Aprenda como reengajar seus pacientes que consultaram e sumiram

Aprenda como reengajar seus pacientes que consultaram e sumiram

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Precisa reengajar os pacientes que consultaram em sua clínica e não apareceram mais? Saiba que existem alguns passos importantes para você ter sucesso nessa missão. Confira quais são eles!

Mesmo com tantos esforços para atrair novos pacientes, muitos deles podem consultar com você e sumir. Isso pode se dar por diversos motivos. No entanto, é preciso investir em novas estratégias para atraí-los novamente e, se necessário, eliminar a impressão negativa que pode ter ficado de seu consultório. Ou seja, você deve saber como reengajar pacientes.

Mostrar a eles que você realmente se importa e que está buscando sempre se aperfeiçoar para melhorar o atendimento e serviços prestados é muito importante para fazê-los perceber o quanto são “bem cuidados” quando se dirigem à sua clínica.

Nesse sentido, você pode colocar em prática algumas ações que vão ajudá-lo a reconquistar a confiança de seus pacientes. Mas, antes, é preciso entender por que se afastaram. Contamos tudo neste artigo, acompanhe!

Qual é a importância de manter um paciente engajado?

Neste tópico, não falaremos sobre as questões financeiras, e sim sobre a importância desse engajamento para garantir o bem-estar do paciente, que é o nosso principal foco, certo? Sendo assim, listamos os principais fatores que é preciso destacar aos pacientes para que eles não abandonem o atendimento médico. Veja!

Eficácia no tratamento

Além da medicação e procedimentos adequados, para que um tratamento apresente os resultados esperados, é preciso que o paciente esteja comprometido com a sua recuperação. Do contrário, o processo não será eficaz e poderá, inclusive, comprometer o bem-estar e qualidade de vida da pessoa que abandonou o tratamento.

Sendo assim, é de suma importância que o paciente se mantenha engajado. Dessa forma, ele conseguirá recuperar a sua saúde de maneira eficaz e rápida, contribuindo para a melhora da sua capacidade de realizar atividades que, antes do tratamento, eram impossíveis de serem feitas.

Resultados completos

Você só conseguirá entregar resultados completos se a pessoa atendida colaborar até o pós-tratamento. Seja qual for o diagnóstico, fazer um acompanhamento é fundamental para assegurar uma melhor qualidade de vida para o paciente. Quando isso acontece, a confiança no seu trabalho será tão grande que eles próprios farão questão de indicar os seus serviços para amigos e familiares.

Com isso, a autoridade no seu segmento aumentará, fazendo com que o consultório tenha um maior destaque diante de seus concorrentes. Nesse momento, você será procurado pela qualidade nos serviços que oferece, e o preço será apenas um detalhe para quem realmente deseja consultar com você.

Melhora no relacionamento

O relacionamento é algo que precisa ser construído com muito cuidado, pois qualquer deslize pode colocá-lo em risco. Sendo assim, manter o paciente engajado ajuda a melhorar a relação dele com o profissional.

Para isso, é importante que você sempre esteja disposto a tirar todas as dúvidas das pessoas que o procuram, pois, somente assim, elas se sentirão mais seguras de que escolheram o profissional certo para resolver seu problema de saúde.

Além disso, um bom relacionamento entre médico e paciente também fortalecerá a confiança, que é um fator essencial para incentivar a pessoa a retornar às consultas e fazer o acompanhamento adequado.

como reengajar pacientes

Como reengajar o paciente no consultório?

Agora que já conhece a importância que há em manter o seu paciente engajado, listamos algumas dicas para que você consiga reconquistar aqueles que não voltaram e fazer eles entenderem a necessidade de um acompanhamento médico constante. Acompanhe!

Analise os fatores que afetam o envolvimento do paciente

Muitos motivos podem fazer com que o paciente não volte à sua clínica. Alguns deles são impossíveis de evitar, como o “aperto financeiro” ou mudança de endereço. No entanto, alguns podem ser sinais de que algo não está certo dentro dos processos realizados no seu consultório, como falhas no atendimento.

Ao identificar os fatores que afetaram a passagem do paciente pela clínica, é possível traçar estratégias para eliminar esses problemas, a fim de melhorar a experiência dele com os seus serviços. Assim, você poderá trabalhar focado em resolver aquilo que realmente incomoda os seus pacientes.

Incentive o feedback

Agora, você deve estar se perguntando: como é possível identificar o que está incomodando o paciente? A resposta é simples: por meio do feedback. Ninguém melhor que o seu próprio paciente para avaliar se ele foi bem atendido, se os resultados obtidos atingiram suas expectativas, se os processos da clínica são organizados ou se o tempo de espera foi muito longo, etc.

Com essas respostas, você conseguirá verificar o que precisa ser mudado para garantir a satisfação do paciente. Além disso, os feedbacks também ajudarão a destacar os pontos fortes da clínica, que poderão ser usados na hora de reengajar o paciente.

Invista em ações de marketing

As ações de marketing são essenciais para atrair seus pacientes, principalmente, quando o assunto é reengajar aqueles que consultaram e depois sumiram. Sendo assim, após identificar o que motivou o paciente a abandonar os seus serviços, esse é o momento de mostrar a ele que você conseguiu corrigir suas falhas e pode surpreendê-lo ainda mais.

Nesse instante, o ideal é contar com o apoio de um profissional especializado na área, que terá a expertise necessária para orientar quanto às suas campanhas e investimentos em anúncios, para você não aplicá-los da maneira errada.

No momento de fazer ações de marketing, você percebe a importância de manter o cadastro dos pacientes atualizado com e-mail, endereço e telefone.

Use as redes sociais

As redes sociais têm um potencial enorme no engajamento com pacientes. Por meio delas, é possível receber os feedbacks e avaliações das pessoas que você atende e, ao mesmo tempo, trabalhar para entregar conteúdos relevantes, que as convença de que a sua clínica ainda pode oferecer o que elas precisam.

Mais uma vez, é preciso contar com ajuda especializada, pois elaborar um bom marketing leva tempo, e isso é algo que você não tem de sobra, certo? Mas antes, identifique em quais redes sociais os seus pacientes estão presentes. Assim, fica mais fácil de criar estratégias certeiras.

Reengajar um paciente pode não ser uma tarefa tão fácil assim, pois, dependendo da experiência que ele teve com a sua clínica, pode ser muito difícil conquistar a sua confiança novamente. Apesar disso, é válido destacar que isso não é impossível. Com um pouquinho de paciência e persistência, você conseguirá quebrar as objeções dele. Portanto, não deixe de seguir à risca nossas dicas, ok?

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