O inbound marketing para médicos é uma das melhores estratégias para fortalecer as imagens dos consultórios durante a pandemia, e ajudar os profissionais durante as crises financeiras.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez o mundo todo voltar suas atenções para a área da saúde. Mais do que nunca, instituições médicas passaram a ganhar maior evidência devido à sua importância diante do contexto atual.
E nesse novo cenário, o inbound marketing para médicos nunca fez tanto sentido para atrair, encantar e fidelizar pacientes.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing para médicos é uma metodologia de marketing que visa atrair, encantar, converter e fidelizar pacientes por meio de conteúdo relevante.
Diferente do marketing tradicional, em que a instituição vai atrás do paciente e é baseado no conceito de interrupção, o inbound utiliza estratégias para que as pessoas encontrem uma marca e possam começar a se relacionar com ela.
Ou seja, é o paciente que vai até a instituição de saúde.
Baseada na atração e no relacionamento, o inbound marketing não tem como objetivo a conversão imediata.
O grande foco é construir uma relação de confiança entre instituição e paciente para que, no momento oportuno, ele realize o objetivo que você deseja, como o agendamento de uma consulta, por exemplo.
É por isso que no inbound marketing existe a jornada de compra. Trata-se do caminho percorrido pelo usuário até que ele se torne um paciente. A jornada de compra é dividida em 4 etapas diferentes:
- Aprendizado: no início, o usuário não sabe ou não tem certeza de que possui um problema e está despertando o interesse para determinado tema;
- Reconhecimento: o usuário já se aprofundou um pouco mais e passa a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
- Consideração: ao perceber que tem um problema, ele passa a pesquisar soluções e considerar aquela que melhor atende suas necessidades;
- Decisão: após estudar e conhecer as opções do mercado, o usuário toma a decisão de compra e se transforma em paciente.
Inbound marketing para médicos na pandemia do coronavírus
Agora que você já entendeu melhor o conceito de inbound marketing, você pode estar se perguntando como o inbound marketing para médicos pode te ajudar diante do momento atual, certo?
Como vimos anteriormente, o relacionamento é uma das bases centrais dessa estratégia, e é nesse quesito que você deve concentrar seus esforços.
Neste momento de crise, muitos pacientes que não necessitam de atendimento emergencial estão adiando suas consultas médicas como forma de contribuir com o distanciamento social e evitar a propagação do vírus.
Mas isso não significa que você deve deixar de investir em marketing, muito pelo contrário: seu posicionamento atual é fundamental para que sua instituição seja lembrada quando tudo isso acabar.
Além de se posicionar, é muito importante que você conscientize os pacientes, que precisam de acompanhamento médico, que eles devem continuar o tratamento e devem realizar as consultas necessárias.
Você pode utilizar dessa estratégia para mostrar ao seu paciente que ele não precisa ter medo de frequentar a sua clínica ou seu consultório.
É preciso continuar no imaginário e na vida do seu público-alvo. Mais do que nunca, é necessário ter muita empatia e humanização nas ações propostas para transmitir confiança, credibilidade e sensação se segurança aos pacientes que você deseja atingir.
Nesse sentido, o inbound marketing para médicos deve estar ativo e reforçado, adaptando suas estratégias para as necessidades do contexto atual e mostrando ações que você tem feito para contribuir com as medidas de prevenção.
Pode parecer algo simples, mas é preciso ter em mente que sua marca é muito mais do que você divulga, ela é construída nas ações que você faz.
Quais estratégias utilizar no inbound marketing para médicos?
O grande objetivo do inbound marketing para médicos é oferecer conteúdo útil e relevante que possa gerar valor em sua audiência e contribuir com a construção de relacionamentos duradouros, ainda mais por se tratar de um período de crise e isolamento social.
Mas afinal, como colocar isso em prática?
1. Redes sociais
Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, a tendência é que o consumo de redes sociais cresça durante esse período. Aqui, a ideia é adaptar suas postagens para entregar informações relevantes sobre o momento atual.
Além de explicar as alterações e medidas de segurança que estão sendo colocadas em prática em sua instituição, procure relacionar a COVID-19 com o seu segmento de atuação, trazendo dicas, novidades, atualizações, entre outros.
Ah, e não se esqueça de responder os comentários, avaliações e mensagens inbox, ok?
2. Blog
Manter um blog ativo é uma das principais estratégias de inbound marketing para médicos, afinal é um canal que permite oferecer conteúdos mais aprofundados sobre diversos assuntos.
Não se esqueça de que as estratégias de SEO utilizadas em seus artigos visam a construção de autoridade e relevância a médio e longo prazo. Portanto, não deixe essa estratégia de lado no momento atual, afinal os frutos serão colhidos em um momento futuro.
3. E-mail marketing
O e-mail marketing é um excelente canal para compartilhar conteúdos personalizados de acordo com a necessidade e estágio da jornada de compra em que cada paciente se encontra.
Isso irá ajudá-lo a percorrer todas as etapas de maneira natural, sem passar a impressão de algo forçado. No final, você poderá construir um relacionamento de confiança e preparar o paciente para o agendamento de consulta, por exemplo, em um momento mais oportuno.
4. Vídeo
As estratégias em vídeo são cada vez mais importantes no inbound marketing para médicos. Durante o isolamento social, o consumo de vídeos, como as lives, cresceram de maneira significativa.
Portanto, apostar em lives informativas e outros formatos de conteúdos em vídeo, como os webinars, podem ser um grande diferencial para atrair mais pacientes.
Além disso, o vídeo ajuda a deixar o conteúdo muito mais humanizado, afinal você está falando diretamente com sua audiência.
Educar o paciente, sanar suas dúvidas e quebrar suas objeções por meio do inbound marketing para médicos são medidas necessárias para estreitar a proximidade e passar a mensagem de que você está preocupado com o bem-estar e saúde de seus pacientes no momento atual.
Lembre-se que estar presente e atuante no ambiente digital neste momento poderá se refletir em muitos benefícios para sua instituição futuramente.
O ideal é manter, sobretudo, as estratégias que trazem resultados a médio e longo prazo e criar uma comunicação assertiva, com ética, empatia e humanização.
Para saber mais sobre inbound marketing para médicos acesse o blog da E-saúde, e inscreva-se na newsletter da iClinic para receber mais conteúdos como este.