Como planejar e montar um consultório de ortopedia de sucesso?

Como montar um consultório de ortopedia de sucesso?

Leia em 5 min.

Quer montar um consultório de ortopedia que seja um verdadeiro destaque em sua especialidade? Confira neste artigo as melhores práticas para montar um consultório de sucesso.

Muitos profissionais da saúde possuem o sonho de abrir seu próprio consultório quando terminam a residência. Por isso, é cada vez mais necessário saber se destacar e realizar um bom planejamento.

De acordo com a Demografia Médica de 2018 do CFM, a ortopedia é a 6° especialidade mais escolhida pelos recém-formados em Medicina.

Para montar um consultório de ortopedia de sucesso, alguns passos importantes precisam ser levados em consideração, principalmente em uma especialidade médica tão concorrida.

Garanta que além de um atendimento de qualidade, você também ofereça uma excelente estrutura para seus pacientes. Para isso, veja a seguir o passo a passo detalhado para montar seu consultório de ortopedia.

Boa leitura! 😉 

Passo a passo para montar um consultório de ortopedia

Para poder administrar seu consultório da melhor forma, é importante ter em mente que você é um médico empreendedor. Além de cuidar dos seus pacientes, você também precisa realizar toda a gestão do seu negócio.

Apesar dos cursos de medicina serem extremamente difíceis, matérias como gestão e marketing médico ainda estão em falta, o que torna esse processo ainda mais complicado.

Pensando em ajudar os médicos que querem crescer ainda mais em suas carreiras, separamos as 7 principais dicas que irão auxiliar no processo de abertura do seu consultório. Acompanhe!

1. Escolha um lugar acessível e bem localizado

Normalmente os pacientes que procuram um ortopedista possuem certa dificuldade para se locomover livremente.

Pensando em oferecer o máximo de conforto possível, é essencial que o seu consultório seja acessível para todos os seus pacientes, e isso inclui escolher um local que permita construção de rampas de acesso, uma área mais ampla para pacientes com cadeiras de rodas, muletas, entre outros.

A localização ideal de um consultório também precisa ter um fácil acesso, como um local que permita a construção de um estacionamento, e que também seja perto de pontos de transporte público.

Dessa forma, os pacientes se sentirão ainda mais motivados a comparecerem às consultas, pois saberão que não terão dificuldades para chegar até você.

Quer ver algumas dessas dicas em formato de vídeo? É só clicar aqui embaixo:

2. Planeje a estrutura do imóvel

Pensando em como a maioria dos seus pacientes possuem alguma dificuldade em andar pelo consultório, planejar bem a estrutura de todo o imóvel é extremamente importante.

Primeiro, certifique-se de que os corredores, portas, salas e banheiros tenham um espaço adequado para que uma cadeira de rodas possa passar sem dificuldade.

Depois, pense em como usar a estrutura para tornar a experiência de um paciente com muletas ainda mais agradável, implementando barras nos corredores, por exemplo.

Além desses pequenos detalhes que farão toda a diferença para seus pacientes, lembre-se de escolher um imóvel que comporte todas as áreas necessárias para o bom funcionamento do seu consultório, como uma sala de atendimento, recepção, sala de exames, banheiros, entre outros.

3. Invista na decoração

Seus pacientes vão se sentir confortáveis em todos os ambientes do consultório?

É muito importante que seus pacientes se sintam confortáveis em todos os espaços do seu consultório, afinal, eles estão em uma situação estressante, e um ótimo diferencial é conseguir acolhê-los no melhor ambiente.

Além de se preocupar em ter uma estrutura ampla e acessível, investir em uma boa decoração faz toda a diferença. Optar por móveis confortáveis como sofás e poltronas é uma ótima dica para pacientes da sua especialidade.

Disponibilizar uma TV, internet, até mesmo um espaço para crianças pode tornar o espaço ainda mais agradável, diminuindo o estresse dos seus pacientes.

Proporcionar uma boa experiência antes mesmo da consulta é uma ótima estratégia para fidelizar seus pacientes, não acha?

4. Faça um bom planejamento estratégico

Assim como qualquer outro negócio, consultórios médicos também podem demorar um certo tempo para se auto sustentarem e trazer um bom retorno financeiro.

Por isso, durante o planejamento estratégico do seu estabelecimento, é importante levantar quanto será o custo de abertura, e o investimento necessário para mantê-lo em funcionamento até um certo período.

Lembre-se de não deixar de lado custos fixos como conta de energia, água, pagamento dos funcionários, equipamentos e materiais do consultório, entre outros.

Dessa forma, você consegue visualizar exatamente quanto dinheiro será investido nesse começo, e poderá traçar planos de redução de custo com mais facilidade. 

planejamento-estrategico-para-consultorios-de-ortopedia

5. Regularize o consultório

Você sabe exatamente quais são os documentos necessários para regularizar o seu consultório?

Para regularizar o seu consultório, é preciso apresentar documentos específicos e atender às exigências dos órgãos regularizadores, que vão desde a estrutura do imóvel até a categoria do seu atendimento. 

O processo de regularização do consultório envolve pelo menos esses quatro documentos:

  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde;
  • Alvará da Prefeitura;
  • Certificado da LIMPURB.

Contar com a ajuda de especialistas como advogados e contadores também podem facilitar esse processo, assim, você garante que nada faltará para o seu consultório ser regularizado.

Quer saber quais são os principais documentos necessários? Confira aqui tudo o que você precisa saber para regularizar seu consultório.

6. Invista na telerradiologia para agilizar os atendimentos

A telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina, onde você consegue utilizar inovações tecnológicas para realizar um diagnóstico a distância.

Ela funciona da seguinte forma: após a conclusão do exame no seu consultório, as imagens são enviadas à empresa de telerradiologia. 

Uma boa empresa dispõe de vários profissionais para atender às demandas, então os laudos são entregues no prazo máximo de 24 horas, e em alguns casos, os resultados podem ser entregues em menos de uma hora.

Com a ajuda desse serviço, você pode disponibilizar atendimentos ainda mais ágeis para seus pacientes, aumentando a qualidade do seu serviço médico.

Em um mundo onde seus pacientes conseguem informações instantaneamente através dos meios digitais, ter esse diferencial pode ser uma ótima escolha para o seu consultório.

7. Conte com a ajuda de um software médico

Já pensou em contar com uma ferramenta que otimiza processos do seu consultório e aumenta a qualidade do seu serviço médico?

Os softwares médicos têm se tornado, cada vez mais, grandes aliados dos consultórios médicos. 

Afinal, além de garantirem uma segurança de excelência para seus pacientes, também contam com diversas funcionalidades que facilitam a rotina médica.

Um bom software médico conta com funcionalidades exclusivas, desenvolvidas especialmente para sua especialidade, como um prontuário personalizável para ortopedistas

Além do prontuário eletrônico já vir com as funcionalidades mais usadas na sua rotina médica, você pode personalizar da melhor forma para seu atendimento, tornando suas consultas mais ágeis e produtivas.

Você também possui um histórico mais completo sobre seus pacientes, e pode adicionar fotos diretamente no prontuário por meio de qualquer dispositivo eletrônico.

Assim, realizar o acompanhamento da evolução do paciente fica mais fácil, e ter todas as informações centralizadas em um único sistema economiza diversos recursos como gastos de papel, além do tempo que antes era desperdiçado procurando informações específicas nas fichas físicas dos pacientes.

Esses são os principais passos que você precisa levar em conta na hora de montar seu consultório de ortopedia. 

Quer ver um conteúdo mais completo sobre o assunto? Faça nosso curso grátis de abertura de consultórios médicos e não cometa erros nesse momento tão importante da sua carreira: 

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Já sabe como montar seu consultório de ortopedia? Conte pra gente sobre essa experiência aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.