Oportunidades da Telessaúde em 2019

Oportunidades da Telessaúde em 2019

Leia em 5 min.

A telessaúde é um assunto que está em bastante em evidência – o que não se dá por acaso.

Estamos falando sobre importantes contribuições da tecnologia, que viabilizam a prestação de serviços à distância no setor.

O momento é propício para debater as oportunidades em torno do conceito, especialmente a partir da nova regulamentação da telemedicina no Brasil.

Mas como veremos neste artigo, telessaúde não tem apenas a abordagem diagnóstica, como também inclui demandas de consultoria médica e de qualificação profissional.

Para clínicas e consultórios, esse suporte abre espaço para melhorias na gestão, com redução de gastos e otimização de processos.

É justamente sobre os ganhos que a telessaúde proporciona em 2019 que vamos falar a partir de agora. Quer saber sobre os seus benefícios? Continue a leitura.

O que é telessaúde?

Telessaúde é um conceito que compreende o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a prestação de serviços de saúde à distância.

Com o nome de Telessaúde Brasil Redes, é também uma iniciativa do Ministério da Saúde proposta para qualificar o atendimento de atenção básica.

Para atingir a esse objetivo, suas ações vão muito além do contato direto com o paciente.

Vale observar as suas quatro subáreas para melhor entendimento: – Teleconsultoria: esclarecimento de dúvidas médicas; – Teleducação: cursos, treinamentos e palestras disponibilizados em plataformas online; – Telediagnóstico: interpretação de exames de forma remota; – Segunda Opinião: como o nome indica, trata-se da opinião de outro especialista sobre um diagnóstico, por exemplo.

Plataforma de Telessaúde

Depois de apresentado o conceito inicial, fica mais fácil entender o que é e como funciona uma plataforma de telessaúde.

O que ela faz é viabilizar a prestação de serviços à distância, englobando ao menos uma das áreas destacadas, desde uma consulta por telefone até à possibilidade de realização de procedimentos médicos assistidos.

Dessa forma, uma plataforma de telemedicina, utilizada para a análise de exames e emissão de laudos à distância, é também uma plataforma de telessaúde.

O mesmo se aplica a um software médico com armazenamento em nuvem, como soluções destinadas à gestão de processos em clínicas e consultórios, a exemplo do prontuário eletrônico de pacientes.

E por falar neles, não há como deixar de mencionar o agendamento online, permitindo a marcação de consultas pela internet, o que não apenas ajuda na maior satisfação dos clientes como também favorece a organização da sua agenda.

oportunidades-telessaude

Vamos destacar agora os principais benefícios da tecnologia no seu dia a dia:

Otimização de processos

Uma plataforma de telessaúde, como já explicado, pode impactar de maneira muito positiva a gestão de clínicas e consultórios.

Conforme amplia a qualificação da equipe de trabalho, dá a ela ferramentas poderosas para a prestação de serviços de excelência, garante o melhor atendimento ao público e organiza agenda e prontuário, o gestor otimiza processos fundamentais para o seu negócio.

Esse investimento pode significar o adeus a ruídos na comunicação e outros erros no dia a dia que geram atrasos e prejudicam o bom desempenho dos trabalhos.

Redução de custos

Um resultado esperado para a qualificação de todos os processos que acabamos de mencionar aparece no fluxo de caixa da clínica.

Sim, a telessaúde pode contribuir para elevar a saúde financeira da sua clínica ou consultório.

Em primeiro lugar, com processos organizados, equipes capacitadas e as ferramentas certas, você consegue identificar pontos de melhoria e combate desperdícios.

Um exemplo bastante prático é o processo de  confirmação de consultas que exige ligação para os pacientes.

Ao automatizar a tarefa e transferir as etapas do agendamento para o meio online, você viabiliza uma importante economia. Essa economia além de ser financeira, permite que a secretária ou até mesmo o profissional possa se dedicar a outras atividades na clínica, como por exemplo melhorar o atendimento aos pacientes.

O mesmo vale para a telemedicina, que permite aliviar o peso financeiro da contratação de especialistas, como iremos destacar a seguir.

Telemedicina aliada à Telessaúde

Mesmo profissionais da saúde, por vezes, confundem os conceitos de telessaúde e telemedicina.

Tratá-los como sinônimos, apesar de não ser exatamente correto, faz algum sentido. Afinal, a telemedicina pode ser descrita como um braço da telessaúde.

Essa é uma área que se favorece da tecnologia para permitir que médicos analisem os resultados de exames de imagem remotamente, produzindo um laudo online e fazendo a sua emissão através de uma plataforma em nuvem.

Seguindo as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), os procedimentos in loco podem ser conduzidos por profissionais de nível técnico em Radiologia ou Enfermagem.

Isso dispensa a clínica de contar com especialistas para dedicação exclusiva à laudagem.

Na prática, é o que viabiliza a oferta de determinados exames em localidades afastadas dos grandes centros, beneficiando também os pacientes, que não precisam mais se deslocar por longas distâncias para ter acesso a importantes exames.

plataforma-telemedicina

Oportunidades da Telessaúde

Depois de tudo o que conferiu até aqui, consegue visualizar as oportunidades da telessaúde para a sua clínica ou consultório?

Caso ainda tenha alguma dúvida, veja agora como fazer da tecnologia o seu diferencial competitivo.

Uma Plataforma de Telessaúde como diferencial competitivo

Você está à frente de um negócio que disputa espaço em um mercado bastante concorrido.

Clínicas médicas são um serviço essencial para a população e isso faz da sua presença uma constante, em especial nas áreas urbanas.

Sobreviver e se destacar da multidão exige oferecer serviços de alta qualidade por um preço competitivo.

Mas como ter sucesso nesse desafio?

Como vimos, o investimento em uma plataforma de telessaúde é forte candidato a diferencial, pois otimiza processos, reduz gastos e tem na satisfação do paciente o seu eixo principal.

Empreender na área da saúde exige enxergar o paciente como um cliente, focando em soluções que facilitem a sua relação com o negócio.

Se ele puder ser bem atendido e ter na tecnologia comodidades importantes, esse é mais um ganho do qual sua clínica não pode abdicar.

Novas regras da Telemedicina

Não há como falar em oportunidades que se abrem com a telessaúde em 2019 sem mencionar as novas regras da telemedicina, publicadas pelo CFM na Resolução 2.227/2018.

O texto disciplina a telemedicina como forma de prestação de serviços médicos à distância.

A principal mudança ao que vinha sendo praticado é que a tecnologia não mais se limita aos laudos à distância ou à segunda opinião de um especialista.

Agora, consultas online e até telecirurgias estão permitidas no Brasil, desde que atendendo às regras estabelecidas pela entidade.

O debate é recente e, por isso, não há como listar todas as oportunidades que vão surgir a partir dessa nova regulamentação.

A única certeza é que clínicas médicas atentas a esse movimento podem largar na frente da concorrência, ora com novos serviços, ora com uma nova forma de prestação.

Conclusão

Este artigo explicou o que é telessaúde e de que forma a tecnologia impacta na melhoria dos processos e redução de custos em clínicas médicas.

Esse é um conhecimento importante para você, gestor, conduzir o seu negócio rumo ao resultados melhores em 2019.

Aproveite as oportunidades no setor para promover ganhos que vão repercutir no dia a dia de profissionais e pacientes, com reflexos positivos em todas as áreas.

O que acha de fazer desse investimento em tecnologia um grande passo para o sucesso da clínica?

Postagens relacionadas


Sobre o autor

Dr. José Aldair Morsch

Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS.