confusões que comprometem a sua imagem profissional.

Além disso, o profissional também consegue oferecer um melhor atendimento, tendo em vista que o software disponibiliza o prontuário eletrônico, no qual constam todas as informações importantes sobre o quadro clínico do paciente, facilitando assim o diagnóstico e prescrição eletrônica de medicamentos.

O Customer Experience é capaz de mudar o rumo da sua clínica. Ter um bom relacionamento com o paciente fortalece a clínica no mercado e faz com que a concorrência fique para trás.

Sabendo disso, você precisa investir nessas cinco dicas que trouxemos neste artigo.

Lembre-se que o importante é sempre garantir que o seu paciente esteja à vontade na sua clínica para que ele compartilhe essa experiência incrível com todos ao seu redor, atraindo e fidelizando mais pacientes.

Caso tenha ficado interessado na fidelização de pacientes, dê uma olhada no nosso guia gratuito:

Já que estamos falando de Customer Experience, que tal entender como aplicar a humanização na saúde com apenas 4 dicas?

E então, conseguiu aplicar as dicas e gerar uma experiência incrível na sua clínica? Conta aqui pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

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