Quer ter um relacionamento mais próximo com seus pacientes e mantê-los sempre informados? Descubra a importância das campanhas de e-mail, e como elas são mais rápidas, mais baratas e focadas nos seus pacientes.
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Segundo um estudo produzido pela UNICORPORE, “no domínio do marketing, o e-mail é, hoje, amplamente reconhecido como uma das mais eficazes ferramentas de comunicação ao serviço das organizações.”
Na era da internet em que vivemos hoje, há diversas formas de entrar em contato com seus pacientes, seja pelo Facebook, Instagram, SMS, WhatsApp, e outros meios de comunicação.
Apesar de cada plataforma trazer suas próprias características,o e-mail marketing possui diferenciais que nenhuma ferramenta possui, e que dificilmente conseguirão alcançar.
O e-mail marketing é a única forma de comunicação, atualmente, que permite o envio de mensagens contínuas para seus pacientes, sem necessariamente investir financeiramente por cada envio de mensagem, como normalmente acontece em anúncios no Facebook ou envios de SMS.
Porém, e o WhatsApp? Ao contrário do que muitos pensam, plataforma WhatsApp Bussiness não foi feita com o intuito de que empresas entrem em contato com clientes (e sim, o contrário).
Por esse motivo, a ferramenta não permite que as empresas enviem mensagens para diversos clientes ao mesmo tempo.
Além disso, hoje no Brasil, normalmente apenas grandes empresas possuem autorização para enviar mensagens para seus clientes, e ainda com diversas restrições.
É por esses, e vários outros motivos, que o e-mail marketing é uma das estratégias favoritas do marketing.
Um recurso extremamente importante dessa estratégia são as campanhas de e-mail marketing, que iremos abordar mais à frente neste artigo.
Para saber mais sobre a importância das campanhas de e-mail marketing, continue a leitura e descubra!
O que são campanhas de e-mail marketing?
As campanhas de e-mail marketing são e-mails programados para serem enviados uma única vez para seus pacientes. Você pode conhecer esse recurso como “mala direta”.
O principal objetivo das campanhas de e-mail é enviar mensagens pontuais para seus pacientes, como uma campanha de Natal, felicitando seus pacientes em uma data especial e mantê-los próximos de você, mesmo que eles estejam distantes do consultório.
Porém, se os resultados das suas campanhas têm sido positivo, você pode duplicá-las e replicar seu sucesso.
No iClinic Marketing, por exemplo, apesar das campanhas serem enviadas uma única vez, é bastante simples duplicá-las e enviá-las novamente em um outro momento. Ou seja, você não precisaria criar uma campanha de Natal todo ano.
Além disso, você também pode deixar modelos salvos de campanhas, como “Campanha modelo de aviso geral”, e usar o e-mail modelo para todos os avisos gerais do consultório, assim, você otimiza ainda mais seu tempo, alterando apenas o que for necessário em cada aviso.
Continue com a gente no artigo para saber a importância das campanhas de e-mail no seu consultório. Boa leitura!
4 motivos que tornam as campanhas de e-mail marketing importantes
O estudo da UNICORPORE, mencionado mais acima no artigo, separa três principais diferenciais do e-mail marketing:
- O e-mail marketing é mais barato. A estratégia apresenta custos mais baixos quando comparada a outras estratégias de marketing, além de possuir um alcance incrível;
- O e-mail marketing é mais rápido. Ele permite um acompanhamento em tempo real das métricas de avaliação, e o tempo de resposta normalmente é instantâneo – ou seja, caso algum paciente responda o e-mail, você recebe essa mensagem na mesma hora;
- O e-mail marketing é focado nos clientes. No seu caso, essa estratégia permite que você escolha, através de critérios pré-estabelecidos (“pacientes com pressão alta”, por exemplo), exatamente quem você quer que receba aquela mensagem.
Apenas essas três vantagens já mostram uma boa parte da importância do e-mail marketing. Nesse conteúdo, separamos como especificamente as campanhas de e-mail trazem benefícios fundamentais para seu serviço médico.
