Agendamento online: como ter uma clínica de destaque

Agendamento online: como ter uma clínica de destaque

Principais tópicos

Toda clínica de destaque busca maneiras de se inovar e entregar um serviço de excelência cada vez melhor para seus pacientes. Quer saber qual o papel do agendamento online nesse processo? Confira o conteúdo.

O agendamento online é uma das formas mais inovadoras dos pacientes se relacionarem com médicos e marcarem suas consultas de forma independente, e é cada vez mais essencial nos consultórios.

O surgimento dessa inovação para os pacientes vem mudando a forma como as clínicas se organizam, oferecendo um serviço de excelência antes mesmo da ida ao local.

Essa tendência vem se mostrando cada vez mais relevante, por isso é importante aproveitar essa oportunidade para se destacar ainda mais no mercado.

Um profissional atualizado precisa acompanhar essas inovações tecnológicas, mostrando um diferencial muito importante para os pacientes.

Quer saber como o agendamento online pode te ajudar a ter uma clínica de sucesso? Assista  o nosso vídeo abaixo e continue lendo o artigo!

Principais vantagens do agendamento online

O principal diferencial que o agendamento online traz para a rotina da sua clínica é que seus benefícios não atingem apenas os médicos, ou os profissionais da área da recepção.

Esse serviço facilita principalmente a vida do paciente e ajuda na gestão da clínica como um todo.

O uso de agendas físicas está mais suscetível  a erros, como duplicidade na agenda, atrasos por conta de uma visualização confusa, rasuras no papel, perda de dados com acidentes ou furtos.

Dessa forma, o agendamento online é muito mais prático e seguro para o médico e o paciente.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre como essa funcionalidade revoluciona a rotina de todos.

Vantagens para os profissionais da área da saúde

Para os profissionais da área da saúde, essa funcionalidade facilita muito por poder ser utilizada de forma estratégica, transformando uma rotina agitada em uma rotina prática.

Mas afinal, como exatamente isso acontece?

Você pode escolher a melhor forma de organizar sua agenda. Ao disponibilizar os horários, há como bloquear os períodos em que você não está na clínica, de maneira que somente os horários adequados estarão disponíveis.

Outro benefício para os médicos que utilizam uma plataforma de agendamento online é a divulgação dos seus serviços.

Afinal, seu nome fica disponível no site que é acessado por várias pessoas diariamente. Com isso, potenciais pacientes conhecem o seu nome e, o melhor de tudo, você não precisa ir ativamente atrás dessas pessoas.

Além disso, também é possível acessar sua agenda de qualquer lugar, seja pelo computador de casa, da clínica ou celular. Assim, você sempre está preparado para os compromissos do dia.

Vantagens para os profissionais da recepção

A rotina na recepção costuma ser lotada de tarefas e atividades importantes que precisam ser realizadas diariamente, como a organização dos dados dos pacientes, manter o ambiente agradável e convidativo, além de precisar recepcionar todos os pacientes que chegam na clínica.

Quando você não possui um serviço como o agendamento online, o próprio recepcionista precisa agendar e confirmar as consultas manualmente, seja por SMS ou telefone.

É muito tempo e investimento com ligações perdidos desnecessariamente.

Utilizando o agendamento online, o próprio paciente agenda sua consulta, ou a cancela, sem precisar entrar em contato com a clínica. Fica mais fácil e prático pra todo mundo.

Dessa forma, o recepcionista pode usar seu tempo para atividades mais produtivas, como dedicar mais sua atenção aos pacientes na recepção, oferecendo um atendimento com mais qualidade.

Vantagens para as clínicas médicas

Além dos benefícios para a equipe de funcionários, essa funcionalidade também traz vantagens para a própria clínica médica.

Para as clínicas que tem como foco atender menos planos de saúde, normalmente o agendamento online auxilia no aumento do número de consultas particulares.

Isso acontece justamente por conta da facilidade na hora do agendamento, que realizada em conjunto com uma estratégia de divulgação aumenta sua presença no mundo digital.

Além disso, já parou para pensar quanto você investe com telefonia ou papel na sua clínica?

O agendamento online proporciona uma significativa redução de custos. Não será mais necessário o uso de agendas físicas para marcar as consultas, assim como ligações para confirmar cada agendamento.

