A obtenção de uma acreditação laboratorial é um diferencial importante para clínicas que desejam se destacar no mercado, que possui uma disputa cada vez mais acirrada, uma vez que há a tendência da gestão de qualidade em todas as instituições de saúde.
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica estima que aproximadamente 70% das decisões médicas se baseiam em resultados de exames laboratoriais, uma vez que fornecem informações para prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento de inúmeras doenças.
Dessa forma, um laboratório clínico deve entregar resultados laboratoriais que reflita, de forma precisa e coerente, a situação clínica apresentada pelo paciente, possibilitando um diagnóstico e, consequentemente, um tratamento correto.
A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é, em todos os países, um processo periódico e voluntário, outorgado principalmente por Instituições Científicas reconhecidas ou aceitas pela Sociedade, por sua seriedade, responsabilidade e capacidade profissional, com a finalidade de comprovar a implementação de um sistema da qualidade, contemplando a capacidade organizacional e técnica.
No Brasil, as principais instituições avaliadoras são o Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade (DICQ), a norma Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Juntas, essas organizações formam o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).
Portanto, a acreditação laboratorial é uma certificação que atesta a qualidade dos serviços laboratoriais. Entenda aqui por que médicos precisam saber desse processo!
O que é acreditação laboratorial?
Acreditação é um processo periódico e voluntário, que visa medir a qualidade de um serviço ou produto e pode ser realizado por uma agência governamental ou não, que garante o reconhecimento de que a organização atende a todos os requisitos pré-determinados para suas atividades.
Nos laboratórios clínicos, a acreditação tem como objetivo criar e melhorar os padrões dos processos laboratoriais, o que além de reduzir os riscos de perda, aumenta a qualidade do serviço prestado.
Em 1997, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, preocupada com a qualidade dos Laboratórios Clínicos em todo o Brasil, criou o seu Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade.
O objetivo foi de criar, implantar e operacionalizar a Acreditação de Laboratórios Clínicos, de acordo com as Normas Nacionais e Internacionais de qualidade, expedindo o Certificado de Acreditação para aqueles que cumprissem as exigências da qualidade estabelecidas naquelas Normas.
No Brasil, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece que um laboratório acreditado, que teve seu desempenho avaliado, tem padrões de qualidade de desempenho adequados.
A ANS se compromete a monitorar e avaliar o desempenho dos laboratórios, bem como divulgar periodicamente quais laboratórios atendem à mínima qualidade requerida.
Qual a importância do médico saber sobre a acreditação laboratorial?
Os médicos que optam por um laboratório acreditado possuem a garantia de que os exames serão realizados com processos padronizados, seguindo normas internacionais de qualidade, que garantem resultados confiáveis sobre a saúde de seus pacientes.
Atualmente, os laboratórios clínicos desempenham um grande papel quando o assunto é serviço de saúde, afinal, são por meio dos exames laboratoriais que se obtém evidências para a tomada de decisão clínica.
Em outras palavras, o propósito dessas informações é reduzir a incerteza das decisões relacionadas à doença (diagnóstico, prognóstico ou monitoramento) ou à saúde.
Essas informações geralmente são obtidas por meio de exames de amostras, líquidos ou tecidos biológicos.
Para isso, é imprescindível que os resultados sejam confiáveis, precisos e controlados por um órgão de inspeção que garanta a qualidade do serviço prestado, para atender aos clientes, sejam médicos ou pacientes, a fim de garantir a sua satisfação.
Quais são os tipos de acreditação laboratorial?
Você sabia que, no Brasil, algumas normas para avaliação e reconhecimento de competências técnicas em medicina diagnóstica surgiram nos anos 90?
São elas:
- Norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina laboratorial (SBPC/ML);
- Sistema Nacional de Acreditação (DICQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC);
- Manual de Acreditação Hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que, nos últimos anos, passou a contemplar um Manual específico para Acreditação de Laboratórios Clínicos e instituições de radiologia e diagnóstico por imagem.
Agora, fique por dentro dos principais programas avaliadores destas normas e seus respectivos tipos de acreditação laboratorial:
Acreditação Inmetro
A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido oficialmente no Brasil.
A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) para desenvolver suas atividades de acordo com requisitos preestabelecidos.
O Manual de Qualidade da Cgcre estabelece as diretrizes e políticas para sua atuação no planejamento, direção, orientação, coordenação e execução das atividades de acreditação de organismos de avaliação da conformidade.
O Inmetro, dentre as suas várias funções, acredita laboratórios de ensaio, calibração, clínicos e Organismos de Certificação (OC) de sistemas da qualidade (ex. ISO 9000 e 1400 de produtos e de pessoal).
Para solicitar o serviço desejado, o candidato deverá ter acesso ao sistema Orquestra.
Esse sistema propicia a automatização, melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso às informações dos processos em andamento.
Sistema DICQ
O Sistema Nacional de Acreditação (DICQ) é uma empresa técnico-científica que tem por objetivo a realização de inspeção, auditorias, credenciamento e acreditação do sistema da qualidade de laboratórios clínicos e de organizações prestadoras de serviços de saúde, por meio de critérios e requisitos próprios.
O programa possui requisitos que envolvem todas as áreas do laboratório clínico e são divididos em categorias como:
- Organização geral;
- Estrutura;
- Física;
- Equipamentos;
- Reagentes;
- Processos;
- Documentação de qualidade;
- Arquivamento;
- Segurança no trabalho e descarte do material biológico e medição;
- Análise e melhoria do sistema de gestão de qualidade.
Dessa forma, o DICQ fará a análise do manual da qualidade do laboratório, verificando se ele está em conformidade com os requisitos do DICQ Sistema Nacional de Acreditação e de acordo com o contrato.
Uma vez aprovado o manual da qualidade, o DICQ Sistema Nacional de Acreditação entra em contato com o diretor do laboratório clínico ou seu representante e, conforme a disponibilidade dos auditores, informa a data da auditoria inicial para sua confirmação.
Além disso, o DICQ também poderá realizar tais atividades em nome de outras empresas ou instituições após contratos de prestação de serviços.
PALC
O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), funciona por meio de uma equipe de auditores experientes e qualificados, que monitoram os serviços oferecidos pelos laboratórios clínicos em relação aos critérios definidos na Norma PALC.
A Norma PALC confere confiabilidade aos laboratórios, tem atualização técnica periódica, contém requisitos de segurança ao paciente e tecnologia da informação.
Caso o laboratório esteja em conformidade com os critérios, o PALC emite um certificado de acreditação que é o diferencial de garantia da qualidade, pois permite o reconhecimento pelos médicos dos serviços oferecidos pelo laboratório e aumenta sua credibilidade perante os compradores de serviços de saúde em todo o território nacional.
O PALC é acessível a todos os laboratórios clínicos, não importa o seu porte, e representa uma iniciativa da SBPC/ML no sentido de contribuir para uma melhor qualidade dos serviços oferecidos pelos laboratórios brasileiros.
Conheça alguns benefícios do PALC :
- Obter posição diferenciada nos veículos de divulgação de operadoras de planos de saúde (convênios) segundo Programa de Qualificação de Prestadores de Serviço da ANS;
- Assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados emitidos pelo seu laboratório;
- Facilitar a defesa no caso de acusações infundadas de má prática;
- Aumentar a preferência pelo seu laboratório;
- Aumentar a eficiência e reduzir custos pela organização do trabalho;
- Assegurar aos seus clientes mais qualidade, melhor atendimento e mais satisfação.
ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
Sua metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
Seu objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
A ONA certifica:
I. Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde:
- Hospitais;
- Ambulatórios;
- Laboratórios;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Home Care;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina
II. Serviços Odontológicos
III. Programas de Saúde e Prevenção de Riscos:
- Com foco em pacientes saudáveis e com fatores de risco;
- Com foco em pacientes portadores de condições crônicas.
IV. Serviços para a Saúde:
- Serviço de Processamento de Roupas para a Saúde;
- Dietoterapia;
- Manipulação;
- Esterilização e Reprocessamento de Materiais.
Como funciona o processo de acreditação para laboratório?
Antes de mais nada, para o laboratório obter uma acreditação pela norma PALC ou DICQ, ele deve possuir documentos que descrevam a sua estrutura organizacional e sua identidade jurídica e processos de controle de qualidade interno como:
- Manuais de qualidade;
- Procedimentos de qualidade;
- Instruções de trabalho;
- Formulários de registro;
- Listas, planos e tabelas de controle de documentos;
- Registros do sistema do laboratório e processos de melhoria contínua.
Após reunir essas informações, fique atento às etapas a seguir.
Processo de inscrição
A candidatura ao processo de acreditação é formalizada pelo envio de documentação, preferencialmente por via eletrónica.
Por exemplo, se o desejo do laboratório for obter a certificação PALC, ele deve realizar sua inscrição no site da SBPC e preencher uma ficha de cadastro disponível no mesmo.
Dessa forma, o setor jurídico da SBPC/ML emite um contrato que deverá ser assinado pelo responsável.
Após a inscrição, o laboratório tem o período de um ano para solicitar uma auditoria para determinar se os elementos do laboratório estão em conformidade com as normas PALC.
Vale ressaltar que é necessário realizar o pagamento pelo serviço da acreditação. Só então, com essas medidas tomadas, poderá haver uma auditoria.
Auditoria
Auditoria é um processo programado que deve ser realizado periodicamente para verificar se o sistema de gestão da qualidade continua sendo implementado, ou seja, se os requisitos das normas de referência adotadas e os documentos do sistema da qualidade estão sendo atendidos.
Para tal, são comparadas as evidências (registros, fatos) coletadas durante a auditoria, com esses requisitos (critérios de auditoria) para determinar sua conformidade ou não conformidade.
Muitas vezes o auditor também precisa tomar nota ou registrar essas informações para justificar seu trabalho para os estabelecimentos, registrando dados pessoais, informações da evolução e da conta médica do paciente.
Esses dados são considerados confidenciais e devem ser protegidos e mantidos em segurança.
