tecnologia na saúde

Como usar os wearables na Medicina?

A área da saúde está passando por muitas mudanças e inovações recentemente.

Hoje em dia os wearables vêm proporcionando grandes avanços nessa área e prometem ser a nova tendência para os próximos anos.

Os wearables podem ser utilizados para o profissional da área da saúde acompanhar o tratamento e situação do paciente mesmo à distância.

Confira como utilizar esses dispositivos e como eles podem melhorar o atendimento de saúde.

* *

O que são dispositivos wearables?

Os wearables são dispositivos vestíveis inteligentes.

Muito além de relógios que se conectam à internet e enviam e-mails, eles também são capazes de monitorar batimentos cardíacos, passos, distância percorrida, qualidade do sono, entre muitas outras funcionalidades.

Por essa razão, esses mecanismos vêm adquirindo destaque na área da saúde e já são aplicados em estudos médicos, em tratamentos e, muito em breve, em hospitais.

Com uma aceitação ainda tímida no Brasil, eles já estão se tornando parte integral da rotina de muitas pessoas e está ajudando no monitoramento da saúde cotidiana.

* *

Como são usados os wearables na Medicina?

A utilização desses dispositivos na área médica vem sofrendo uma aceleração por motivos óbvios: eles podem melhorar muito a qualidade dos tratamentos e, até mesmo, salvar vidas.

Graças ao avanço da tecnologia, muitos desses dispositivos já contam com uma enorme possibilidade de recursos e monitoram diversas funções vitais, como o nível de açúcar no sangue, nível de dor, temperatura da pele, entre outras.

Um exemplo de wearable popular que já começou a impactar positivamente a rotina das pessoas é a Fitbit. Essa pulseira monitora atividades físicas, quantidade de passos e, entre outras coisas, a frequência de batimentos cardíacos de seus usuários.

wearables na medicina fitness

Uma curiosidade sobre a Fitbit é que graças a esse dispositivo, recentemente, um americano conseguiu identificar a gravidez de sua esposa por meio da frequência de batimentos cardíacos mostrados na pulseira dela.

Existem também wearables específicos para* tratar de dores nas costas, como o Valedo, no qual sensores são ligados ao usuário que começa a jogar um jogo onde os movimentos de suas costas dão as direções dos personagens do game. Dessa forma, *a pessoa exercita seus músculos enquanto se diverte.

Há também dispositivos que prometem ajudar as pessoas a pararem de fumar. A Chrono Therapeutics tem sensores que detectam mudanças no corpo e, por meio de um algoritmo próprio, detecta se a pessoa tem um desejo por cigarro e nicotina. Assim, o usuário pode tomar alguma atitude, ou mesmo medicação, para “acalmar” o vício.

O universo dos wearables na Medicina é vasto, e conta com tecnologias para tratar desde asma até úlceras.

Com o tempo, novos dispositivos surgem com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas.

* *

O que esperar do futuro desses dispositivos?

O grande desafio para o futuro dos wearables na Medicina é a análise todos esses dados que são gerados.

Como o volume de informações é muito alto, será preciso criar algum tipo de crivo e maneiras de transformar todos esses números em “resumos” úteis para o profissional da saúde.

Umas das soluções mais discutidas por estudiosos da área incluem a* criação de um banco em que os dados gerados pelos usuários são transmitidos e armazenados*, podendo ser usados posteriormente para prevenir problemas de saúde ou criar diagnósticos e tratamentos.

Esse modelo permitirá que diversas alterações corporais possam ser identificadas antecipadamente, graças à colaboração de outros usuários.

## Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus