Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

10 tecnologias para médicos que otimizam a rotina do consultório

Leia em 6 min.

As tecnologias para médicos são fundamentais para aqueles que desejam modernizar o consultório e conquistar mais agilidade com inovações fáceis de usar.

Quer escutar o áudio do artigo ao invés de ler? Clique no player abaixo:

Um estudo da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia sobre o paciente digital afirma que a tecnologia não pede “licença” para entrar, e os profissionais precisam aprender a integrá-la em suas rotinas.

“Atualmente, existem inúmeros dispositivos médicos como relógios, pulseiras e sensores capazes de enviar dados qualificados e sinais de alerta continuamente sobre pressão arterial, oximetria, temperatura corporal e frequência cardíaca.”

Neste artigo, reunimos as 10 principais tecnologias para médicos. Acompanhe!

10 tecnologias para médicos indispensáveis no século XXI

Não existe uma única empresa no mundo que funcione totalmente sem tecnologia. Na área da saúde, a presença dela é ainda mais forte, principalmente em consultórios modernizados.

Para sair do papel, é preciso contar com a ajuda de tecnologias que otimizam sua rotina e proporcionam mais tempo para você focar nos pacientes.

Veja a seguir algumas inovações que você precisa ficar de olho.

1. Wearables (dispositivos tecnológicos vestíveis)

Os wearables, também conhecidos como dispositivos tecnológicos vestíveis, são toda tecnologia que podemos utilizar como acessório ou vestimenta.

Relógios inteligentes como Apple Watch e Smartwatch têm eletrocardiogramas, monitor de frequência cardíaca, medidor de nível de oxigênio no sangue, entre outras funcionalidades.

As camisetas inteligentes também são uma tendência forte na indústria da moda, e assim como os relógios, possuem sensores para medir sinais vitais em tempo real.

Todos esses dados podem ser compartilhados com os profissionais de saúde, uma tecnologia que com certeza é uma forte aliada no cuidado aos pacientes.

Imagine poder acompanhar a evolução do seu paciente com informações enviadas de forma constante e em tempo real! É incrível, não concorda?

2. Medscape

O Medscape é um aplicativo internacionalmente conhecido como referência online para médicos. Ele oferece as últimas notícias da área da saúde e é um centro de comunicações entre especialistas.

Ao baixar o aplicativo do Medscape na App Store ou Google Play, você tem acesso a mais de 8.500 prescrições, 6.200 artigos de referência em decisão clínica, além de calculadoras automáticas.

Uma tecnologia para médicos essencial para quem quer se conectar com a comunidade médica de forma simples e rápida.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer outras inovações que tornam seu consultório mais digital:

3. Whitebook

Quer ter uma lista com mais de 2.500 medicamentos e uma ferramenta completa de apoio para condutas diagnósticas?

O Whitebook foi desenvolvido pela PEBmed e é um dos aplicativos mais famosos de suporte à decisão clínica do Brasil. Você pode acessá-lo em qualquer hora, de qualquer lugar, mesmo sem internet.

É a tecnologia certa para quem buscar obter mais conhecimento, e ter acesso a conteúdos exclusivos de especialistas renomados.

4. Impressora 3D

Uma impressora 3D é capaz de materializar objetos em três dimensões a partir de modelos criados em softwares.

Essa tecnologia revolucionou a indústria porque consegue criar produtos rápidos com basicamente qualquer tipo de material. Elas conseguem materializar, por exemplo, remédios.

Apesar de parecer um futuro muito distante, os médicos um dia poderão imprimir seus próprios comprimidos em impressoras 3D.

Elas também conseguem criar partes do corpo mecânicas, como braços, pernas, e o melhor: a impressora consegue criar um protótipo personalizado para cada paciente.

A impressora 3D também pode beneficiar a área de transplantes com a bioimpressão, que visa materializar órgãos humanos.

Baixe gratuitamente nosso eBook e descubra como implementar inovações tecnológicas como a impressora 3D no seu dia a dia:

5. Telemedicina

Desde 2018 o CFM tenta implementar uma regulamentação definitiva sobre a Telemedicina. Mesmo antes da pandemia, tudo indicava que ela iria ocorrer em 2020.

Porém, com a crise de COVID-19, todos os profissionais de saúde, assim como a população, precisaram se adaptar a uma realidade de distanciamento social.

A Telemedicina foi essencial para que os atendimentos médicos continuassem ocorrendo, e mesmo em um período pós-pandemia, continuará sendo importante.

As vantagens da Teleconsulta, Teleorientação e Telediagnósticos são inúmeras, como redução de custos na saúde, diminuição da fila de espera do SUS, mais praticidade para pacientes, entre outros.

Ou seja, além de qualquer médico poder utilizar a Telemedicina, ela estende seu atendimento para além do momento físico, e permite que você tire as dúvidas dos seus pacientes de forma sigilosa e profissional.