Está interessado em calcular os custos da sua clínica? Use nossa planilha para gestão de custos.

Além de se livrar do processo lento de checagem e organização da agenda em papel, você centraliza a agenda de todos os profissionais da clínica e as mantém atualizadas o tempo todo.

Também é possível programar lembretes por e-mail ou SMS de confirmação de consulta, assim você tem a certeza de que seus pacientes não esquecerão o compromisso e você não ficará com horários vagos na sua agenda.

vantagens-do-agendamento-online

Vantagens para os pacientes

Para o paciente, o principal benefício é a facilidade e agilidade para agendar uma consulta.

Quando ele se cadastra no site, ou acessa o agendamento online da clínica, encontra disponíveis as agendas dos profissionais de diversas especialidades, caso tenha mais de um atuando na equipe.

Assim, ele pode buscar a melhor data e horário para agendar uma consulta com o médico que preferir.

Se for um caso de urgência, o paciente também pode marcar com o profissional que tem o primeiro horário disponível.

Após a escolha do horário, um SMS com um código será enviado para confirmar o número que o paciente cadastrou na hora do agendamento.

Depois dessa confirmação, um e-mail é enviado com os detalhes mais importantes do agendamento, como horário e endereço. Com a agenda atualizada, tanto o paciente quanto o médico podem se programar melhor para outros compromissos.

E o melhor de tudo é que o agendamento online funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Assim, a marcação da consulta pode ser realizada a qualquer momento, e não somente em horário comercial.

Com todas essas possibilidades, você promove uma experiência positiva para o paciente antes mesmo da consulta.

Depois, é só oferecer o melhor atendimento possível no consultório como um todo, ou seja, na boa recepção, sala de espera confortável, e humanização durante a consulta.

Todas essas práticas somadas têm um impacto muito positivo em seu consultório, que além de fidelizar o paciente, o transforma em um verdadeiro promotor do seu trabalho.

Como o agendamento online ajuda na fidelização de pacientes

Qualquer clínica que deseja se tornar uma referência na sua área precisa investir na fidelização de pacientes.

Além de significar que seu atendimento realmente é bom, é mais barato investir em fidelização do que conquistar novos pacientes.

Apesar deste tópico ser muito abordado, poucas clínicas conseguem obter essa fidelização. Mas como o agendamento online ajuda nesse processo?

Os pacientes buscam eficiência quando pesquisam a melhor clínica para atendê-los.

Um serviço como o agendamento online permite que a consulta seja agendada de maneira rápida e prática, pois o próprio paciente consegue escolher o melhor horário sem precisar reservar uma parte do seu tempo para entrar em contato com a clínica.

Essa praticidade com certeza irá marcar a experiência do paciente na sua clínica, além de incentivar o retorno do paciente, já que agendar uma consulta é tão fácil com seu diferencial.

Benefícios integrados com um software de gestão

Se você chegou até aqui, já sabe muitas vantagens que o agendamento online traz para uma clínica médica.

O melhor disso tudo é que não é só a agenda do médico que fica mais organizada: o processo de gestão da clínica como um todo também é otimizado.

Mas há uma maneira de melhorar ainda mais a gestão da clínica. Integrando o agendamento online com um software de gestão para clínicas.

Com essa integração, você será capaz de gerar relatórios a respeito dos seus pacientes, conhecendo melhor os padrões de comportamento e também o perfil do seu público.

Com os relatórios você pode analisar a faixa etária e gênero dos pacientes que você mais atende, qual convênio é o mais utilizado, e entre outros.

Dessa forma, você pode criar campanhas de marketing médico focado no seu público, e atrair ainda mais pacientes.

Além disso, entender os horários e dias da semana mais requisitados para atendimento possibilitam um melhor controle sobre suas tarefas, de forma que você consiga atender em outros locais, saber quando estará livre para realizar outras atividades no seu dia, ou ter mais tempo para estudar e se atualizar sobre sua área.

Com um software de gestão, você ainda pode organizar uma lista de espera, acompanhar quais pacientes já chegaram e estão aguardando pelo atendimento e quais faltaram, por exemplo.

Você também pode acessar com poucos cliques o prontuário de cada um para se preparar rapidamente para as consultas, relembrando os tratamentos que estão sendo realizados, últimos exames, evolução do paciente.

