Saiba como abrir seu consultório de endocrinologia

Descubra como abrir seu consultório de endocrinologia

Leia em 5 min.

Já sabe todos os passos necessários para abrir seu consultório de endocrinologia? Elaboramos um passo a passo detalhado para te ajudar nesse processo para que você tenha ainda mais sucesso na sua jornada médica.

Quer se destacar na sua especialidade? Montar o seu próprio consultório de endocrinologia pode ser um grande diferencial para obter esse sucesso. 

Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros são obesos, e 54% da população das capitais brasileiras estão com excesso de peso. Ao mesmo tempo, os brasileiros também estão tentando ter um estilo de vida cada vez mais saudável.

Pensando em como a população brasileira está tentando melhorar a sua qualidade de vida, uma especialidade que pode se beneficiar dessa alta procura são os endocrinologistas. 

Ter o seu próprio consultório para atender seus pacientes é uma maneira de se destacar de outros profissionais, tornando-se uma referência no seu segmento.

Entretanto, para abrir seu consultório, alguns passos burocráticos precisam ser seguidos para que você não tenha problemas futuros. 

Foi pensando em te ajudar nessa importante missão que escrevemos este artigo, mostrando tudo o que é necessário para você tirar esse sonho do papel.

Quer aprender mais? Então continue a leitura!

O que é preciso para abrir um consultório de endocrinologia?

Começar um negócio não é um processo fácil, principalmente quando falamos de estabelecimentos médicos. O mercado da saúde cresce a cada ano, e constantemente,  os médicos precisam se destacar e se diferenciar da concorrência.

Abrir seu próprio consultório é uma ótima maneira de alavancar a sua carreira médica e ser reconhecido em sua especialidade.

Para facilitar esse processo, elaboramos esse passo a passo com as principais dicas que você não pode se esquecer durante o processo de abertura. Acompanhe!

1. Elabore um planejamento

Antes de começar a colocar em prática seu sonho de abrir um consultório, é preciso realizar um bom planejamento estratégico para garantir que a abertura seja um sucesso, e evitar os erros mais comuns.

Primeiro, pense em tudo que você precisa para colocar o processo de abertura em prática. Pensar no que pode dar errado também é uma ótima estratégia, assim, você se planeja para qualquer imprevisto que possa acontecer.

planejamento-estrategico-para-consultorio-de-endocrinologia

Durante o planejamento, lembre-se de levar em conta todas as necessidades que o seu consultório irá exigir durante seu funcionamento, como uma sala exclusiva para exames ou até mesmo cirurgias. 

O planejamento servirá como um mapa para orientá-lo a tomar as melhores decisões, sem deixar passar os detalhes importantes.

2. Calcule as despesas

Você sabe quanto exatamente terá que investir na abertura do seu consultório?

Calcular as despesas é um processo importantíssimo, que muitas vezes, é feito de forma equivocada. 

Além de levar em conta os custos de abertura, é preciso refletir que o consultório levará um certo tempo para conseguir se auto sustentar e gerar lucro. 

No início, será necessário criar comunicações para atrair os pacientes para sua clínica e, possivelmente, o volume ainda não será muito alto.

Até chegar o momento em que seu negócio começará a trazer um bom retorno financeiro, um certo investimento precisará ser feito para mantê-lo funcionando. 

Também é importante levar em consideração os custos, como pagamento de funcionários, impostos, capital de giro, aquisição de produtos e equipamentos.

Por isso, faça uma lista detalhada de tudo o que será necessário para o seu trabalho  no consultório. Não se esqueça também de incluir as despesas fixas, como água, aluguel, energia elétrica, internet, entre outras.

3. Monte uma equipe confiável

Atender pacientes e administrar um consultório não é um processo simples, por isso, contar com uma equipe dedicada em te ajudar no dia a dia é fundamental para garantir o bom funcionamento do seu negócio.

Sua equipe de colaboradores influencia diretamente na imagem do seu consultório, afinal, eles provavelmente são responsáveis pela primeira experiência dos pacientes no consultório. 

Antes de conhecer seu atendimento médico, seu paciente precisa marcar uma consulta com a recepcionista, chegar no consultório e ser recepcionado.

Pensando nisso, escolher a secretária ideal é importantíssimo para garantir uma primeira experiência incrível do paciente com o seu consultório. E isso vale para outros funcionários, como um enfermeiro, por exemplo.

Com uma equipe confiável, você não precisa se preocupar em ficar administrando todos os processos do seu negócio. Colaboradores competentes te ajudam na sua rotina e facilitam ainda mais a gestão do consultório.

Quer saber como contratar a secretária ideal? Baixe gratuitamente nosso eBook e descubra  dicas incríveis que irão te ajudar nesse processo:

[Guia] Como contratar uma secretária para consultório médico

4. Escolha o melhor local

A localização do seu consultório é uma das decisões mais importantes que você deverá fazer, afinal, mudar de endereço não é um processo fácil, muito menos barato.

Na hora de escolher o local ideal, é preciso levar em conta o perfil do seu público-alvo, ou seja, o perfil de paciente que você deseja atrair para o seu consultório.

Se você deseja atrair pacientes de convênio, escolha um local perto de postos de saúde, assim, você consegue atraí-los pela praticidade de ter um consultório próximo e pelo seu ótimo atendimento.

Outro ponto é verificar se o local pode ser encontrado com facilidade. Escolher um lugar perto de pontos de transporte coletivo também é uma ótima escolha.

Uma boa dica é se certificar de que o local permite uma ampliação do consultório, caso seja necessário no futuro. Assim, você não precisa mudar de endereço por conta do aumento de volume de pacientes.

5. Providencie a documentação necessária

Para regularizar o seu consultório, alguns documentos são necessários para garantir seu funcionamento. São  exigências de órgãos regularizadores, que levam em conta até mesmo a estrutura do imóvel.

Obter o alvará de funcionamento, certificado da vigilância sanitária e autorização do corpo de bombeiros são alguns dos documentos exigidos na hora de regularizar o seu negócio.

Se achar necessário, conte com a ajuda de um especialista como um contador ou advogado, assim, você garante que nenhum problema será gerado no futuro por falta de documentação.

Pensando em te ajudar nesse processo, elaboramos um guia gratuito com tudo o que você precisa. Baixe gratuitamente agora mesmo e regularize sua clínica.

6. Pense nas necessidades específicas do seu consultório

Cada especialidade médica possui demandas diferentes, por isso, ter um consultório projetado para sua área é um fator importante. 

Um consultório de endocrinologia, por exemplo, deve contar com móveis adaptados para pacientes com obesidade, um ambiente amplo que facilite sua locomoção. 

Contar com um software médico desenvolvido especialmente para sua especialidade também é um ótimo diferencial, já que você pode ter acesso a um prontuário eletrônico personalizável com funcionalidades exclusivas para endocrinologistas

Além disso, abrir um consultório já com um software médico garante um controle incrível da gestão desde o começo, evitando que seu consultório feche por erros comuns de administração.

Abrir um consultório de endocrinologia pode ser burocrático, mas seguindo esse pequeno passo a passo que apresentamos, o processo ficará bem mais prático.

Quer saber mais? Faça nosso curso gratuito sobre como montar o seu consultório e obtenha ainda mais sucesso:

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Está confiante para abrir seu consultório de endocrinologia? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.