Investir em marketing médico pode parecer um pouco difícil. Confira aqui como você pode fazer um investimento certeiro em marketing e conquistar ainda mais pacientes.
Quando uma pessoa precisa de um especialista médico, ele pode chegar a uma clínica por meio de indicações, disponibilidade do plano de saúde ou da divulgação realizada. Por isso, a contratação de uma agência de marketing para um consultório vem se tornando uma prática cada vez mais comum na área da saúde.
Não é novidade para ninguém que a nossa sociedade anda cada vez mais conectada e recorre à internet para as mais variadas situações do cotidiano. Isso inclui pesquisas realizadas para desvendar algum problema que esteja afetando o seu bem-estar e vitalidade.
É aí que entra a ajuda especializada da publicidade. É por meio dela que a sua clínica pode ser divulgada da maneira correta. Continue a leitura e tenha mais detalhes sobre os benefícios de investir nesse tipo de serviço!
A importância do marketing em clínicas
Uma clínica médica não deixa de ser um negócio como qualquer outro, e precisa de pacientes para garantir a sua sustentabilidade. No entanto, o marketing na área da saúde é diferente dos demais segmentos: os indivíduos não estão em busca de comprar um produto ou contratar um serviço, mas sim de resolver questões bastante específicas.
Por outro lado, conquistar, encantar e fidelizar pacientes deve estar entre os principais objetivos de uma ação de marketing em qualquer âmbito. E é aí que mora a importância de contratar uma agência de marketing para um consultório.
A publicidade convencional, aquela que divulga preços, é proibida pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). Isso significa que, por mais que você seja observador e acredite no seu potencial e na sua criatividade, existem estratégias e regras bastante específicas que devem ser seguidas. Por isso, a melhor opção é contar com uma ajuda especializada.
Por que contratar uma agência de marketing para um consultório
Os benefícios de contratar uma agência especializada para gerenciar a publicidade de uma clínica está muito além de manter os anúncios do consultório dentro dos parâmetros estabelecidos por cada Conselho.
Gerenciar a divulgação de maneira correta e profissional garante um bom posicionamento da imagem da sua clínica no mercado e ajuda a construir o nome do profissional como referência na sua área. Nesse sentido, confira agora 4 razões para fazer esse investimento!
Fortalecimento da marca
A identidade visual de uma clínica é um elemento bastante importante na construção de uma imagem positiva na memória do paciente. Saber utilizar as cores e formas mais adequadas para a área da saúde é fundamental na hora de despertar a confiança de quem está em busca de um tratamento.
Nesse sentido, as agências especializadas no segmento estão aptas a elaborar as melhores soluções, já que detém conhecimento prático e técnico para otimizar a comunicação entre médicos e pacientes.
Além disso, a identidade visual deve ser utilizada em todo e qualquer canal de comunicação, incluindo o uniforme da equipe e os receituários médicos.
Ajuda especializada
Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado que podem ser utilizadas por consultórios e clínicas que visam:
- aumentar a produtividade da equipe e o número de atendimentos;
- elevar a satisfação dos pacientes;
- conquistar e reter esses indivíduos;
- melhorar a comunicação;
- se tornar uma referência na especialidade.
A questão é que para ter sucesso, qualquer ação de marketing deve ser planejada, executada e mensurada. Convenhamos que é um passo a passo complicado de ser seguido com excelência quando o profissional tem que dividir o seu tempo entre atendimentos simples, complexos, gestão da clínica como um todo e formação contínua.
A elaboração de um bom plano de marketing para a área da saúde depende de uma infinidade de variáveis como a maneira como os pacientes devem ser atendidos, a especialidade da clínica, a gravidade dos problemas reportados, as especificações do Conselho, e a região de atuação.
Diante de tantas questões, a melhor escolha é delegar essa tarefa para quem pode se dedicar inteiramente a ela e assim ver os resultados aparecerem.
Investimentos direcionados
Investimento em publicidade é investimento. Ou seja, é preciso aplicar uma verba para executar as ações.
A orientação de uma agência de marketing para um consultório visa direcionar esses valores para estratégias realmente eficientes, evitando que os recursos sejam desperdiçados sem promover nenhum resultado efetivo.
Diminuição de erros
Parece ser fácil usar as redes sociais como forma de divulgação. Afinal, grande parte dos seus concorrentes estão lá, certo? Cuidado para não confundir a popularização dessa estratégia de divulgação com o uso pessoal.
É preciso respeitar uma espécie de etiqueta na web para que os anúncios realmente deem certo. Do contrário, você pode até mesmo perder pacientes por escorregar em uma postagem que, aparentemente, não tem nada de demais.
Uma agência qualificada está preparada para direcionar suas postagens e compor uma mídia de alta qualidade. E você mesmo pode escrever os conteúdos dentro desse cronograma.
Como fazer uma contratação eficiente
Se você está convencido de que contratar uma agência de marketing para um consultório é realmente um bom negócio, é necessário tomar alguns cuidados antes de optar pela empresa que vai prestar esse serviço para você.
Afinal, se o intuito é preservar e impulsionar a imagem da sua clínica, nada mais sensato que fazer uma escolha segura. Veja algumas atitudes que devem ser tomadas antes de fechar o contrato:
- defina os objetivos e as necessidades da sua clínica;
- repasse exatamente essas questões para as agências;
- certifique-se de que há transparência na apresentação dos relatórios sobre os resultados;
- estabeleça previamente o teto máximo de investimento para as campanhas;
- avalie os clientes dessas agências, consulte seus sites, suas páginas na web e verifique se a empresa realmente presta um bom serviço.
A cada dia, fica mais nítido que os profissionais da área da saúde estão utilizando a internet para se posicionarem como referência no mercado, conquistando e fidelizando um volume satisfatório de novos pacientes.
Investir em uma agência de marketing para um consultório que realmente entenda as necessidades desse segmento é fundamental para aqueles que desejam assumir o posto de autoridade no assunto, construindo a credibilidade da clínica por meio de conteúdos pertinentes ao público. 🙂
Para que você não chegue cru a sua primeira reunião com as agências, aprenda aqui os principais termos de área de marketing e facilite o diálogo com a empresa!