organização da clínica

Conheça 5 técnicas de organização para recepção de clínicas

O paciente, quando chega para uma consulta, espera encontrar um ambiente agradável para aguardar o atendimento.

Não adianta o médico ser um excelente profissional, se a recepção do consultório não causar uma boa impressão.

Por isso, a organização para recepção de clínicas deve ser bem pensada e planejada. Também é preciso oferecer um atendimento humanizado, construindo uma boa relação entre paciente e recepcionista.

Há diferentes estratégias para tornar a clínica médica um local agradável para os pacientes e também otimizar o atendimento e a gestão.

* *

Um atendimento atencioso agrada os pacientes

A recepcionista é o primeiro contato do paciente quando chega na sua clínica ou consultório, seja por telefone ou já na sala de espera.

Esse primeiro contato é fundamental para que o paciente se sinta bem e acolhido no consultório.

A recepcionista precisa ser atenciosa e isso é possível com gestos simples, como olhar para o paciente enquanto conversam, e também estar preparada para tirar possíveis dúvidas.

organizacao para recepcao de clinicas atendimento recepcionista*

*Organização e limpeza do ambiente *

É comum os pacientes aguardarem para serem atendidos na sala de espera da clínica ou do consultório.

Para tornar esse momento de espera mais agradável, é fundamental que a sala de espera esteja limpa e organizada, além de oferecer algumas distrações para o paciente.

Os móveis devem estar em harmonia, com cores leves e bem distribuídos pelo ambiente.

A decoração conta muito para o bem-estar. Algumas opções de passatempo são revistas, televisão, sonorização e Wi-Fi liberado.

* *

Metodologia 5S para organizar o ambiente

A metodologia 5S foi criada no Japão para a reestruturação da indústria japonesa no pós-guerra, mas pode ser facilmente aplicada em diversos setores.

Os 5S são cinco palavras japonesas que começam com a letra S e chamam a atenção para determinados aspectos da organização e da gestão.

Na adaptação para o português, a metodologia é composta por 5 sensos:

  • de utilização, que parte do princípio de que apenas o que é útil deve ser deixado no ambiente de trabalho;
  • de organização, deixando tudo o que é utilizado com mais frequência sempre à mão;
  • de limpeza, que proporciona um ambiente limpo e acolhedor;
  • de saúde, segundo o qual os profissionais devem cultivar hábitos saudáveis;
  • de disciplina, que se relaciona às regras no ambiente de trabalho.

Todas essas questões podem ser levadas em consideração na hora de planejar a organização do consultório ou da clínica.

* *

Agenda digital agiliza o trabalho na recepção

Substituir a agenda de papel por uma agenda digital pode agilizar e muito o trabalho na recepção e também na organização dos compromissos do profissional.

As informações da agenda digital podem ser *acessadas de qualquer lugar por meio do celular, ou outro dispositivo conectado. *

Sem contar que qualquer um que esteja no compartilhamento da agenda pode acessá-la também.

Outro benefícios é a facilidade em consultar os horários e fazer substituições e atualizações, e as informações serem atualizadas automaticamente.

organizacao para recepcao de clinicas*

Informatizar a clínica ajuda na organização do trabalho

Além da agenda digital, há outras possibilidades de informatizar os processos da clínica, como prescrições e prontuários eletrônicos.

Por meio da informatização dos dados da clínica, é possível ter um acesso mais rápido e fácil de informações importantes durante o atendimento médico e também no agendamento de consultas.

Muitas estratégias podem ser adotadas para otimizar o atendimento e para agradar os pacientes em uma clínica médica.

A organização para recepção de clínicas é um dos pontos principais para fazer com que o paciente fique satisfeito e se sinta bem na ida ao médico.

Conheça e experimente o iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus