20 documentários para profissionais de saúde

20 documentários para profissionais de saúde

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica Leave a Comment

Última atualização em

Leia em 5 min.

Os documentários são uma ótima forma de adquirir mais conhecimento por meio do conteúdo audiovisual. Afinal, podemos ter acesso a relatos e evidências científicas de forma rápida, e até mesmo, divertida. 

Quer escutar o áudio do artigo? Clique no player abaixo:

O audiovisual é um formato de conteúdo cada vez mais consumido em todo o mundo, seja ele em vídeo, filme, série ou documentário. 

O livro Como fazer documentários de Luiz Carlos Lucena enfatiza a importância desses conteúdos para ampliarmos nosso conhecimento sobre o mundo.

“Fazer documentários, ou melhor, trabalhar com o audiovisual, é uma terapia, uma forma de nos relacionarmos bem com o mundo, uma maneira de compreendê-lo e de entender nossa relação com ele.”

Ao assistir esses materiais, também conseguimos tirar proveito de todos esses benefícios. 

Confira a seguir nossa coletânea de documentários para profissionais de saúde. 

Aproveite o conteúdo!

Documentários que todo profissional de saúde deveria assistir 

O documentário é definido como uma produção artística não-ficcional, com o principal objetivo de explorar a realidade. 

Os documentários sobre a área da saúde são baseados em dados históricos, entrevistas e arquivos, para construírem uma narrativa que apresente, da melhor forma possível, o funcionamento do meio médico.

Dê uma olhada em 20 documentários que além de alcançarem esse objetivo, também conseguem emocionar seus espectadores. 

1. Como o Cérebro Cria 

Em “Como o Cérebro Cria” o neurocientista David Eagleman explora o funcionamento do processo criativo de profissionais talentosos e renomados do mercado. 

Seu objetivo é mostrar novas formas de incentivar a criatividade e encorajar essa habilidade em todas as pessoas. 

O documentário está disponível na Netflix e tem aproximadamente 52 minutos. Uma ótima escolha para profissionais de saúde que desejam entender mais sobre o funcionamento do cérebro humano.

2. Ask the Doctor 

Três médicos buscam soluções e respostas para as principais dúvidas dos pacientes. 

Ask the Doctor” aborda temas como alergias, obesidade, distúrbios do sono, sexo e dores. Para testar novos tratamentos e derrubar mitos da medicina, os profissionais educam seus pacientes de forma leve e didática.

Um conteúdo ideal para médicos que buscam compartilhar informações da área médica de forma descontraída. 

3. Print the Legend

Print the Legend” é um documentário original da Netflix, e mostra a corrida pela liderança no mercado de impressão 3D.

As impressoras 3D são uma inovação fundamental na área da saúde, e entender seu funcionamento pode ajudar os profissionais, principalmente no futuro.

Afinal, a tendência é que elas estejam cada vez mais presentes na rotina médica

O documentário também aborda a importância de inovar, empreender e buscar melhorias para entregar uma solução cada vez mais eficiente para o público.

4. Bebês em foco 

Essa série documental investiga como os bebês descobrem a vida durante seu primeiro ano de vida. 

Ela examina a jornada desde o nascimento, e explora a forma como a criança cria vínculo com a família, como aprende a se alimentar, dormir, engatinhar, entre outras habilidades. 

Um documentário fantástico para os profissionais de saúde que desejam entender de forma mais completa o funcionamento dos bebês. 

5. Bill Nye – Science Guy

Bill Nye é um apresentador de programa americano, engenheiro mecânico e cientista da computação. 

Em seu documentário “Bill Nye – Science Guy“, ele enfrenta um público cético em relação ao aquecimento global, e tenta educá-los com evidências científicas que irão ajudá-lo em sua argumentação.

Todo médico já precisou lidar com um paciente cético, e aqueles que ainda não lidaram, podem aprender como criar uma ótima argumentação com o Bill. 😉

6. Explicando – A mente

“Explicando” é uma série documental que aborda diversos assuntos como mercado de ações, DNA projetado e criptomoedas. 

