Como a Dra. Lisani centraliza todos os dados de pacientes com o iClinic?

Como a Dra. Lisani centraliza todos os dados de pacientes com o iClinic?

Leia em 6 min.

Muitos profissionais da área da saúde ainda vivem uma realidade onde precisam procurar informações de pacientes em pilhas de papéis. Para um profissional que, além de cuidar de pacientes, também administra sua própria clínica, isso não é nada prático.

Sabemos que parar de perder tempo com atividades manuais é algo que todos desejam alcançar, principalmente profissionais como a Dra. Lisani Albertini, que além de oferecer um ótimo atendimento, também precisam gerir sua própria clínica.

Para obter mais agilidade e praticidade na sua rotina, a quiropraxista Lisani decidiu contar com a ajuda de um software médico no seu dia a dia. Continue a leitura e confira como o iClinic ajudou na centralização de dados da Clínica Dorsalis.

Boa leitura!

Como foi a jornada de abrir a própria clínica de quiropraxia para a Dra. Lisani Albertini?

A Dra. Lisani Albertini (ABQ 912) é Bacharel em quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em educação somática pela PUC de São Paulo e em Neurologia Funcional pelo Carrick Institute (EUA). Além disso, ela também possui experiência em ergonomia e é administradora da sua própria clínica.

“Eu venho de uma família que trabalha na área da saúde. O meu pai é médico, minha mãe é dentista, e sempre tive vontade de estar na área da saúde, mas buscava uma especialidade que não usasse técnicas tão invasivas.”

Em sua vida, a quiropraxista Lisani tem um histórico com atividades artísticas como dança e teatro, e teve muito contato com atores, principalmente na área de conscientização de movimento.

Ela utilizava técnicas para trabalhar a postura no dia a dia tanto para artistas quando não artistas, e nesse caminho decidiu escolher uma profissão na área da saúde.

“Encontrei a quiropraxia por acaso. Tive uma dor na coluna muito forte quando ganhei um colchão que afundava, tive uma lombalgia intensa e acabei fazendo uma consulta de quiropraxia. Fiquei encantada com a profissão, foi uma sorte do destino, e tinha bastante relação com o trabalho que eu já realizava antes.”

A Dra. Lisani é fundadora e administradora da Clínica Dorsalis, que possui sede nas cidades de São Paulo e Piracicaba. Para entender melhor sua jornada, perguntamos como surgiu a vontade de abrir sua própria clínica.

“Em São Paulo, no Brasil, não há tantas clínicas de quiropraxia, e as que têm não trabalham com o perfil que eu gosto de atendimento e ambiente. Eu queria desenvolver um ambiente com um perfil mais exclusivo, cuidadoso, mais humanizado com o paciente, com mais tempo de consulta.”

Para a quiropraxista, era fundamental ter um espaço onde pudesse oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes. 

“Nós vivemos em uma cidade que é muito corrida, estressante, não temos tempo pra nada. A ideia é que o consultório fosse um espaço a parte, onde o paciente poderia sentar, conversar, ter uma avaliação detalhada, não apenas da queixa mas do ambiente em que ele vive, sua postura no trabalho, ergonomia, realizar o atendimento com calma e não apenas de 20 minutos.”

Além de se preocupar com o atendimento, a Dra. Lisani também teve um cuidado com o marketing médico da clínica, e possui um site próprio e um perfil profissional no Instagram.

Clínica Dorsalis

“Desenvolvemos uma identidade visual da clínica, tanto do logo, cores, site, quanto do próprio espaço. As cores que foram usadas, no piso e no espaço como um todo foram estruturadas com base na identidade visual, para criar um ambiente aconchegante. Queria uma imagem de um local não apenas de doenças e cura, mas que também fosse preocupado com a prevenção e manutenção da saúde.”

Durante a entrevista, a Dra. Lisani enfatizou a importância de transmitir a mensagem humanizada da clínica para os pacientes por meio de estratégias de comunicação e marketing. 

Toda a estratégia de comunicação relaciona-se com a identidade visual da clínica, a minha imagem para os pacientes. A clínica não é apenas a arquitetura, o que é visível de fato para os pacientes, é parte da estratégia de comunicação, seja pelo site ou Instagram.”

Para o futuro, um dos objetivos da quiropraxista é poder oferecer um atendimento integrado na Clínica Dorsalis, já que atualmente, costuma encaminhar muitos pacientes para a área médica, odontológica e até mesmo para aulas de pilates. 

“O meu objetivo, a longo prazo, é que a clínica se torne uma clínica multidisciplinar com tratamento integrado, em que o paciente possa vir para ser atendido na quiropraxia, mas que tenha a opção de ter um tratamento integrado com outros profissionais da área da saúde.”

Por que a Dra. Lisani Albertini escolheu o iClinic como seu software médico?

A administração da clínica é feita totalmente pela Dra. Lisani. Visando uma administração mais efetiva e completa, ela já está começando a chamar outro profissional para ajudá-la com a gestão. Inclusive, foi pensando em ter uma gestão eficiente que a quiropraxista decidiu ter um software médico.

“A dificuldade não é só uma questão de tempo, mas de conhecimento também. A princípio eu tomava a frente de tudo, tanto que a escolha do iClinic foi uma decisão para me ajudar a dinamizar essas questões de prontuário, controle de planos de tratamento e facilitar o acesso ao histórico do paciente, exames de imagem e finanças.”

Pensando na necessidade de ter um software como o iClinic para ajudar nessa praticidade que a Dra. Lisani desejava, perguntamos quais são os principais desafios em seu dia a dia atualmente. 

“O desafio é conciliar todas essas funções: administradora, Quiropraxista e a vida pessoal, que muitas vezes é um referência para o tratamento dos pacientes. É inviável sugerir ao paciente tratamento preventivo com Quiropraxia, exames médicos periódicos, atividade física, lazer e alimentação saudável se eu não praticar isso na minha vida pessoal. Ter momentos de lazer, cuidar da saúde pessoal, tudo isso é importante e eu preciso ser o exemplo prático do que proponho.”

Um diferencial fundamental para a Dra. Lisani no iClinic foi o atendimento da nossa equipe de suporte.

“Um ponto que contribuiu muito é a parceria que a iClinic possui com a Associação Brasileira de Quiropraxia, e algo que eu gostei muito em vocês foi o atendimento. Por mais que tenha dificuldades no sistema, sempre que preciso de alguma coisa eu mando uma mensagem e sou respondida praticamente na hora.”

Caso de sucesso de centralização de dados

“Eu gosto de atender meus pacientes com cuidado, dar atenção, e vocês também entregam essa atenção que me deixou bem satisfeita.” 

Além do atendimento, a quiropraxista também apontou o prontuário eletrônico como funcionalidade favorita, principalmente por conta da centralização de dados.

O prontuário é muito prático para ter acesso a todo o histórico do paciente. Como faço ajustes na coluna, preciso ter acesso aos exames de imagens, e poder achar o exame anexado no prontuário é ótimo, até mesmo antes de iniciar o atendimento. Para vários pacientes isso é fundamental, não dá pra contar só com a nossa memória.”

Pensando em todos esses pontos, também perguntamos para a Dra. Lisani como ela imagina sua rotina sem o software iClinic. 

“Na parte do prontuário seria o caos. Antigamente eu usava prontuário de papel, que não é nada prático, e você vai acumulando várias folhas. Muitos pacientes na quiropraxia começam tratamentos semanais e continuam com uma manutenção periódica, e esse prontuário só vai aumentando.”

Como a própria Dra. Lisani mencionou, acumular papel não é nada prático, principalmente para uma profissão como a quiropraxia, que muitas vezes, atende os mesmos pacientes por vários meses. 

“É uma quantidade muito grande e difícil de visualizar, precisa ficar virando página e não dá pra visualizar as imagens, faz bastante diferença ter isso prático de visualizar no prontuário eletrônico.”

A quiropraxista também levantou o fato de que algumas funcionalidades, como lembretes de confirmação de consulta e o e-mail de aniversariantes, são ferramentas que ajudam na fidelização de pacientes.

“Só o fato de ter essas mensagens de confirmação de consulta, mensagem de aniversário dando parabéns, já é um meio de fidelizar.”

Ter um prontuário com uma ótima centralização de dados ajudou no dia a dia da Dra. Lisani, que além de ser administradora da própria clínica, também se preocupa em oferecer o melhor atendimento para seus pacientes.

Teste gratuitamente o sistema e descubra como essa centralização dos dados também pode te ajudar na sua rotina médica:

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Contatos da Dra. Lisani Albertini:

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega 354, Conjunto 63, Paraíso – São Paulo e Rua Alferes José Caetano 1208, Sala 02, Centro – Piracicaba.

E-mail: clinicadorsalis@gmail.com

Telefone: (11) 985515007, (19) 999634873 e (19) 34340616


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.