Os médicos que investem em marketing possuem uma renda maior? Quanto tempo os pacientes demoram para conseguir uma consulta? Tire aqui suas principais dúvidas com os resultados da pesquisa iClinic!
Está sem tempo para ler a pesquisa? Escute ela agora mesmo, é só clicar no play abaixo:
A iClinic realizou uma pesquisa abordando principais pontos relacionados ao mercado de clínicas e consultórios do Brasil, sendo eles clientes e não clientes do software médico iClinic.
Nesse estudo procuramos responder perguntas muito comuns no meio desse mercado tão concorrido, como por exemplo: qual etapa da carreira o médico mais trabalha? E em qual ele possui maior renda financeira? Investimento em marketing realmente aumenta a rentabilidade?
Além disso, uma parte da pesquisa foi focada especialmente na relação médico e paciente, procurando saber quanto tempo o paciente demora para ser atendido, se há algum tipo de contato depois da consulta, e entre outros.
Quer saber os resultados dessa importante pesquisa sobre clínicas e consultórios do Brasil? Descubra aqui e veja as ações que você pode começar agora mesmo! Boa leitura!
Como foi realizada a pesquisa?
A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira consistindo em dados coletados a partir da utilização do software médico iClinic pelos usuários, e a segunda fase se embasou em respostas de um questionário enviado para clientes e não clientes do sistema.
Os profissionais da saúde que participaram da pesquisa possuem, em média, até 40 anos de idade e atuam principalmente na região sudeste do Brasil. Nenhuma especialidade médica teve uma participação predominante no estudo.
A pesquisa trouxe os seguintes dados: na primeira etapa, a antecedência média dos agendamentos, tempo na sala de espera e tempo de consulta.
Na segunda, volume e remuneração média de atendimento por convênios e atendimentos particulares, propensão a atender mais ou menos convênios e tendência a investir ou não em marketing.
Continue a leitura e descubra quais foram os principais resultados dessa pesquisa!
Principais conclusões e resultados
Você já ficou em dúvida se valia mais a pena apenas atender pacientes particulares, ou até mesmo se o marketing médico é necessário?
Continue a leitura e descubra para quais principais tendências o mercado da saúde está se caminhando.
Rendimento mensal por faixa etária
O período que os médicos mais atendem pacientes é o mesmo no qual eles são mais bem remunerados?
Sim! A época em que os profissionais da saúde atingem seu pico de remuneração é entre os 50 e 60 anos de idade, mesmo período onde recebem um fluxo maior de pacientes.
Depois dos 60 anos de idade, os médicos voltam a receber em média o mesmo que recebiam entre 40 e 50 anos, porém atendendo apenas 62% do volume de pacientes que atendiam naquela fase.
Isso acontece por conta do valor médio recebido por cada consulta: entre os 40 e 50 anos, esse valor é de R$ 110, enquanto após os 60, a média é de R$ 157, 42% a mais por cada atendimento.
Investimento em estratégias de marketing
Quantos médicos estão investindo em estratégias de marketing? Esse investimento traz bons resultados?
De acordo com os profissionais participantes do estudo, 54% afirmaram investir financeiramente em pelo menos uma estratégia de marketing. Dos 46% restantes, 61% afirmaram que querem investir dentro de um ano.
Concluímos a partir desses dados que investir em marketing médico é uma tendência forte que ocorrerá em curto prazo, trazendo muitas vantagens para os médicos que já entraram nesse movimento.
O Facebook, site próprio e Instagram lideram as opções favoritas de estratégia de marketing dos profissionais da saúde, em seguida vindo o Google Ads.
O principal motivo dos 39% dos médicos que não pretendem investir em marketing vem da desconfiança de que esse investimento não trará resultados.
Pensando nisso, buscamos comparar a renda mensal daqueles profissionais que investiram em marketing médico, e aqueles que optaram por não fazer.
O resultado foi claro: aqueles que investem em marketing possuem uma renda 48,6% superior em comparação aos rendimentos de quem afirmou não investir.
Além disso, o volume de atendimentos mensais é 42% maior para os médicos que investem nessas estratégias. Podemos concluir que o investimento em marketing médico atrai mais pacientes, consequentemente rentabilizando mais.
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Comparação entre atendimento particular e por convênio
Vale a pena atender apenas pacientes particulares?
Apesar dos convênios remunerarem em média 29% do valor de uma consulta particular, há mais profissionais que pretendem se cadastrar a um convênio nos próximos 12 meses do que aqueles que planejam se descadastrar.
62% dos médicos que participaram da pesquisa são vinculados a pelo menos um convênio de saúde.
A remuneração vinda dos atendimentos por convênio equivalem em média 63,5% da receita mensal dos médicos que atendem no mínimo um convênio, por conta das consultas realizadas serem 84% vindas dessa parceria.
O médico que opta por atender pacientes particulares e de convênios conseguem em média, uma renda maior daquele profissional que decide apenas atender pacientes particulares, além do volume de atendimentos ser superior.
Veja neste artigo como credenciar-se a convênios médicos e atrair mais pacientes.
Características do paciente no consultório
Quantos dias o paciente costuma esperar para ser atendido? O tempo que ele passa na sala de espera é maior que a duração da consulta?
A partir do momento que o paciente procura agendar uma consulta, ele leva em média 18 dias para realmente ser atendido. Esse resultado não varia caso seja um atendimento particular ou de convênio.
De maneira geral, sem distinguir o tipo de atendimento, o paciente passa 1 hora e 3 minutos na clínica. A cada 3 minutos, somente 1 é sendo atendido pelo médico, enquanto 2 são passados na sala de espera.
Quando analisamos apenas atendimentos de convênio, dos 57 minutos que o paciente fica na clínica, 40 são na sala de espera e 17 na consulta com o profissional.
O paciente particular passa 1 hora e 4 minutos, sendo 39 minutos na sala de espera e 25 minutos no atendimento.
Não quer deixar seus pacientes esperando? Veja como ter uma sala de espera de excelência no seu consultório.
Relação médico e paciente no momento pós-consulta
Após o atendimento, os médicos procuram saber do estado de saúde do paciente?
Segundo a pesquisa, 2 em cada 3 médicos possuem contato com seus pacientes depois da consulta.
O canal mais utilizado para essa comunicação é o WhatsApp, seguido por ligação telefônica e e-mail. Menos de 3% dos médicos mantém comunicação através de um site ou aplicativo específico para esse contato.
E você, como tem realizado a comunicação com os pacientes após a consulta? Como você promove a fidelização dos pacientes na clínica? Baixe esse eBook gratuito com 15 técnicas de como fidelizar os pacientes e os engaje ainda mais no seu consultório.
Quer participar das próximas pesquisas da iClinic? Inscreva-se aqui e nos ajude a descobrir mais tendências do mercado da saúde.
Para conferir o estudo completo, é só clicar aqui embaixo:
E então, o que achou dos resultados da pesquisa de mercado da iClinic? Conta pra gente aqui nos comentários e compartilhe esse estudo incrível com outros profissionais!