Confira os principais benefícios a seguir. Acompanhe!
1. Criam um relacionamento mais próximo com seus pacientes
A maioria dos profissionais de saúde possuem muita dificuldade em manter contato com seus pacientes, principalmente quando eles terminaram o tratamento e não precisam marcar um retorno tão cedo.
Muitas vezes, isso resulta no esquecimento por parte do paciente, e mesmo que o atendimento médico tenha sido excelente, ele pode acabar procurando outro profissional na próxima vez que precisar marcar uma consulta.
Pensando nisso, você pode utilizar as campanhas de e-mail para criar um relacionamento duradouro com seus pacientes, usando mensagens personalizadas para mostrar seus diferenciais como profissional.
É possível, por exemplo, criar uma campanha de boas-vindas para seus pacientes.
Você pode deixar um modelo de campanha salvo, e enviar para os novos pacientes do mês, assim, todos eles recebem uma mensagem atenciosa, melhorando ainda mais suas experiências.
Veja um exemplo prático a seguir:
Olá, [nome do paciente], tudo bem?
Estou enviando essa mensagem para te desejar boas-vindas ao Consultório do Dr. iClinico.
Espero que sua primeira experiência com nosso serviço tenha sido ótima! Por favor, qualquer dúvida ou comentário, entre em contato com a gente. 🙂
Um abraço, Dr. iClinico
Um e-mail incrível para receber quando se é um novo paciente, não é mesmo?
2. Mantêm seus pacientes informados
Manter seus pacientes atualizados é fundamental para qualquer consultório, principalmente quando você quer fidelizá-los. Isso inclui, também, quando falamos de avisos gerais sobre o consultório.
Os avisos gerais seriam, por exemplo, um e-mail de aviso que você sairá de férias por duas semanas, ou que a clínica mudou de endereço.
Imagine pedir para sua recepcionista entrar em contato com cada paciente para mandar esse recado. Nada produtivo, não acha?
Com uma campanha de e-mail, você pode enviar essa mensagem rapidamente para todos os seus pacientes, minimizando os desencontros ou até mesmo frustração por parte de seus pacientes por não conseguirem marcar um horário.
Confira a seguir um exemplo de aviso geral:
Oi, [nome do paciente].
Estou enviando este e-mail para comunicar que durante os dias 10/12 e 26/12, estarei em uma viagem de férias, então estarei ausente da clínica durante esse período.
Caso você deseje marcar alguma consulta nesse tempo, por favor, use meu agendamento online. Ele fica disponível 24 horas por dia, a qualquer momento que você precisar: [link do agendamento online].
Tenha uma ótima semana! Abraços, Dr. iClinico
Definitivamente uma maneira muito prática de avisar seus pacientes sobre informações importantes.
3. Informam sobre as novidades
Da mesma forma que os avisos gerais são fundamentais para seus pacientes, as novidades do seu consultório também são essenciais, afinal, todos gostam de receber uma boa notícia.
Imagine que você tenha conseguido um diferencial importantíssimo, como uma entrevista em um canal de TV, ou até mesmo criado seu próprio canal no Youtube.
Mesmo que você poste em todas as suas redes sociais, não há uma garantia que seus pacientes, de fato, verão a novidade.
Com uma campanha de e-mail, a única forma do paciente não ver, é excluindo a mensagem diretamente. Ou, em algumas exceções, ele não ter recebido a mensagem por conta de algum erro.
Veja um e-mail de novidade interessante para enviar para seus pacientes:
Olá [nome do paciente], como vai?
Queria te avisar que recentemente criei meu próprio canal no Youtube! Nele, irei publicar alguns vídeos voltados para tirar suas principais dúvidas e contar algumas novidades da área médica.
Quer que eu aborde algum assunto específico? Responda este e-mail e me conte o que gostaria de ver nos meus vídeos. 🙂
Abraços, Dr. iClinico
Um e-mail incrível de se receber do seu médico, não concorda?
