8 funcionalidades favoritas dos oftalmologistas no iClinic

12 funcionalidades favoritas dos oftalmologistas no iClinic

Leia em 7 min.

Pensando em atender os oftalmologistas da melhor forma, o software médico iClinic desenvolveu funcionalidades especiais voltadas para essa especialidade. Confira quais são elas durante o artigo.

Apesar de todos os profissionais da área da saúde terem a mesma missão, cuidar do paciente, as especialidades médicas costumam pedir funcionalidades diferentes, afinal, especialistas precisam de um software médico que atenda às suas necessidades.

A rotina de um oftalmologista é bastante corrida, seja realizando diversos tipos de procedimentos, como cirurgias. Dessa forma, é essencial que um software médico atenda pontos chaves como prescrições de óculos e medicamentos, prontuário eletrônico personalizável, e controle financeiro.

Além disso, este profissional possui demandas importantes para atração e fidelização de pacientes.

Continue lendo o artigo e entenda como o iClinic busca atender os oftalmologistas da melhor forma, e as funcionalidades mais adoradas por esses profissionais!  

Principais vantagens para oftalmologistas no iClinic

Os oftalmologistas costumam ter demandas bem específicas por conta de sua especialidade. Pensando nisso, o iClinic desenvolveu funcionalidades especialmente para esses profissionais tão importantes no nosso dia a dia.

Confira quais são essas funcionalidades, e as principais vantagens que elas trazem para os oftalmologistas. Continue a leitura!

1. Prontuário eletrônico personalizado

O prontuário eletrônico do iClinic, além de integrar os dados do seu paciente em um único lugar, tornando o atendimento mais ágil e o diagnóstico mais preciso, é personalizado especialmente para sua especialidade.

Ao se cadastrar no software, é necessário registrar qual é a sua especialidade, no caso, oftalmologia. É dessa forma que o software personaliza seu sistema, inclusive seu prontuário! O prontuário eletrônico dos oftalmologistas foi desenvolvido para atender suas principais demandas, e fica nessa visualização:

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A anamnese é configurada com questionamentos personalizados, como “traumas oftalmológicos”, “cirurgias oftalmológicas”, “doenças oftalmológicas na família”, entre outros. Além disso, há seções especializadas como “acuidade visual”, “teste de lentes”, “biomicroscopia”, ou seja, exames mais recorrentes na rotina de um oftalmologista.

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É possível alterar os campos do prontuário de acordo com sua rotina e anamnese, então caso os campos não estejam de acordo com a rotina, não se preocupe! O prontuário eletrônico foi feito para se adaptar ao seu dia a dia.

2. Prescrição de lente de óculos

Na rotina de um oftalmologista, é comum a prescrição de lente de óculos para seus pacientes. Pensando nessa atividade, nós desenvolvemos uma funcionalidade de prescrição de óculos, bastante solicitada por nossos clientes oftalmologistas.

Nesse tipo de prescrição eletrônica, a prescrição de óculos do iClinic faz o cálculo da adição de forma automática.

Além disso, possuímos um banco de dados com variados tipos de lentes mais usados. Não encontrou alguma lente que costuma utilizar? Não precisa se preocupar: é possível adicionar quantas lentes foram necessárias.

Dessa forma, o atendimento fica mais prático e você pode focar em entregar um atendimento mais humanizado para o paciente, tirando todas as suas dúvidas.

3. Diferentes status na agenda

Na agenda médica do iClinic, vários status de agendamento são disponibilizados para facilitar a gestão durante a rotina agitada da clínica. Com eles, é possível visualizar de maneira rápida e prática se o paciente está aguardando o atendimento, não compareceu, foi atendido, entre outros.

Os status de agendamentos que normalmente aparecem são os seguintes:

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Para os oftalmologistas, contudo, há um status de agendamento especial: o “dilatando a pupila”. Sua função é avisar para o profissional que a preparação para a consulta já está sendo realizada.

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Uma funcionalidade muito útil na rotina de uma clínica oftalmológica, não é mesmo?

4. Agendamento Online

O agendamento online foi desenvolvido com o objetivo de atrair mais pacientes, e fidelizá-los. Com essa funcionalidade, o paciente não precisa entrar em contato com a clínica para agendar uma consulta.

Tudo que ele precisa fazer é acessar seu perfil online gratuito, escolher o melhor horário e confirmar a consulta. O agendamento online fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana na plataforma Agendar Consulta.

Confira neste artigo como o agendamento online do iClinic funciona.

Além de trazer uma solução prática para clínicas que buscam ter mais consultas, o agendamento online reduz custos com telefonia e abre tempo para recepcionistas focarem em atividades mais produtivas, como cuidar da gestão da clínica.

O agendamento online é integrado com a agenda médica do iClinic, ou seja, todas as consultas marcadas são sincronizadas entre as agendas, evitando conflitos de horários.

5. Relatórios e gráficos automatizados

Quanto mais informações você adicionar sobre seus pacientes e quanto mais você utilizar o sistema para a gestão da sua clínica, o software da iClinic, gerará relatórios e gráficos automáticos sobre o dia a dia da clínica, com um visual de fácil entendimento. Eles ficam nessa visualização:

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No painel de gerenciamento, é possível ver quais procedimentos foram realizados, quantos pacientes particulares (ou por convênio) foram atendidos, duração dos atendimentos, entre outras. Além disso, você também pode gerar seus próprios relatórios.

