Como o Dr. Orlando Righesso se tornou um destaque no mercado médico?

Como o Dr. Orlando Righesso se tornou um destaque no mercado médico?

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso Leave a Comment

Leia em 8 min.

Para ter ainda mais destaque no mercado médico, os profissionais de saúde precisam oferecer um atendimento humanizado, ter uma estratégia de marketing consolidada, e inovar cada vez mais seus atendimentos.

Ser uma referência na área da saúde é um objetivo comum entre os médicos.

Porém, além de cuidar de pacientes e administrar suas próprias clínicas, os profissionais empreendedores também precisam se preocupar com o aumento crescente de competitividade no mercado. 

Para garantir que seu atendimento de excelência continue alcançando mais pacientes, o Dr. Orlando conta com a ajuda do iClinic em sua rotina.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a história do profissional, e como você também pode conquistar destaque no mercado médico.

Um pouco sobre a carreira do Dr. Orlando Righesso

O Dr. Orlando é graduado em Medicina pela PUC do Rio Grande do Sul, é especialista em ortopedia e traumatologia pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), e especialista em Cirurgia da Coluna pela Santa Casa de São Paulo.

O profissional possui sua própria clínica em Bento Gonçalves, e também atua em uma clínica em conjunto com uma equipe de neurocirurgiões em Caxias do Sul, Farroupilha e Vacaria no Rio Grande do Sul. 

“Desde criança eu sempre gostei de fazer trabalhos manuais, com martelo, parafusos, pregos, e meu pai era da área da saúde. De escutar meu pai falar sobre sua profissão como dentista com tanto entusiasmo e dedicação, fiquei inspirado a cursar Medicina, assim como meus irmãos, que também são médicos.”

Em sua entrevista, o especialista compartilhou que assim como seu pai o inspirou a cursar Medicina, outros profissionais também incentivaram sua paixão pela ortopedia.

“Desde o início do curso de Medicina, realizei estágio na área de ortopedia e traumatologia na sala de gesso/urgência durante minha graduação, e essa especialidade me cativou na metade do curso. Durante a residência no hospital, a área de coluna vertebral era um destaque, pois tive preceptores muito dedicados que adoravam essa especialização.”

Dr. Orlando Righesso

“A dedicação desses professores me conquistou e escolhi a área da cirurgia da coluna dentro da ortopedia, uma especialidade bem complexa porque cirurgias na coluna sempre envolvem muitos riscos.”

Além da sua graduação, o Dr. Orlando também realizou estágios e treinamentos em instituições internacionais como: Minnesota Spine Center, Medical Education and Research Institute, Universidade de Wisconsin-Madison e Texas Back Institute nos EUA.

“Fiz minha especialização em Coluna na Santa Casa de São Paulo, e fora do Brasil, nos EUA e na Europa. Por saber que o estudo do médico nunca termina, também fiz mestrado e doutorado em hérnia de disco na Santa Casa de São Paulo.”

Com seus estudos e dedicação, o trabalho do ortopedista foi reconhecido no mercado médico internacional.

“Minha tese de mestrado e doutorado foi publicada em artigos internacionais, e até hoje sou citado como referência no tratamento cirúrgico da hérnia de disco lombar. Recentemente saiu uma metanálise bem profunda sobre esse assunto (Muthu Sathish e col. , 2020), onde analisaram 2137 artigos, selecionaram somente 27 e meu artigo foi citado entre os 5 melhores do mundo dentro deste tópico.”

Durante seu depoimento, o Dr. Orlando comentou como é importante ter esse reconhecimento, tanto para seu crescimento pessoal, quanto profissional.

“É um prazer muito grande produzir um trabalho científico que é reconhecido internacionalmente, porque é difícil, é preciso ter toda a metodologia científica adequada com evidências comprovadas. Se você consegue entregar um trabalho de qualidade, com alto nível de inglês, é possível sair em revistas como a Neurosurgery, na qual meu artigo foi publicado, e que também é reconhecida como qualis A, o nível mais alto de revista científica.”

A verdade é que para alcançar esse destaque em sua carreira, o especialista nunca parou de estudar e buscar novas maneiras para se manter atualizado. 

Como o profissional enfatizou em sua entrevista, todos os médicos precisam estar preocupados em como inovar seus atendimentos.

