Os 5 segredos para modernizar consultórios médicos

5 segredos para modernizar consultórios médicos

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 11/11/2021 por Yasmim Mayumi

Modernizar consultórios médicos é um processo que exige dos profissionais de saúde: atualização profissional, foco na experiência do paciente, inovações tecnológicas e dedicação.

Um artigo publicado na SciELO sobre o tema Informática no Consultório Médico afirma que, apesar de vivermos na era da informação, os médicos ainda estão presos ao modelo da sociedade industrial, usando papel.

Esse apego ao passado prejudica a qualidade do serviço médico e a experiência do paciente, uma vez que os dados ficam descentralizados e não podem ser facilmente acessados e compartilhados.

Dê uma olhada em um trecho adaptado do estudo:

“As ferramentas de informática auxiliam os profissionais da saúde no exercício de sua profissão, facilitando a coleta e o armazenamento das informações, a tomada de decisão, a busca da terapêutica mais adequada, a troca de informações, criando assim as condições, hoje tão necessárias, para melhor enfrentar os desafios do mundo globalizado.”

Continue a leitura e descubra como você pode modernizar seu consultório médico sem deixar de lado a humanização do atendimento.

5 dicas para modernizar consultórios médicos

Em um mundo globalizado, as mudanças deixam de ser inesperadas e se tornam uma constância. Para manter um negócio de sucesso, é preciso ter um olhar focado no futuro e na inovação.

Entretanto, é essencial lembrar que não existe uma fórmula precisa e segura para o sucesso. Por isso, o seu consultório deve estar preparado para se adaptar às tendências do mercado sempre que necessário.

Para te ajudar, eu separei 5 passos que vão te ajudar a modernizar sua empresa e facilitar seu atendimento. 

Acompanhe!

1. Invista na sua atualização profissional (educação médica continuada)

Já parou para pensar que pelo menos metade do conteúdo adquirido no primeiro ano de um curso de graduação se torna desatualizado até o quarto ano?

Imagine que uma dermatologista tenha se formado há 40 anos. Desde essa época, até os dias atuais, pense em quantos produtos dermatológicos surgiram. 

Se essa profissional não busca se atualizar, ela está receitando produtos e medicamentos que já não são os mais eficientes do mercado. Sem contar todos os tratamentos que foram melhorados ao longo dos anos!

Independentemente da profissão, é fundamental buscar uma educação continuada, ou seja, nunca assumir que você já domina todo o conhecimento da sua área.

Na Medicina, esse pensamento é ainda mais importante, porque é uma vocação que cuida de vidas. 

Assim, o primeiro passo para modernizar a sua clínica é realizar cursos, ir a congressos, consumir conteúdos escritos para a comunidade médica e trocar experiências com colegas da profissão.

Dessa maneira, você garante que estará sempre atualizado para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. 

Está gostando do artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

2. Tenha os motores de crescimento 1 e 2 

O livro Gestão do Amanhã aborda os principais conceitos sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial (um mercado moldado por inovações tecnológicas).

Em um dos capítulos da obra, é enfatizado a importância da empresa ter dois motores de crescimento, um voltado para o presente e outro para o futuro. Veja a seguir um trecho retirado do livro:

“Desenvolver um motor de crescimento orientado a garantir a geração de resultados financeiros no curto prazo com outro motor destinado à geração de resultados no futuro é uma estratégia que contribui para que a organização se prepare para o novo sem abrir mão dos recursos do presente.”

Enquanto o motor de crescimento 1 está focado em rentabilidade, melhoria de processos e redução de riscos, o motor de crescimento 2 visa a inovação.

Talvez você esteja se perguntando: por que essa mentalidade é importante para os médicos? 

Para responder a essa pergunta, basta refletir sobre o avanço da inteligência artificial, Telemedicina e robótica nos próximos anos. Essas tecnologias irão assumir trabalhos manuais e até mesmo empregos.

Os médicos que estiverem prontos para realizar cirurgias a distância, trabalhar com robôs e se inserirem completamente no mundo digital, irão substituir os profissionais que ficaram parados no tempo.

Por isso, lembre-se de focar em atender bem seus pacientes e crescer os resultados da clínica, mas nunca deixe de estudar aquilo que será uma realidade no futuro.

3. Estude sobre a jornada do paciente

As informações dos seus pacientes estão no papel? Eles precisam aguardar várias horas na recepção para serem atendidos? 

O erro mais comum dos médicos que atuam em clínicas e consultórios é assumir que uma boa consulta basta para fidelizar os pacientes. Isso era verdade no passado, mas hoje, as expectativas mudaram. 

Enquanto um profissional demora 3 horas para atender um paciente, outro se esforça para atrasar, no máximo, 30 minutos – um tempo que também é considerado longo pelos pacientes.

As gerações da era digital não conseguem imaginar um mundo sem as inovações tecnológicas. Se a internet cai, muitas pessoas não têm como trabalhar.

Esses pacientes não querem marcar consultas em um consultório que anota tudo no papel. Eles esperam ferramentas como prontuário eletrônico, agendamento online, Teleconsulta, e assim por diante.

Para atender às expectativas do mercado, é necessário estudar sobre a jornada do paciente e como melhorar a experiência em seu consultório. 

Assista nosso vídeo para começar seu estudo agora mesmo:

4. Esteja presente na internet com um bom marketing médico

Ao receber uma indicação do seu serviço, os pacientes conseguem checar seu currículo na internet? Quando alguém busca por sua especialidade no Google, seu perfil online aparece nos primeiros resultados?

Atualmente, não estar na internet é como ser invisível. As pessoas se sentem mais seguras quando buscam por um produto ou serviço e encontram avaliações, dados e formas de contato.

Ao criar um perfil e adicionar seu currículo, contar como realiza os atendimentos e deixar um espaço para avaliações, até os pacientes que já conhecem seu serviço podem descobrir novas informações sobre você.

Vamos supor que sua especialidade seja a oftalmologia. Além de realizar consultas de rotina, você também é especializado em cirurgia de catarata. 

Uma paciente que vai anualmente no seu consultório, ao escutar que seu avô precisa de um cirurgião-oftalmologista, busca por outro profissional, porque assume que um médico que faz consultas não realiza cirurgias.

Você provavelmente já passou por essa situação ou conhece algum colega que passou. 

A partir do momento que seu consultório investe no marketing médico, esses enganos diminuem drasticamente e sua taxa de atração de pacientes aumenta. 

5. Contrate um software médico de qualidade

Ao longo do conteúdo nós abordamos frequentemente a importância da inovação e de ferramentas tecnológicas para a modernização do seu consultório

A melhor forma de alcançar esse objetivo é contar com um software médico especializado em gestão de clínicas e consultórios.

Um sistema médico de qualidade reúne todas as soluções que você precisa em um único lugar: prontuário, agenda médica, marketing, Teleconsulta, controle financeiro e gestão. 

Com essas funcionalidades, você finalmente elimina o papel no seu consultório e investe na melhor tecnologia para seus pacientes, ou seja, trabalha o motor de crescimento 1 e 2 ao mesmo tempo! 

Para conhecer mais sobre essa ferramenta, leia nosso artigo sobre software médico e descubra todas as suas principais vantagens.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a modernizar seu consultório médico e facilitar seu dia a dia. 🙂


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.