O agendamento online disponibiliza uma agenda 24 horas que melhora a experiência de marcação de consultas no seu consultório, e ajuda na fidelização durante a jornada do paciente.
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O número de médicos cresce todos os dias, assim como a exigência dos pacientes. Hoje, entregar um atendimento humanizado não é o suficiente para fidelizar pessoas no seu consultório, é preciso ir além.
Segundo os dados da Demografia Médica de 2018 do CFM, em menos de cinco décadas, o número de médicos aumentou 665,8%.
Nesse sentido, a era pós-digital marca uma mudança no comportamento dos pacientes, que passam a ter uma participação ativa no cuidado com sua saúde e na busca por informações via internet.
Portanto, ter uma presença digital e facilitar a marcação de consultas de forma online torna-se imprescindível para se destacar entre tanta concorrência e prosperar.
Neste artigo, você vai conhecer 5 benefícios que o agendamento online traz para a jornada do paciente.
Vamos lá?
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Como o agendamento online pode ajudar na jornada do paciente?
Seus pacientes já reclamaram por não conseguirem agendar uma consulta com facilidade?
Essa situação costuma ser bem comum e é prejudicial tanto para a jornada do paciente, como para a eficiência do seu consultório.
Antes de mais nada, é importante salientar que a experiência do paciente com seu serviço começa antes da primeira consulta.
Ela se inicia no momento em que as pessoas buscam sobre suas dúvidas na internet, passa pela experiência de agendamento, atendimento na recepção, filas de espera, a própria consulta, e por fim, o pós-consulta.
Traçar estratégias para melhorar essa jornada é importante, pois todos aqueles que te procuram são clientes antes de se tornarem pacientes, e clientes exigem a excelência em todos os pontos do atendimento.
Explicando melhor, antes de entrar no seu consultório para ser atendido, seu paciente é um cliente, e como tal, irá avaliar diversos aspectos do seu serviço, inclusive como foi a marcação de consulta para ele.
Por consequência, para fidelizar seus pacientes, é imprescindível oferecer todas as facilidades que os mesmos, como clientes, procuram.
Essas facilidades envolvem o agendamento online, uma sala de recepção organizada e sem filas, atendimentos humanizados, e o relacionamento no pós-consulta.
Veja mais detalhes sobre a jornada do paciente em nosso vídeo abaixo:
Quando o paciente começa sua jornada, ele passa a se conscientizar de que possui um problema, e irá buscar meios para solucioná-lo.
Assim sendo, sua presença online é essencial, bem como a marcação facilitada de consultas.
Se o paciente se depara com um conteúdo em seu blog, por exemplo, a chance dele ficar interessado em marcar um atendimento é alta, e é aí que entra a importância do agendamento online.
Além do mais, o agendamento online facilita a marcação de retornos. Normalmente, as pessoas esquecem de marcá-los ou até mesmo os deixam de lado devido à demora para falar com a recepcionista.
Por isso, quando as consultas podem ser agendadas pelo próprio computador ou celular em poucos minutos, fica bem mais fácil, não acha?
Com uma ótima presença online e uma marcação de consultas a um clique do seu paciente, você se destaca da concorrência e garante entregar a melhor experiência aos que te procuram.
Como o agendamento online funciona?
O agendamento online permite que seus pacientes marquem consultas de forma independente, sem precisar entrar em contato com sua recepcionista.
Por meio do AgendarConsulta, um marketplace exclusivo para pacientes e profissionais de saúde, você cria um perfil online gratuito e preenche com suas informações como nome, especialidade, conselho, entre outros.
Depois de cadastrar esses dados, basta clicar em “criar perfil”.
Você poderá editá-lo depois, e deve deixá-lo o mais completo possível, pois é por meio dessas informações que os pacientes te encontrarão.
Com sua página completa, você habilita o agendamento online, e disponibiliza uma agenda na qual as marcações podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer local.
Confira nosso vídeo a seguir para entender como a ferramenta funciona na prática:
O agendamento online também pode ser integrado com um software médico, como o iClinic, que sincroniza suas consultas e evita erros de marcações, como duplicidade de horários.
Dessa maneira, você disponibiliza uma agenda online e a integra com a agenda médica dentro do software.