“Explicando – A mente” é um spin-off (uma série derivada) que trata exclusivamente da mente humana

Nela, especialistas explicam de uma forma didática como a memória, sonhos, ansiedade e meditação funcionam, entre outras questões da neurociência.

7. 100 humanos 

Existem diversas questões sobre a vida que nunca foram respondidas. O que nos torna atraentes? Como ser feliz? Qual é a melhor idade?

A série documental “100 humanos” reúne cem pessoas diferentes para participarem de experimentos divertidos sobre as principais dúvidas da vida humana

8. Pandemia 

“Pandemia” conta a história dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao vírus da gripe, e como eles estão arriscando suas vidas para evitar uma contaminação global.

9. The C Word 

O documentário “The C Word” mostra que para desvendar os mistérios do câncer, é necessário revolucionar.

Um conteúdo perfeito para os profissionais de saúde que desejam descobrir como pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a vencer o câncer de forma efetiva.

10. Está tudo nos números 

“Está tudo nos números” mostra como a ciência consegue utilizar dados para prever acontecimentos de maneira assertiva. 

A ciência dos dados não para de crescer, e é fundamental para todo profissional entender como ela impacta suas rotinas médicas, assim como seu nível de confiabilidade.

11. Fogo nas veias 

Dylan Mohan luta contra as empresas farmacêuticas para tornar os remédios que combatem o HIV mais acessíveis para os pacientes. 

O documentário “Fogo nas veias” conta a história da luta de Dylan para administrar a crise da AIDS na África, e enfatiza a importância da democratização do acesso à saúde para os pacientes.

12. Take your pills 

Qual é o preço de utilizar remédios em qualquer situação, mesmo sem necessidade? 

Take your pills” mostra como os medicamentos oferecidos a estudantes, atletas e demais profissionais, podem custar caro para aqueles que desejam fazer tudo mais rápido.

13. Seleção Artificial

Quem são os cientistas por trás da seleção artificial? 

O documentário mostra como a edição genética pode alterar a biologia humana, erradicar doenças, e escolher exatamente as características dos bebês.

14. What the Health

Em “What the Health” o documentário explica quais são os impactos da indústria de alimentos processados de origem animal, além de mostrar por quais motivos as organizações de saúde promovem essa indústria. 

Se você deseja entender a conexão entre alimentação, doenças, indústria farmacêutica e bilhões de dólares que movem o sistema de saúde, é essencial assistir “What the Health“.

15. Heal – O Poder da Mente 

A saúde física e a mente estão mais conectadas do que muitos pensam. 

Heal – O Poder da Mente” apresenta essa ligação por meio de histórias de profissionais de saúde e pacientes crônicos, tornando o documentário repleto de histórias emocionantes.

16. Cowspiracy

A indústria da carne e laticínios é responsável por acabar com diversos recursos naturais do planeta, e grandes organizações como Greenpeace e WWF não abordam essa questão. 

No documentário “Cowspiracy” você pode entender os motivos por trás de toda essa problemática.

17. Cooked

Em “Cooked“, o jornalista Michael Pollan mostra como a culinária pode transformar totalmente o mundo em que vivemos. 

Você deseja descobrir um novo olhar sobre a culinária? Então assista o documentário e descubra como ela pode afetar a vida dos seus pacientes, e a sua, de diversas formas. 

18. Rotten

A série documental “Rotten” revela a corrupção na produção de alimentos, e aponta verdades cruéis que estão na nossa comida, definindo os aspectos da nossa saúde. 

19. Muito além do peso 

Como as crianças estão desenvolvendo diabetes e problemas cardiovasculares?

Em “Muito Além do Peso”, Estela Renner fala sobre a epidemia da obesidade infantil, entrevistando diversos médicos, especialistas, pais e autoridades governamentais para mostrar a realidade das crianças com sobrepeso. 

20. A Pílula Mágica 

Se nós somos o que comemos, por que a maioria das pessoas não está preocupada com o que consome? 

Em “A Pílula Mágica”, vários profissionais de saúde e especialistas em alimentos mostram como nosso corpo é eventualmente, afetado por tudo que consumimos. 

E então, já tinha assistido algum documentário? Conhece outro que não está na nossa coletânea? 

Compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários, e não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter. 🙂


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.