Como o Bruno Diaz obteve sucesso como empreendedor na área da saúde?

Como o Bruno Diaz obteve sucesso como empreendedor na área da saúde?

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso

Leia em 6 min.

Para ser um empreendedor na área da saúde, é preciso ir além do cuidado aos pacientes, e adquirir habilidades em administração e finanças, além de contar com tecnologias como softwares médicos.

Você tem o sonho de abrir sua própria clínica e se dedicar totalmente aos seus pacientes? 

Apesar de muitos profissionais administrarem uma clínica ou consultório, muitos ainda não conseguem viver financeiramente apenas com as consultas da clínica, e precisam atuar em outros locais, como hospitais.

O Bruno Diaz é um dos empreendedores que, além de cuidar dos seus pacientes e se dedicar apenas a sua clínica, também se tornou referência no mercado médico.

Continue a leitura para descobrir como ele conquistou esse sucesso em sua carreira, e como o iClinic o ajudou em sua jornada.

Sobre a carreira do quiropraxista Bruno Diaz

O Bruno é graduado em quiropraxia pela Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, localizada no Rio Grande do Sul, desde 2006.

“Desde criança sempre tive interesse na área da saúde, porque queria cuidar das pessoas. Descobri a quiropraxia por acaso, quando estava lendo uma revista de surf.”

Ao conhecer a quiropraxia, percebeu que ela permitiria o atendimento aos pacientes com tratamentos sem a necessidade de remédios, um estilo de cuidado que ele desejava seguir.

“Uma notícia contava a história de um australiano quiropraxista que estava vindo para o Brasil estudar e cuidar de pacientes. Me interessei pela quiropraxia na reportagem. Quando iniciei o curso, vi que tinha feito a escolha certa.”

O profissional é apaixonado pela sua profissão, e se sente totalmente satisfeito ao ver a evolução dos seus pacientes durante as consultas.

“Estou há quase 20 anos na área de quiropraxia. Iniciei o curso em 2001, e já trabalho há 14 anos. Amo minha profissão, faço o que gosto, tenho prazer em ajudar as pessoas e saber que com a terapia manual, orientações no estilo de vida  posso melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes.”

Atualmente, no Brasil, apenas duas universidades oferecem a graduação em quiropraxia, a Universidade Feevale citada anteriormente, e a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, cujos cursos existem desde 2000.

“A história da quiropraxia no Brasil é nova, os profissionais mais experientes têm em torno de 30 a 40 anos, principalmente aqui na região sul do Rio Grande do Sul onde trabalho, posso dizer que sou um dos pioneiros, e estou colhendo os frutos de ser uma referência na área.”

Além de cuidar dos seus pacientes, Bruno também administra seu próprio negócio, e em seu depoimento, enfatizou a importância do empreendedorismo para o sucesso da sua carreira.

Tenho minha clínica desde 2009, e construí minha marca, já tenho minha cartela de clientes. Divido as tarefas administrativas da empresa com minha esposa e secretária, e é importante que a gente enxergue a clínica como uma empresa.”

Empreendedor na área da saúde com o iClinic

Foi graças ao seu curso que o quiropraxista pôde aprender mais sobre administração e empreendedorismo.

“Desde o bacharelado em quiropraxia já tive uma preparação com aulas de administração. No curso precisei fazer um plano de negócios, e aprendi que os pacientes também precisam ser vistos como clientes.”

Esse conhecimento foi essencial não apenas durante a abertura da sua clínica, mas para garantir que ela conquistasse mais estabilidade no mercado da saúde.

“Para ter essa visão, é preciso colocar suas informações em um sistema organizado, ter um fluxo de caixa, ter dados claros, você não pode simplesmente abdicar dessas tarefas administrativas. Apenas atender pacientes não mantém sua empresa no mercado.” 

Devido à sua dedicação, experiência e conhecimento, o Bruno construiu uma clínica de sucesso.

“O dinheiro proveniente das consultas precisa ser investido em marketing, equipamentos, conhecimento e aperfeiçoamento do profissional para que a clínica cresça. Essa visão empreendedora veio durante meu curso, que me preparou para a abertura da minha empresa. Hoje em dia eu vivo da minha clínica, e é o único local que me dedico, não preciso sair daqui para atender em nenhum outro local.”

Para ajudá-lo a cuidar de todas as suas responsabilidades sem deixar os atendimentos aos pacientes de lado, o quiropraxista decidiu contar com a ajuda do software médico iClinic.

“É uma vida bem agitada, mas precisamos dar conta. São muitas responsabilidades, e se não estamos organizados, fica difícil. O próprio iClinic ajuda muito, com a agenda da semana, a gestão financeira, os prontuários dos pacientes que guardam informações de anos sem ocupar espaços físicos. O iClinic facilita o dia a dia e ajuda na organização.”