4. Não permitem que os pacientes se esqueçam de você
Essa parte pode parecer um pouco óbvia, mas é importante reforçar: as campanhas de e-mail, assim como o e-mail marketing como um todo, não permitem que os seus pacientes se esqueçam facilmente de você.
Como já mencionamos antes, os pacientes acabam esquecendo – com bastante frequência – de marcar retorno, esquecem do nome do doutor que realizou o atendimento, entre outros aspectos.
As campanhas são uma ótima forma de lembrá-los que você existe, e que você se lembra deles, mesmo quando eles não estão no consultório. E isso é um diferencial que uma boa parte dos médicos não conseguem alcançar.
Para garantir que suas campanhas são de fato, excelentes, leia a seguir algumas boas práticas das campanhas de e-mail.
Boas práticas das campanhas de e-mail marketing
Seguindo algumas dicas e boas práticas, suas campanhas de e-mail podem ser extremamente eficientes e relevantes para seus pacientes.
As boas práticas a seguir estão presentes no iClinic Marketing, a ferramenta de e-mail marketing totalmente integrada ao software médico iClinic e desenvolvida exclusivamente para profissionais de saúde.
Confira exatamente quais são elas a seguir. Acompanhe!
1. Mantenha os cadastros dos seus pacientes atualizados
Para mandar campanhas de e-mail, é preciso ter o e-mail cadastrado do paciente, caso contrário, você não conseguirá enviá-las para seus pacientes.
Por isso, é fundamental lembrar de cadastrar todas as informações dos seus pacientes no software, principalmente os e-mails.
Caso não seja você a pessoa que realiza o cadastro, e sim os profissionais da recepção, lembre-se de enfatizar a importância desse dado para eles.
2. Escolha um assunto de e-mail interessante
Seus pacientes dificilmente abrirão o e-mail se o assunto dele for chato ou confuso, então, certifique-se de que ele é interessante ou pelo menos informativo.
Caso você esteja enviando uma campanha de aviso geral, um bom assunto pode ser “Aviso importante do Dr. iClinico”. Apesar de ser simples, ele é objetivo e deixa claro que é importante, então não há motivos para o seu paciente excluir sem ao menos abri-lo.
3. Crie um conteúdo objetivo e simples de entender
Lembra dos exemplos práticos de e-mail ao longo do artigo?
Nenhum deles era muito longo, confuso, ou usava uma linguagem extremamente formal e técnica. Afinal, seus pacientes não possuem familiaridade com termos científicos, mesmo que na sua rotina, esses termos sejam comuns.
Por isso, é importante que o conteúdo da mensagem seja claro e simples de entender, porque, se for algo difícil, seus pacientes não irão continuar a leitura, e podem nem mesmo abrir os próximos e-mails.
4. Incentive o engajamento dos seus pacientes
Quando falamos de engajamento, não significa apenas incentivar que seus pacientes respondam os e-mails com comentários ou sugestões – algo também muito importante para o fortalecimento da relação.
O engajamento também é incentivar que seus pacientes chequem seus e-mails de vez em quando, avise-os que você irá enviar e-mails importantes e relevantes.
Lembre-se também que, diferente de outras plataformas como o Facebook, que há uma explosão de conteúdo e novidade o tempo todo, o e-mail normalmente não possui tanta competição, e não se perde completamente como no feed (página) do Instagram.
Por isso, informe aos seus pacientes que você é um médico moderno e preocupado que eles recebam informações corretas e atualizadas e que, portanto, enviará alguns e-mails de vez em quando.
Ficou interessado nas campanhas de e-mail e ainda não possui o iClinic Marketing? Faça um teste gratuito agora mesmo e veja essa revolução que você leva para seu consultório! É só clicar na imagem abaixo:
Entendeu a importância das campanhas de e-mail para o sucesso do seu consultório? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e inscreva-se na nossa newsletter para receber mais artigos!