Ao fim, você pode consolidar todas essas atividades com o financeiro da clínica, confirmando diretamente da agenda quais pagamentos foram recebidos ou parcelados, mantendo o fluxo de caixa do consultório atualizado.

Assim você alcança uma gestão com processos e atividades totalmente integrados e atinge a excelência na administração da clínica.

perfil-do-agendamento-online

Melhores canais para divulgar o agendamento online

Ao longo do artigo mostramos quais são as principais vantagens do agendamento online e como ele ajuda a clínica entregar um serviço de excelência, otimizando vários processos de gestão e melhorando a experiência do paciente antes mesmo da consulta.

Porém, não adianta obter esse serviço se você não investe em divulgação. A funcionalidade do agendamento online só funciona com uma boa estratégia de marketing.

Se as pessoas não sabem sobre ele, como vão utilizá-lo?

Os melhores canais para realizar essa divulgação são os meios que seus pacientes mais usam. Provavelmente eles estão nas redes sociais, como o Facebook, Youtube, e entre outros.

Estar presente nesses canais e se manter ativo é importante para engajar seus pacientes. Se o seus conteúdos são relevantes, isso irá atrair mais público para a sua clínica.

Você também pode utilizar suas redes sociais para responder dúvidas mais frequentes, o que mostra que você domina o assunto e realmente é um especialista.

Não se esqueça de conferir a regulamentação do CFM sobre atendimentos online no Brasil.

Usando esses meios para divulgar o agendamento online, logo sua agenda estará lotada sem praticamente nenhum esforço!

Você também pode criar um perfil no Google Meu Negócio e divulgar a sua clínica na internet.

Neste perfil você insere informações como horário de funcionamento, localização, fotos e site da clínica, além disso é possível obter avaliações de pacientes.

Dessa forma, quando alguém pesquisar a sua clínica ou algo relacionado à sua especialidade no Google, você aparece como uma das sugestões de resultado na busca.

Você pode ainda fazer uma divulgação dessa ferramenta por e-mail ou como uma resposta automática do Whatsapp da sua clínica.

Enfim, as opções de estratégias de divulgação são inúmeras, desde a simples disponibilização da sua agenda para a marcação online de consultas, até a criação de um site e a produção de conteúdo para as redes sociais. O importante é ser reconhecido pelo seu diferencial.

Quer saber como a presença digital tem papel importante na estratégia da clínica? Confira neste artigo.

Principais vantagens de utilizar o agendamento online do iClinic

Bom, nós falamos bastante sobre agendamento online, mas que tal falarmos sobre os benefícios de usar o software médico integrado com esse serviço?

Primeiro, é importante explicar que apenas quem já possui algum plano do nosso sistema, o iClinic, pode adquirir o agendamento online.

Se você ainda não conhece o software mais fácil de usar do mercado, não se esqueça de fazer um teste grátis agora mesmo!

O iClinic já disponibiliza uma agenda médica online para qualquer assinante, e essa agenda pode ser sincronizada com o serviço do agendamento online.

Veja como no vídeo de 30 segundos a seguir:

Essa integração dos dados elimina qualquer duplicidade na agenda, erros de agendamento, ou seja, toda experiência com marcação de consultas fica mais ágil.

Além disso, nós disponibilizamos um perfil online totalmente gratuito, mesmo para os não assinantes do sistema.

Pense nesse perfil como seu currículo online: você irá colocar sua especialidade, informações profissionais e meios de contato. É nesse perfil que você irá divulgar o agendamento online!

É uma maneira bem fácil de deixar sua marca em um lugar tão amplo que é o mundo digital.

O agendamento online do iClinic também é incluso em todos os planos do sistema. 😉

Não se esqueça de dar uma olhada sobre nosso caso de sucesso sobre como o agendamento online transformou a Clínica Madrid, e ajudou a Dra. Alini a fidelizar ainda mais os pacientes.

“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o Whatsapp diretamente”.

Conheça mais sobre nosso agendamento online e o perfil online gratuito clicando aqui embaixo.

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

O conteúdo foi útil pra você? Não se esqueça de deixar sua opinião aqui embaixo e compartilhar com seus amigos!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online