Você sabe o que é gestão de conhecimento para médicos e como ter uma?

Você sabe o que é gestão de conhecimento para médicos?

Principais tópicos

A era digital, também chamada de era da informação, mudou bastante a forma como as pessoas enxergam e vivem no mundo. Isso inclui a maneira como profissionais de saúde administram suas clínicas e consultórios.

Nesse cenário, os dados ganham cada vez mais importância dentro da organização, sendo necessário trabalhar melhor a gestão de conhecimento para médicos.

A gestão de conhecimento é a capacidade de buscar, reunir, identificar, administrar e reter conhecimentos relevantes para determinado contexto.

Esse conceito já é aplicado em muitas clínicas que organizam os laudos de seus pacientes em pastas para verificação futura. Porém, com a chegada das novas tecnologias, sua forma de aplicação tem evoluído bastante.

Continue a leitura e entenda mais como se dá a gestão de conhecimento especificamente para a área médica!

Onde se aplica a gestão de conhecimento para médicos?

1. Digitalização de documentos

Armazenar grandes quantidades de papel se tornou um desperdício de espaço, tempo e de recursos.

Além de ser uma atitude antiecológica, também gera muitos gastos com impressão e armazenamento, dificultando, por exemplo, o trabalho de secretárias nas clínicas quando é preciso verificar rapidamente certas informações.

Com um arquivo digitalizado, é possível usar uma ferramenta de busca e encontrar a informação exata e necessária minutos antes de alguma consulta, deixando de lado a demora gerada pela busca e manejamento de pastas e documentos de papel.

2. Sistema de mapeamento de pacientes

Além de registrar dados, a gestão de conhecimento para médicos também envolve o mapeamento de dados dos pacientes, como perfil geográfico, renda, além de informações de histórico médico.

Assim, surge uma rede de informações que possibilita a geração de gráficos e mapas para definir estratégias de marketing e expansão.

Com a organização feita pelo sistema digital, é possível evitar vários conflitos de informações e erros médicos que poderiam comprometer a saúde dos pacientes, pois os dados ficam compilados no mesmo lugar e você mesmo pode editar os campos a serem preenchidos, personalizando de acordo com as necessidades da sua área de atuação e garantindo que não se esqueça de nenhuma informação.

3. Gestão de processos

Uma clínica ou consultório dependem sempre de um bom fluxo de atendimento para prestar um melhor serviço a seus pacientes. Isso envolve processos tradicionais da clínica, conhecimento teórico de administração e experiências vividas com os próprios pacientes que contratam seus serviços.

As informações reunidas pelo sistema podem ajudar a criar um processo mais eficiente, que melhor atenda às necessidades de cada atendimento, aumentando a satisfação dos pacientes.

Se quiser saber mais sobre gestão de processos e gestão da informação, assista ao vídeo abaixo:

Principais benefícios da gestão de conhecimento para médicos

1. Aceleração dos processos

Reunir informações com rapidez e eficiência influencia diretamente na velocidade com a qual as consultas são processadas. Reduzindo o tempo necessário para buscar e verificar a ficha de um determinado paciente, o número de atendimentos possíveis ao longo do dia será bem maior.

Em um software de gestão, você pode acessar todos os dados e prontuários sem precisar sair de sua sala.

E, com menor chance de atrasos na agenda, os pacientes na sala de espera também ficarão mais satisfeitos com o serviço prestado.

2. Redução dos custos da clínica

Um consultório ou clínica médica precisam investir bastante no armazenamento de informações, já que os laudos precisam ser resgatados eventualmente.

A gestão de conhecimento para médicos também envolve a otimização desses custos, reduzindo as despesas com armazenamento e emissão de tais documentos.

Afinal, já não precisará mais de um espaço físico para arquivos e nem mesmo gastar recursos com impressão.

E nem é necessário desembolsar uma grande quantia para investir em um servidor ou memória próprios. Basta contratar um software de gestão online e ter um espaço em nuvem ilimitado. Assim, será possível acessar os laudos de qualquer lugar e de qualquer aparelho, seja smartphone, tablet ou computador.

Gestão integrada em clínicas: entenda sua importância e como aplicá-la

3. Proteção de informações médicas

Algumas pessoas temem migrar para os sistemas digitais por acreditarem que isso torna os dados mais vulneráveis a violações virtuais. É verdade que crimes nesses ambientes vêm se tornando mais comuns nos últimos anos, mas isso não significa que o mundo digital seja menos seguro.

Mantendo um antivírus e um firewall sempre ativos, o sistema de armazenamento será ainda mais seguro que uma gaveta com uma tranca. É importante também que o software utilizado para armazenamento seja confiável e permita realizar backups. Assim, você garante que seus arquivos não serão queimados, molhados, extraviados ou prejudicados com a ação do tempo, além de manter acesso exclusivo às informações.

Você pode conferir mais informações sobre segurança de dados no material abaixo:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online