Na Medicina nunca podemos ficar estagnados, nosso desafio é nos mantermos atualizados. Recentemente participei de um webinar sobre uma nova técnica cirúrgica, e o fato é que com o tempo, o médico fica mais velho, e se você não estiver atualizado, aprendendo novas técnicas, você fica para trás. A inovação é muito rápida, e você precisa acompanhá-la. Meu principal desafio é me manter competitivo em um mercado tão concorrido como a Medicina.”

Sua busca contínua por conhecimento não é o único diferencial do Dr. Orlando. Ele também investe em marketing médico para encantar e fidelizar seus pacientes.

Hoje em dia o médico que não tem marketing está fora do mercado. Quem ainda não entrou, já está muito atrasado. Eu procuro melhorar cada vez mais meu marketing. Inclusive, estou fazendo uma lista com as dúvidas mais frequentes dos pacientes, porque quero produzir vídeos para que os pacientes encontrem as respostas nas minhas redes sociais.”

Como o próprio ortopedista explicou em seu depoimento, o marketing digital consegue proporcionar diversas vantagens para os profissionais de saúde.

“Em cidades menores, ainda é muito comum fazer anúncios em jornais ou no rádio. Eu parei de fazer anúncios no jornal porque no Facebook, Instagram e Google, sei que os pacientes vão me encontrar. No jornal eu não sei se eles vão ver, e na internet, posso selecionar o perfil de pessoas que estou buscando, como a idade, localização, características. A busca pelo paciente é muito mais fácil, porque eles já estão nos procurando na internet.”

O atendimento humanizado também é uma das estratégias mais importantes que o Dr. Orlando realiza em sua clínica, e está sempre preocupado em oferecer uma boa experiência para seus pacientes.

“A oferta de médicos no mercado é muito grande. É um número cada vez maior, como podemos nos diferenciar? Além de investir em inovações tecnológicas, especializações e marketing, é essencial transmitir segurança para o paciente e ter empatia.”

Além de oferecer um atendimento de qualidade, o ortopedista também se preocupa com outras etapas da jornada do paciente, como a recepção e decoração da clínica.

“Para fidelizar meus pacientes, busco ter uma clínica com um layout agradável, na qual o paciente perceba que ele está em um local moderno, com wi-fi, revistas novas e um bom cafézinho, com uma secretária treinada, preocupada em resolver o problema do paciente.”

Clínica do Dr. Orlando Righesso

“Ao invés de encaminhar o paciente de volta para o seu convênio ou transferir o problema para ele, vai estar dedicada em resolver o problema. Com o diferencial da localização da clínica, atendimento personalizado da secretária, associados com a empatia do médico e domínio total do conhecimento técnico da doença e dos tratamentos disponíveis para resolver as queixas do paciente, isso vai conquistar e fidelizar o cliente.”

O Dr. Orlando sempre esteve preocupado em oferecer o melhor serviço possível para seus pacientes. Para ter ainda mais destaque no mercado, decidiu contar com o software médico iClinic.

Como o Dr. Orlando Righesso se manteve competitivo no mercado médico?

Trabalho há muitos anos com o prontuário eletrônico, nunca gostei das fichas de papel. Acho incrível que ainda sejam usadas.”

Antes de ter o iClinic, o ortopedista já utilizava a tecnologia em sua clínica, porque ao longo de sua carreira, percebeu que um sistema médico era mais seguro e eficiente do que prontuários de papéis.

“Antigamente eu trabalhava numa clínica que usava as fichas de papel, e muitas eram perdidas. Imagine, uma clínica com vários médicos, todos eles têm muitos anos de prontuários, no momento em que a secretária errar um nome ou número durante o arquivamento, você nunca mais encontra uma ficha no meio daqueles papéis. Achava obsoleto e desorganizado.”

Esse armazenamento não era prático para a organização da clínica, e também não era seguro para os pacientes.

Muitas fichas e prontuários eram extraviados por conta desse sistema de fichamento antigo. Eu mudei porque percebi que ter todos os dados armazenados no computador era excelente e seguro.”

Apesar de ter buscado se modernizar desde cedo, os sistemas antigos não atendiam as necessidades do Dr. Orlando, que sempre prezou pela praticidade, segurança e inovação.

“Porém, os primeiros softwares de gerenciamento de consultório tinham problemas. Antes do iClinic, eu utilizava uma plataforma que caía frequentemente e um técnico de informática precisava ir até a clínica. Como eu também não podia acessar o programa de qualquer lugar, precisava ter um sistema instalado por clínica, e o custo era maior.”

Dr. Orlando Righesso com o software médico iClinic

Por que o Dr. Orlando Righesso decidiu mudar para o iClinic?

“Ano passado um colega, que usa o iClinic, me apresentou a plataforma, e achei bem melhor, porque posso acessar o iClinic de qualquer lugar. Com o aplicativo, tenho a ficha do meu paciente na palma da minha mão.”

Para continuar agregando mais diferenciais para sua clínica, o ortopedista escolheu um software médico que solucionasse seus principais problemas.

“Quando testei o iClinic, achei muito prático e fácil de usar. Comparado ao sistema anterior, ele é mais rápido, versátil, e o que me conquistou foi o armazenamento na nuvem, porque posso acessar de onde eu estiver. Hoje os pacientes conseguem facilmente nos contatar e mesmo em casa posso acessar a ficha do paciente e lhe auxiliar, o que antigamente seria impossível.”

A praticidade do sistema é fundamental para o Dr. Orlando, principalmente para auxiliá-lo a entregar uma boa experiência em sua clínica.

“O sistema antigo caía frequentemente, na metade da consulta precisava chamar o técnico, e o consultório parava, os pacientes ficavam esperando e tinha o custo deste serviço. Depois que passei para o iClinic, o sistema nunca mais travou ou caiu.”

O iClinic também ajudou suas secretárias, que se adaptaram rapidamente ao sistema por ser muito simples e fácil de usar.

“Minha secretária raramente entra em contato com o suporte, mas tudo sempre foi muito bom, rápido e prático. A secretária da outra clínica também gostou e iria indicar para outros profissionais. O iClinic revolucionou para melhor nosso dia a dia.”

Destaque no mercado médico com o iClinic

Além do prontuário eletrônico, uma das funcionalidades favoritas do especialista é a agenda médica, que envia pelo e-mail todas as consultas no dia anterior.

“Hoje eu tinha consultas fora da minha cidade, mas ontem a tarde os  pacientes ainda não tinham confirmado os horários. Ontem a noite, recebi minha agenda com todas as consultas atualizadas e confirmadas. Isso me ajudou na minha organização.”

A agenda do iClinic faz toda a diferença para a organização do ortopedista, que atende em diferentes cidades e precisa saber quais serão seus horários e compromissos.

“Como recebo a agenda na noite anterior, consigo programar meu dia com antecedência, com o número de consultas, horários, e este diferencial do iClinic que para mim é sensacional. Antes, para saber a minha agenda, precisava lembrar de entrar em contato com a minha secretária.”

Outra vantagem da agenda do iClinic é o envio de lembretes de consulta para pacientes por SMS, WhatsApp e e-mail.

Ao responderem com “SIM” ou “NÃO”, as consultas são confirmadas ou canceladas, e o status do agendamento muda automaticamente na agenda, para “confirmado/cancelado pelo paciente”.

“O iClinic também envia para o paciente um lembrete da consulta no dia anterior. Isso evita aquela situação desagradavel do paciente agendar a consulta e não comparecer, e o médico ficar com um horário vago na agenda, que é muito ruim porque existem pacientes aguardando por uma vaga. Acredito que esse é o uso da tecnologia ao nosso favor, para a satisfação do paciente, e do médico.”

O Dr. Orlando conquistou mais inovação e praticidade para sua clínica com a ajuda do iClinic, destacando-se ainda mais no mercado médico. 

Se você também quer se manter competitivo, é fundamental contar com um software de gestão, como o iClinic, que ajuda na fidelização dos seus pacientes, organiza seu dia a dia e torna seus dados acessíveis de qualquer lugar.

Teste gratuitamente o iClinic e conheça todas as vantagens do sistema citadas neste caso de sucesso:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Contatos do Dr. Orlando Righesso:

Endereço: Rua General Osório, 329/401 – Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 996810221

E-mail: righesso@hotmail.com

Facebook e Instagram: drorlandorighesso

Site: www.drorlandorighesso.com.br


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.