Veja a seguir como o Bruno conseguiu utilizar os diferenciais do iClinic para tornar seu dia a dia mais prático e organizado.

Bruno Diaz como empreendedor na área da saúde com o iClinic

Como o iClinic auxilia o Bruno Diaz em sua jornada como empreendedor na área da saúde?

“Antes eu tinha um sistema que meu amigo tinha desenvolvido. Mas não me satisfazia, era lento, o layout era ruim, não atendia minhas necessidades. O iClinic é muito melhor.”

Ao buscar por um software médico que atendesse as demandas da sua clínica, o quiropraxista recebeu indicações sobre o iClinic e realizou o teste gratuito para conhecê-lo na prática.

“Recebi indicações de alguns colegas, o teste também foi bom, consegui personalizar os prontuários, e com o tempo, vi as melhorias. Toda semana, praticamente todos os dias, tem alguma melhoria no sistema, e eu percebo isso no meu dia a dia.”

Como o Bruno comentou em sua entrevista, o desenvolvimento de funcionalidades no iClinic nunca para, e de fato, nossa equipe sempre busca melhorias contínuas no sistema.

“O iClinic está sempre sendo atualizado. Isso me chamou muito a atenção, além do layout inovador que me conquistou, e a possibilidade de deixar o prontuário do meu jeito.”

O quiropraxista também compartilhou as principais diferenças entre seu sistema antigo, para o iClinic.

“O iClinic é mais rápido, posso tirar fotos e adicionar direto no sistema, a gestão financeira fica mais organizada, é um sistema mais completo e prático. É um sistema fácil de usar, e concentra tudo que eu preciso dentro um só lugar.”

Além de ser fácil de usar, funcionalidades como a comparação de imagens, são essenciais para o dia a dia do profissional.

“A visualização de exames dentro do prontuário é muito boa para mostrar o resultado para o paciente. Além de facilitar, o paciente gosta de visualizar, o que deixa a consulta mais didática.”

O armazenamento na nuvem também é fundamental para o quiropraxista, e seus pacientes, que podem ter suas dúvidas solucionadas a qualquer momento.

“Com a agenda e o prontuário do paciente na nuvem, de onde você estiver é possível ter acesso aos dados. Não conseguimos nos lembrar de todos os detalhes, mas podemos abrir o prontuário de qualquer lugar, assim como ver os horários disponíveis na agenda para responder um paciente.”

Quiropraxista Bruno Diaz com o iClinic

Como o Bruno Diaz conquistou uma gestão financeira de excelência com o iClinic?

Toda clínica também é uma empresa, e o quiropraxista sabia desde sua graduação a importância de controlar suas finanças e aumentar suas receitas para manter o negócio no mercado.

Com a ajuda do iClinic, ele consegue gerir suas finanças, e obter previsibilidade dos seus gastos.

“No meu dia a dia eu consigo controlar minhas receitas, despesas, posso prever futuros gastos e realizar investimentos dentro da própria clínica. Com o iClinic eu consigo me programar financeiramente, e perceber quais são meus meses fortes, e aqueles mais fracos.”

Esse controle financeiro é indispensável para a clínica, que consegue preparar sua renda para todos os meses do ano.

“Às vezes nós ficamos tão focados em atender pacientes, e não paramos para analisar quais meses costumam ter mais consultas. Todos os profissionais autônomos, principalmente na área da saúde, têm meses fortes e fracos.”

Como o quiropraxista comentou em sua entrevista, a gestão financeira é essencial para qualquer profissional de saúde.

Afinal, para cuidar dos seus pacientes é preciso manter sua clínica funcionando, e isso só é possível quando seu negócio gera lucro.

“É preciso se programar para saber que, nos meses de baixa, não é possível investir tanto, é preciso diminuir gastos. Nos meses com mais fluxo, você pode investir em equipamento, em marketing. Utilizo a gestão financeira do iClinic para ter essa previsão.”

Ter sucesso como empreendedor na área da saúde é um grande desafio, mas o Bruno Diaz conseguiu superá-lo devido aos seus estudos, e sua preocupação em melhorar sua clínica.

Com a ajuda do iClinic, o quiropraxista conseguiu melhorar sua gestão financeira, e ter um sistema completo com tudo que ele precisa em um só lugar.

Você também quer empreender na área da saúde e obter sucesso na sua carreira? Teste gratuitamente o iClinic e conheça todos os diferenciais citados no artigo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Contatos do quiropraxista Bruno Diaz Pinto:

Endereço: Rua Barão de Santa Tecla 515, sala 301, Centro, Pelotas – RS
E-mail: bruno_quiro@hotmail.com
Telefone: (53) 30273773 ou (53)984590436


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.