Como a tecnologia pode ajudar na reabilitação física de pacientes?

Como a tecnologia pode ajudar na reabilitação física

Principais tópicos

Hoje em dia, as ferramentas digitais estão cada vez mais presentes em todas as áreas da vida. É difícil imaginar alguma atividade que não tenha a participação de um dispositivo eletrônico, por mais simples que ele seja.

A reabilitação física segue essa tendência e faz o uso da tecnologia para potencializar os resultados alcançados pelos pacientes, sobretudo nas clínicas de fisioterapia.

Saiba agora como se dá o aproveitamento da tecnologia na reabilitação física e como os programas e aparelhos promovem a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Confira!

Gamificação

Gamificação é um termo usado para descrever a utilização do conceito de jogos — games, na tradução para o inglês — em áreas que não estão diretamente relacionadas ao universo do lazer.

Na reabilitação física, a gamificação oferece diversas possibilidades de interação e movimento para os pacientes, tornando mais lúdico e intenso o aprendizado motor através de objetivos, pontuações e desafios.

Enquanto jogam, os pacientes realizam as movimentações necessárias para a sua recuperação, permitindo que sejam trabalhadas diversas habilidades e competências, tais como coordenação motora, força muscular, equilíbrio, tonicidade e resistência à fadiga.

Paralelamente à gamificação, a realidade virtual complementa os benefícios oferecidos pela tecnologia na área da saúde, ampliando as experiências apresentadas aos pacientes em tratamento.

blog-como-a-tecnologia-pode-ajudar-na-reabilitacao-fisica-1

Realidade virtual

Graças aos softwares e aplicativos de realidade virtual utilizados na reabilitação física, as pessoas podem simular não apenas os movimentos, mas experimentar as sensações diante de uma caminhada ao redor do consultório ou no jardim de casa, por exemplo.

Dessa forma, um dos maiores benefícios da realidade virtual é a possibilidade de estimular a autonomia dos pacientes, ajudando a recuperar a capacidade de tomar decisões com segurança ao longo do dia.

Isso é muito importante para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas que precisam lidar com limitações motoras, sejam elas temporárias ou permanentes.

Algumas ferramentas tecnológicas são empregadas diretamente nas sessões de fisioterapia, auxiliando tanto os profissionais quanto os seus pacientes a alcançarem resultados cada vez melhores.

Veja como os pacientes utilizam a tecnologia mobile.

Equipamentos de reabilitação

Os equipamentos de reabilitação desenvolvidos a partir da tecnologia de ponta oferecem maior segurança para as intervenções terapêuticas e aumentam os benefícios proporcionados aos pacientes. Entre esses dispositivos encontram-se:

  • os estabilizadores de coluna;
  • as plataformas de força e equilíbrio postural;
  • e as esteiras eletrônicas para treinamento de marcha.

Cada um deles tem funções específicas, tais como a correção do padrão postural, o fortalecimento da musculatura ou o ganho de equilíbrio.

Além de ser uma parte importante das sessões de tratamento, a tecnologia na reabilitação física também está presente em outras esferas, como você verá a seguir.

Outras possibilidades de uso da tecnologia na reabilitação física

A tecnologia também pode ser empregada na modernização dos consultórios e outros espaços de atendimento, facilitando a rotina dos profissionais de saúde e acolhendo os pacientes de forma diferenciada.

Veja dicas de como receber pacientes com deficiências no consultório.

De fato, o uso da tecnologia na reabilitação física não se limita à fase de tratamento e às intervenções terapêuticas propriamente ditas.

Desde a fase diagnóstica, quando é preciso avaliar quais são os problemas a serem tratados, os dispositivos digitais já oferecem um valioso suporte.

É o caso, por exemplo, do scanner postural, muito utilizado pelos fisioterapeutas. Esse equipamento faz uso da tecnologia 3D para avaliar desvios e assimetrias no posicionamento dos pacientes.

Para que você possa continuar o aprendizado sobre a importância da tecnologia na reabilitação física, faça o download de um e-book especial sobre o uso das ferramentas tecnológicas na fisioterapia.

Autor: Miotec Equipamentos Biomédicos
A Miotec Equipamentos Biomédicos foi fundada em 2002 tendo sua atuação voltada ao desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos focados na avaliação e tratamento, visando a reabilitação, melhoria das capacidades físicas e aumento de performance em busca de melhor qualidade de vida.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online