Atualmente, é bem difícil imaginar uma empresa que não possua presença nas redes sociais. Isso também vale para clínicas médicas, que têm múltiplas oportunidades diferentes para melhorar a retenção dos pacientes com o marketing digital.
Ao investir em posts focados em dicas de saúde, recomendações alimentares e demais orientações, uma clínica pode aumentar sua audiência na internet.
Isso tem um efeito direto: o fortalecimento da marca e a retenção dos pacientes.
No entanto, para acertar, é preciso desenvolver uma estratégia robusta e evitar alguns erros que podem comprometer a credibilidade do seu negócio.
Além disso, é essencial contar com ferramentas de marketing digital que ajudam nesse trabalho. Quer entender mais sobre o assunto? Veja o que preparamos para você:
Por que adotar as redes sociais para a clínica?
A área da saúde é bastante vasta, possibilitando diversas abordagens de conteúdo na gestão de redes sociais.
Clínicas médicas podem investir em posts focados em dicas para uma vida mais saudável, explicar doenças e termos mais complexos, contar novidades da área e explicar alguns tratamentos mais simples.
Este tipo de informação é bem popular no Facebook, podendo receber um bom número de compartilhamentos.
Visibilidade extra para a sua clínica pode significar mais pacientes. Para isso, é importante se certificar de planejar posts que tragam links para uma página de marcação de consultas ou mesmo um telefone de contato.
Um conteúdo de qualidade atrai novos pacientes para marcar uma consulta em sua clínica.
Como começar a gestão de redes sociais?
Se a sua clínica ainda não tem uma página no Facebook, está mais do que na hora de criar uma.
Ela vai servir não só como um distribuidor do seu conteúdo como também facilitará o contato de potenciais pacientes. Sua página deverá contar com informações como endereço, telefone, site e o que mais for relevante para você.
A partir daí, você pode começar a planejar que tipo de conteúdo será publicado lá.
Estabeleça uma periodicidade adequada. Certifique-se de usar recursos visuais de qualidade, passando longe de fotos de baixa resolução e nenhum apuro estético. Na dúvida, conte com um profissional de Design para desenvolver estes posts.
Também vale a pena observar quais outras redes sociais merecem presença para a sua clínica.
Analise o perfil dos seus pacientes e leve em conta quais eles parecem frequentar. Seria o Twitter um caso a se considerar? Ou o Instagram?
Além de pensar nisso, também lembre-se de que mais redes significa mais trabalho para mantê-las atualizadas. E nada adianta estar presente em uma rede, se você não atualizá-la constantemente.
Assista ao vídeo a seguir e veja dicas PRÁTICAS para começar sua estratégia de redes sociais:
Que tipo de conteúdo publicar nas redes sociais?
Clínicas médicas podem aproveitar uma vantagem que poucas outras empresas possuem nas redes sociais: autoridade para falar de determinados assuntos.
Ao ver um post seu no Facebook, o seu público saberá que existe um profissional de saúde por trás daquilo e o conteúdo automaticamente ganha muito mais credibilidade.
Isso também pode oferecer riscos: tenha muita atenção ao publicar informações relacionadas à saúde nas redes sociais em nome da sua clínica, pois tudo passará a ter o nome dela associado.
Qualquer erro ou dado inadequado poderá impactar negativamente a sua imagem. Portanto, certifique-se de sempre checar as informações antes de publicá-las.