E mais, esses benefícios são acentuados quando os médicos contam com tecnologias seguras, como softwares médicos, que oferecem a Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico.

Aprenda mais sobre essa inovação a seguir!

6. Prontuário eletrônico

Como você armazena os dados dos pacientes? Você tem acesso fácil aos prontuários?

O prontuário eletrônico é a principal tecnologia para médicos que atendem em consultórios. Afinal, o prontuário é o documento mais importante na área da saúde.

Diferente de um prontuário de papel, ele consegue centralizar todas as informações do paciente em um único local, o que resulta em um histórico mais completo e de rápido acesso.

Alguns prontuários eletrônicos permitem uma personalização completa. Ou seja, você pode adicionar campos, editar perguntas, adicionar novas, anexar exames, fotos e imagens.

Essa personalização agiliza sua consulta e proporciona mais tempo para a conversa com o paciente.

Você também pode contar com funcionalidades como um cronômetro que mostra o tempo da consulta, integração com a sua agenda digital, e calculadoras automáticas.

E mesmo fora do consultório, você consegue acessar o prontuário de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, desde que ele esteja armazenado na nuvem.

O armazenamento na nuvem funciona igual ao Facebook. Você pode acessá-lo por um aplicativo ou navegador com seu login e senha, e os milhares de dados da rede não ocupam espaço da sua memória.

O fato é que um prontuário eletrônico faz tudo o que um de papel faz, só que com mais segurança e agilidade.

Para aprender mais sobre essa tecnologia, baixe nosso guia gratuito:

7. Agenda médica online

Como os profissionais da recepção organizam sua agenda? Ela está cheia de rasuras devido à mudanças de horários?

A agenda contém os mais importantes compromissos de um médico: suas consultas, a principal fonte de renda do consultório.

Para ter uma rotina organizada, a agenda obrigatoriamente precisa ter uma visualização de fácil entendimento, como classificação de cores por procedimento.

Uma agenda médica online consegue proporcionar essa organização, e para mudar as consultas de horário, não é necessário nenhum estresse.

Imagine que seu consultório tenha uma recepcionista, e além de agendar consultas, ela também precise confirmar os horários já agendados, organizar a recepção e atender os pacientes que chegam.

Uma agenda de papel não é uma ferramenta prática para uma profissional com tantas atividades.

Com uma agenda online, em poucos cliques ela marca uma consulta e com um serviço de lembretes de consulta automáticos, a profissional tem mais tempo para recepcionar pacientes.

Uma ótima praticidade, não acha?

8. Controle financeiro

Uma das melhores tecnologias para médicos são as ferramentas de controle financeiro. 

O curso de Medicina é extenso e exige dedicação. Entretanto, muitas matérias essenciais para quem deseja abrir o próprio consultório não são abordadas.

Mesmo que você não tenha um consultório próprio, ainda sim é importante ter conhecimento sobre finanças para poder gerir a sua vida pessoal.

Para quem não tem conhecimento em contabilidade ou gestão financeira, é um processo que leva tempo, mas uma tecnologia de controle financeiro facilita tudo.

Em alguns sistemas de gestão, por exemplo, você consegue registrar todas as suas movimentações financeiras e ter relatórios automáticos sobre suas finanças.

Quer ver como a gestão financeira em um sistema funciona? Assista ao vídeo abaixo:

9. Inteligência artificial

Também conhecida pela sigla IA, a Inteligência Artificial é um campo da ciência que busca desenvolver máquinas inteligentes para executarem atividades humanas de maneira autônoma.

Ela está muito conectada com outros campos como Machine Learning, em português, aprendizagem de máquina, que ensina algoritmos de máquinas a realizarem previsões ou conclusões.

O supercomputador IBM Watson é um exemplo muito conhecido de IA.

Milhares de médicos treinaram o supercomputador e o ajudaram com materiais de estudo para que hoje ele pudesse ler milhões de documentos em segundos e detectar padrões de doenças mais rápido do que qualquer humano.

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna parte da nossa realidade, seja por meio de supercomputadores, ou dispositivos como a Alexa (assistente virtual da Amazon).

10. Software médico de gestão

Ao longo do conteúdo você viu algumas funcionalidades que estão presentes em um software médico especializado em gestão de clínicas e consultórios.

Prontuário, prescrição eletrônica, agenda médica, Teleconsulta, gestão financeira, todas essas atividades podem ser otimizadas com a ajuda de um sistema na nuvem.

Além de centralizar todas as ferramentas que você precisa, também é possível ter os dados do seu consultório na mão e acessá-los em casa, no hospital, ou durante uma viagem.

Um software médico é a principal tecnologia para médicos que têm um consultório ou atuam de forma independente.

Para aprender mais sobre os sistemas na nuvem e descobrir se você realmente precisa de um, baixe gratuitamente nossa checklist:

O que achou das 10 tecnologias para médicos do artigo? Já conhecia alguma delas? Compartilhe sua opinião aqui embaixo nos comentários!

Exit mobile version