5 principais benefícios do agendamento online para a jornada do paciente
Quando você está escolhendo um serviço, procura mais informações sobre ele ou já se decide pelo primeiro que encontra? Aposto que é a primeira opção, certo?
Os pacientes digitais também realizam pesquisas e são exigentes. Mais do que tratar doenças, eles querem cuidar da saúde.
Realizar um bom marketing médico, criar conteúdos em blogs, redes sociais, e possuir um perfil em sites como o AgendarConsulta, são pontos indispensáveis para que você seja uma referência no mercado.
Com isso, você valoriza seus atendimentos e consegue envolver todos os aspectos do AAFR, os 4 objetivos de todo médico empreendedor, que consiste em atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar.
Veja a seguir como as vantagens do agendamento online melhoram a experiência do seu paciente.
1. Modernização, comodidade e agendamentos disponíveis 24 horas
Alguma vez sua recepcionista já ficou perdida no meio de tantos atendimentos? Fazer encaixes de horários são dificuldades para seu consultório?
Com um agendamento online, a marcação de consultas é facilitada para você, seu paciente e sua recepcionista.
Essa modernização leva ao paciente a comodidade de poder marcar consultas mesmo em finais de semana, feriados, e quando o consultório estiver fechado.
Além disso, uma agenda online está 100% atualizada e todas as alterações são feitas em tempo real, o que possibilita encaixes e uma organização bem mais eficiente na rotina.
Confira a experiência da Dra. Alini:
“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o Whatsapp diretamente”.
2. Lembretes de consulta
Quantos pacientes já faltaram às consultas por se esquecerem do agendamento?
Como alguns sistemas possuem recursos destinados a enviar lembretes, a taxa de absenteísmo pode reduzir em até 30%.
Os lembretes confirmando os atendimentos podem ser enviados via e-mail, WhatsApp, ou SMS, e as pessoas podem cancelar rapidamente se não puderem comparecer.
Isso facilita a rotina das mesmas e a sua, pois assim que o paciente responde o lembrete com “sim” ou “não”, o status muda automaticamente na sua agenda. Não é ótimo?
Confira nosso vídeo a seguir:
O nutricionista Albespyerry Diniz aprovou essa funcionalidade:
“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”
3. Recepcionistas mais disponíveis para o paciente
Como muitas consultas serão marcadas de forma online, sua recepcionista não precisará confirmar os atendimentos, o que a deixará mais livre para focar em seus pacientes.
Dessa forma, ela cuidará de tudo com mais eficiência e poderá se concentrar em resolver questões da recepção, organizar melhor a sala, e oferecer a todos cada vez mais conforto, confiança e atenção.
4. Diminuição das filas de espera
Quando o paciente possui a autonomia de decidir sobre o melhor horário disponível, e com a agenda online sempre atualizada, as chances de haver um agendamento duplo diminuem bastante.
Além disso, seu paciente poderá pesquisar os horários sem o auxílio da recepcionista, o que irá liberá-la para cuidar de outras demandas como organização e melhorias na recepção.
Com isso, suas filas de espera serão menores e seus pacientes ficarão mais satisfeitos.
5. Mais qualidade nos atendimentos
Com todas as facilidades mencionadas acima, você une a tecnologia à sua prática médica, e entrega ao paciente a melhor jornada possível.
Afinal, com recepcionistas mais eficientes, consultas marcadas de qualquer local, e menores filas de espera, seu consultório certamente será uma referência para todos!
Com tudo isso, você terá a praticidade da modernidade trabalhando a seu favor. Assim, ficará cada vez mais focado em fornecer atendimentos humanizados e personalizados.
O resultado disso? Você garante uma boa jornada desde a procura pelo atendimento, até a chegada no consultório e a consulta em si.
Por fim, vale lembrar que a fidelização também envolve toda a sua prática de pós-consulta, onde você pode perguntar se o paciente foi bem atendido, enviar orientações, lembretes de retorno, entre outros.
Então, é necessário cuidar de todo esse processo com carinho e atenção.
Agora, experimente aqui o agendamento online e usufrua de todas essas facilidades em seu consultório:
Espero que este artigo tenha ajudado!
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