Na iClinic você pode exportar seus dados médicos a qualquer hora que desejar, basta um clique, e sua exportação será feita. Você pode realizar a exportação acessando “Configurações da Clínica” e clicando em “Exportar dados”.

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6. E-mail para aniversariantes

Já passou por algumas situações, em que seus pacientes consultam na sua clínica, recebem a prescrição, mas não retornam?

Em clínicas oftalmológicas, é muito comum pacientes marcarem uma consulta apenas para pedirem receitas de óculos e não retornarem mais. Inclusive, acabam esquecendo de quem os atendeu.

A fidelização de pacientes é uma prática essencial para clínicas que possuem o objetivo de se destacar na sua área, por isso, obter ferramentas que ajudem a melhorar a sua relação com os pacientes é extremamente importante.

O e-mail para aniversariantes é uma dessas ferramentas. Sua principal função é mostrar para paciente que você realmente se importa, felicitando-o em um dia tão importante como seu aniversário. Todos gostam de receber um parabéns, e essa é uma das atitudes que potencializam a experiência do paciente, mesmo fora da clínica.

A partir do momento que você habilita essa funcionalidade no iClinic, o software manda os e-mails de forma automática para os aniversariantes do dia. Você pode escolher uma das imagens personalizadas do nosso sistema, e personalizar seu texto da maneira que achar melhor.

Descubra neste artigo como o e-mail de aniversariantes fideliza seus pacientes e como ele funciona na prática.

7. Multiprocedimentos

Os pacientes de uma clínica oftalmológica costumam realizar vários procedimentos em uma só consulta, como exames de refração, diferentes tipos de testes, cirurgias oculares, entre outros.

Na agenda médica do iClinic, você pode agendar múltiplos procedimentos em uma única consulta, especificando qual é o tipo de procedimento, e estabelecendo a quantidade de cada um. Dessa forma, fica fácil organizar os materiais necessários antes de cada consulta, entregando um serviço de excelência.

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Saiba como organizar sua agenda médica com o multiprocedimentos agora mesmo.

8. Anexos de arquivos e documentos

No prontuário eletrônico do seu paciente é possível adicionar fotos, exames, e quaisquer documentos que achar necessário para realizar uma análise mais profunda e registrar a progressão de seus pacientes.

Com todas as informações do seu paciente organizadas e centralizadas, fica fácil acessá-las de qualquer lugar, em qualquer hora que você quiser.

9. Acesso em todos os dispositivos

O software da iClinic pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico. Seja computador, celular ou tablet, suas informações estão disponíveis 24 horas por dia, em qualquer lugar que desejar.

Existem muitos benefícios em poder acessar seus dados médicos em qualquer lugar, como por exemplo, poder atender rapidamente alguma situação de emergência.

Caso seu paciente esteja em uma emergência, você pode acessar rapidamente seu prontuário através do seu celular, e avisar quais são suas alergias e procedimentos já realizados.

Dessa forma, você não precisa ir até sua clínica para conseguir acessar informações importantes. Muito mais prático, não é mesmo?

10. Controle financeiro

Vários procedimentos e cirurgias são realizados no dia a dia? Você utiliza diversos produtos na sua clínica?

O financeiro do iClinic é essencial para qualquer clínica que tenha como objetivo se tornar mais rentável e obter uma boa gestão de recursos. Com a funcionalidade “Centro de Custos”, você pode controlar os gastos da sua clínica por área, setor, qualquer segmentação de sua preferência.

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Além disso, você pode registrar todas as suas movimentações financeiras (recebimentos e despesas), inclusive parcelar procedimentos e controlar múltiplas contas bancárias e convênios médicos.

Quando você lança o recebimento da consulta, os ajustes no seu Fluxo de Caixa são feitos automaticamente pelo sistema. Tudo que você precisa fazer é adicionar informações.

Com o financeiro do iClinic, seu controle financeiro sempre fica organizado.

11. Lembrete de consulta por SMS e E-mail

Na rotina das clínicas é muito comum pacientes faltarem simplesmente porque esqueceram o horário marcado. Pensando em solucionar esse problema, nossa equipe de produto desenvolveu a funcionalidade lembrete de consultas.

Você pode enviar mensagens personalizadas por SMS e e-mail, lembrando os pacientes da consulta. Além de entregar um diferencial, você diminui o número de faltas da sua clínica.

Faça como a Dra. Clarisse Lobo e reduza o número de faltas na sua clínica.

12. Repasse para profissionais

Há mais de um profissional atuando na sua clínica?

Com a funcionalidade repasse para profissionais, você pode configurar os valores de repasse para cada profissional, especificando porcentagem de acordo com convênio e procedimento.

Uma maneira prática de organizar os repasses e controlar melhor o financeiro da sua clínica!

E então, o que acha de testar gratuitamente essas funcionalidades? Venha adorar essas funcionalidades também, e veja na prática as vantagens que o iClinic pode trazer na sua rotina. Faça nosso teste grátis agora mesmo:

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O que achou das funcionalidades favoritas dos oftalmologistas? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários, e não esqueça de compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.