Gerenciar uma clínica médica exige esforço, atenção e grande visão estratégica, graças às várias responsabilidades simultâneas que fazem parte desta função: controle de gastos, gestão de pessoas, organização de agendas e prontuários, relacionamento efetivo com os pacientes, entre várias outras tarefas.
Quando decidem empreender e montar seu próprio consultório, os profissionais da saúde acabam assumindo uma posição de gestão que nem sempre estão totalmente preparados para controlar.
Por isso, é preciso ter muita disciplina, atenção aos detalhes e estudo, para conhecer novas técnicas e teorias de gestão que vão ajudar a otimizar o dia a dia do seu empreendimento.
Confira quais são os maiores desafios da administração de clínicas médicas e como se sair bem em cada um deles.
Controle eficiente da agenda
Uma agenda superlotada atrasa todos os processos de uma clínica e coloca em risco a reputação e a qualidade dos serviços oferecidos.
Por isso, o controle das demandas do estabelecimento deve estar alinhado com a capacidade real de atendimento de sua equipe — nem a mais, nem a menos.
Ter uma agenda unificada e atualizada, agilizar a marcação de consultas e confirmar as consultar para garantir que eles sempre cheguem no horário são medidas simples e efetivas para organizar sua agenda e seus atendimentos.
Afinal, todos os processos começam no agendamento de consultas e procedimentos. Se o começo do fluxo de trabalho está desorganizado, isso vai prejudicar todo o resto dos processos subsequentes.
Gerenciamento das finanças
Um aspecto fundamental do sucesso de sua clínica é o controle dos recursos financeiros que saem e entram no caixa.
Sem essa atenção extra, os gastos podem passar despercebidos e culminarem em dívidas e juros desnecessários.
Para impedir que isto ocorra, recorra a ferramentas que atualizem rapidamente o fluxo de caixa em uma plataforma de fácil acesso e gerenciamento.
Afinal, não se gerencia o que não se mede. Ter um negócio e não controlar as finanças, é como dirigir com os olhos vendados. O controle e os resultados financeiros são um norte para que você possa gerenciar sua clínica e faça ajustes sempre que necessários.
Sejam economias para fechar o caixa no positivo, ou ter saldo suficiente para fazer novos investimentos, você precisa saber o que acontece com o dinheiro para que possa aplicá-lo da melhor maneira possível.
Outra dica essencial para gerenciar seu negócio é separar as contas pessoais dos gestores com a conta da clínica, só assim você sabe se a sua clínica está se sustentando e gerando rendimentos positivos. Se você não faz essa separação, pode ser surpreendido negativamente no futuro.
Organização de dados
Uma clínica médica lida diariamente com um grande volume de informações: dados pessoais de pacientes, prontuários médicos, receituários, imagens de procedimentos, exames, entre outros.
Esta enorme quantidade de documentos se acumula rapidamente e todos esses papeis podem ficar desorganizados e pior, se perderem.
A maneira mais fácil de resolver isso é adotar um sistema online de prontuários e de prescrições eletrônicas, evitando a necessidade de organizar milhares de folhas de papel, sem correr o risco de perder estas informações preciosas.
Além disso, um sistema online centraliza todas essas informações de maneira organizada, tornando muito mais fácil a busca desses dados sempre que for necessário consultá-los.
Outro aspecto positivo de um sistema de gestão online é a segurança. Com os vários níveis de acesso e a criptografia, você tem certeza que apenas as pessoas autorizadas terão acesso às informações dos pacientes ou da clínica.
Atendimento humanizado
A comunicação com os pacientes deve ser respeitosa, ágil e humanizada em todos os níveis da clínica: desde as recepcionistas até os médicos.
Um relacionamento ruim com os pacientes torna seus processos lentos e desorganizados, além de passar uma imagem negativa de seu consultório para eles.
Garantir um bom treinamento para toda a sua equipe e implementar medidas de humanização no seu consultório com certeza traz resultados muito positivos.
Você pode apostar em treinamentos e cursos online para sua equipe, assim, todos também se engajam na meta de oferecer o melhor atendimento possível para os pacientes.
Isso é muito importante para aumentar a satisfação e a fidelização dos pacientes com seu consultório. E você sabe, quando o paciente está satisfeito, ele se torna um promoter dos seus serviços, indicando seu nome para família e amigos. O que atrai novos pacientes para seu consultório.
Boa imagem da clínica
Ao ter processos eficientes, você transmite confiança e responsabilidade aos seus pacientes, que estarão mais propensos a indicar seus serviços para outras pessoas.
Além disso, outra maneira de alavancar sua imagem pública é se posicionar efetivamente nas redes sociais, divulgando informações relevantes de sua clínica ou especialidade para potenciais pacientes.
As redes sociais podem te ajudar a atrair, reter e fidelizar seus pacientes.
Essas plataformas de comunicação são muito simples de utilizar e você pode obter retornos impressionantes. Tudo o que você precisa é de um tempo para estudar cada uma das redes, escolher a que é mais interessante para sua realidade e fazer posts constantemente.
Como um estabelecimento da área saúde você já sai na frente de outros tipos de negócio, afinal, você tem propriedade para falar sobre determinados assuntos. Isso torna sua página uma fonte confiável de informações e dados relevantes.
A administração de clínicas médicas não é fácil e erros pequenos podem se acumular rapidamente, tornando seu estabelecimento desorganizado, improdutivo e pouco confiável aos olhos de seus pacientes.
Por isso, adotar um sistema online de gestão pode ser a solução mais eficiente para seu negócio, já que ele une todas as demandas e responsabilidades de sua clínica — dados financeiros, prontuários, agendas, entre outros — em uma única plataforma de fácil utilização.
Com um pouco de organização e controle de processos você consegue alavancar os resultados do seu empreendimento.