De modo geral, as auditorias são classificadas da seguinte forma:
- Auditoria de 1ª parte: realizada pela própria organização;
- Auditoria de 2ª parte: realizada pelos clientes de uma organização (auditoria no fornecedor) ou por outras pessoas em nome do cliente;
- Auditoria de 3ª parte: organizada por organizações externas independentes. Tais organizações, normalmente reconhecidas, fornecem acreditação ou certificação.
O ciclo de auditoria totaliza três anos, sendo uma auditoria de acreditação no primeiro ano, uma auditoria de manutenção no segundo e uma auditoria interna assistida no terceiro.
A auditoria é realizada por pares, ou seja, por profissionais que atuam em laboratório clínico já acreditado na norma PALC e formados em curso de auditoria externa na SBPC/ML.
A auditoria tem caráter educativo, buscando troca de experiências entre auditor e auditado.
Análise e avaliação pela CALC
A Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) é responsável pela decisão de conceder ou não o título buscado pelo laboratório.
A tomada de decisão ocorre após o processo de avaliação, sendo conduzida por pessoas independentes da fase de avaliação, e baseia-se nos relatórios, pareceres da equipa avaliadora e no plano de ações corretivas e suas evidências.
Em caso de decisão favorável, o CALC procede à emissão de um Certificado de Acreditação e dos respetivos Anexos Técnicos, mantendo-se válidos enquanto a entidade evidenciar cumprir os critérios e obrigações de acreditação.
O Certificado de Acreditação contém a designação da entidade legal, a data de início da acreditação, a norma de referência e as disposições relativas à respetiva vigência.
Por que um bom diálogo entre médico e laboratório é importante?
A falta de comunicação ou equívocos na hora de transmitir uma informação podem trazer danos sérios aos pacientes. Por isso, é importante fazer um planejamento e organizar como deve se dar a comunicação entre médicos e laboratórios para evitar esse risco.
Dessa forma, uma comunicação verbal clara e objetiva por médicos e por colaboradores é algo indispensável e possui algumas vantagens:
Evita erros nos resultados
Grande parte das falhas e erros médicos podem ser causadas por interpretações equivocadas de diagnósticos, prontuários ou queixas dos pacientes.
É importante se certificar de que as informações recebidas são verdadeiras e seguras, e que foram interpretadas da forma correta por você.
Aumenta a humanização na relação com os pacientes
O atendimento humanizado tem como prioridade entender as queixas e necessidades do paciente por meio de uma abordagem mais empática, sobretudo por meio de uma boa relação do médico com seu paciente.
Outro ponto fundamental do atendimento humanizado é que por meio dele, a qualidade técnica nunca será deixada de lado.
Ou seja, quando esse tipo de atendimento é prestado, espera-se que uma atenção especial esteja sendo dada tanto ao paciente quanto com as suas informações.
Gera confiança entre profissionais e pacientes
A relação médico e paciente só é duradoura quando há confiança. Dessa forma, construir uma boa comunicação e percepção ajuda, não só na interação positiva do médico com o paciente, mas também na qualidade e aderência ao tratamento.
Deixando o paciente mais à vontade nas consultas, ele se sentirá mais confortável para te alertar de algo que não esteja saindo bem ou corrigir alguma interpretação que porventura esteja equivocada.
Como facilitar e otimizar a rotina de atendimento do seu consultório?
A eficiência no atendimento em clínicas está relacionada à pontualidade com que o atendimento é realizado, assim como o acesso facilitado aos recursos em geral.
Nesse sentido, é muito importante que o médico saiba gerenciar bem o seu tempo, suas tarefas e rotinas.
Uma das formas mais eficazes para isso é por meio dos softwares médicos, que reduzem a carga de trabalho administrativo, deixando o tempo e a cabeça para as atividades mais importantes – o atendimento e o cuidado com os pacientes.
Softwares médicos ajudam na centralização de dados e informações dos pacientes em um único local, diminuem a chance de erros e otimizam a gestão do tempo dos colaboradores da clínica ou consultório.
Dessa forma, um software clínico pode ajudar você a conquistar os seus objetivos profissionais e se tornar um médico ainda melhor.
O iClinic por exemplo, pode reduzir o tempo que um médico gasta em tarefas como:
- Gestão financeira do negócio;
- Agenda médica;
- Privacidade nos atendimentos por Teleconsulta;
- Preenchimento e armazenamento dos prontuários;
- Agendamento online automatizado;
- Ferramenta de marketing médico com disparo automático de e-mails, lembretes e mensagens para os pacientes.
Conclusão
Com a introdução dos Programas de Acreditação na área da saúde, já é possível perceber a mudança de cultura no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados em diferentes países.
Na prática, para obter a acreditação laboratorial é preciso garantir um sistema capaz de proporcionar uma melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e atender aos requisitos das normas.
Esse processo demanda a mudança da cultura organizacional e a ampliação do controle de qualidade laboratorial com o uso de ferramentas digitais.
Felizmente, a iClinic dispõe de soluções bem interessantes, que ajudam a automatizar vários processos e deixar seu atendimento mais produtivo e eficiente, além de oferecer mais facilidades para seus pacientes.
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