Como criar engajamento com seus pacientes ao utilizar o iClinic?

Como criar engajamento com seus pacientes ao utilizar o iClinic?

Leia em 4 min.

Quer criar engajamento com seus pacientes e investir em relações duradouras? Um software médico de qualidade como o iClinic pode ser a solução ideal para os profissionais que, além de atender pacientes, também desejam fidelizá-los. 

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Um dos principais desafios dos médicos, atualmente, é conseguir criar um relacionamento duradouro com seus pacientes, e além disso, melhorar o engajamento deles tanto com seus tratamentos, quanto com o consultório.

Para solucionar essa questão, muitos médicos empreendedores que desejam ir além do atendimento de pacientes, focando em objetivos como fidelização, procuram soluções nas inovações tecnológicas, como os softwares médicos.

A Dra. Thatiane Mahet, pediatra e um dos nossos casos de sucesso, conseguiu criar um ótimo relacionamento com seus pacientes, e contou, em sua entrevista, como utiliza o software iClinic nesse processo.

“No início deu trabalho, investi um tempinho para configurar do meu jeito, mas hoje eu praticamente não escrevo nada. É aí que eu tenho muito mais tempo para conversar com os pais, e consigo focar em criar relacionamento com meus pacientes.”

Quer descobrir como o software médico iClinic aumenta o engajamento dos seus pacientes com o consultório ? Continue a leitura!

2 formas de criar engajamento com os pacientes com o uso do iClinic

Existem diversas funcionalidades do software iClinic que contribuem para melhorar a sua relação com os pacientes, como o prontuário eletrônico, por exemplo, que possui funcionalidades exclusivas para diferentes especialidades médicas, e pode ser completamente personalizado.

Essa personalização, como vimos no caso de sucesso da Dra. Thatiane, ajuda a otimizar seu tempo na consulta, e poder de fato focar no paciente, contribuindo no processo de fidelização de pacientes.

Além disso, a personalização do prontuário eletrônico permite que você crie um documento ideal para o seu tipo de atendimento, tornando toda a consulta ainda mais assertiva e completa. 

O histórico do paciente também facilita a visualização de todos os dados em uma única tela, sem contar as tags (anotações) do prontuário, que permitem identificação rápida de características pontuais, como alergias, gostos pessoais, entre outras.

Essa personalização e centralização de dados ajuda a criar um relacionamento mais duradouro com seus pacientes, afinal, você não se esquece de detalhes importantes e ainda possui mais tempo para entregar um verdadeiro atendimento humanizado.

Porém, o iClinic possui funcionalidades que foram desenvolvidas para melhorar o engajamento dos pacientes de forma ainda mais direta. Neste artigo, separamos as 2 principais funcionalidades que contribuem nessa jornada.

Confira quais são elas a seguir. Acompanhe! 🙂

1. iClinic Marketing

O iClinic Marketing é a ferramenta de envio automático e personalizado de e-mail marketing, desenvolvida exclusivamente para profissionais de saúde, e é totalmente integrada com o software médico iClinic.

atualmente, a ferramenta permite que você envie dois principais tipos de e-mail:

  • Campanhas de e-mail: as mensagens campanhas são enviadas apenas uma vez para os pacientes, costumam ser usadas para avisos pontuais, como campanhas de datas comemorativas;
  • Sequência automática de e-mails: as sequências enviam mensagens de forma contínua para seus pacientes, e podem ser usadas para diversos objetivos, como enviar lembretes de retorno.

Com a ajuda da sequência automática de lembretes de retorno, uma série de e-mails pré-programados no sistema, você pode melhorar o engajamento dos seus pacientes com o consultório, lembrando-os de retornarem quando seja preciso.

Além disso, enviar orientações médicas para pacientes que realizaram algum procedimento que exige um certo cuidado, ajuda diretamente no tratamento dos pacientes, afinal, eles não irão esquecer tão facilmente das orientações, e ainda podem responder os e-mails caso tenham alguma dúvida.

Existem diversas formas de utilizar o iClinic Marketing para melhorar o engajamento dos pacientes. 

Você pode, por exemplo, criar uma newsletter com os principais artigos lançados recentemente no seu blog, ou enviar um e-mail de boas vindas para todos os pacientes novos do mês, agradecendo a eles pela escolha e lembrando dos seus canais de contato, agendamento online, entre outros diferenciais.

Definitivamente uma ótima forma de criar engajamento, não concorda? 

2. Lembretes e confirmações de consulta por SMS e e-mail

Quer lembrar seus pacientes das consultas agendadas de forma automatizada e personalizada, sem ocupar nenhum tempo seu ou dos profissionais da recepção?

Os lembretes e confirmações de consultas por SMS e e-mail do iClinic já ajudaram muitos médicos a reduzirem as faltas dos seus pacientes no consultório, como a Dra. Clarisse Lobo.

“O uso do SMS ajudou muito a reduzir o número de faltas da clínica. Uma vez que o paciente recebe o SMS, ele acaba desmarcando ao invés de só faltar, consigo marcar uma urgência no mesmo dia. Isso reduziu minha taxa de absenteísmo, e também consegui gerenciar melhor a agenda para atingir minha meta de atendimentos.”

O nutricionista Albespyerry Diniz também alcançou esse diferencial com a ajuda do iClinic, como comentou em seu próprio caso de sucesso: 

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes.”

Além de reduzir a taxa de absenteísmo do seu consultório, os lembretes e confirmações de consulta atuam diretamente no engajamento dos seus pacientes. Afinal, muitos pacientes que iriam se esquecer do compromisso, lembram que marcaram um atendimento.

Com isso, você também demonstra um diferencial importantíssimo: o de médico modernizado que está constantemente se inovando com a ajuda da tecnologia.

A empresa iClinic também se preocupa com o sucesso dos profissionais de saúde, e oferece outras soluções que vão além do software médico. Você pode acessar gratuitamente nossos materiais educativos, que incluem assuntos como marketing médico e até fidelização de pacientes.

Além disso, também possuímos conteúdos em formato de vídeo como a nossa plataforma de cursos e canal no Youtube, onde falamos sobre as novidades da área da saúde e oferecemos conteúdos como uma websérie de e-mail marketing para seu consultório.

Viu como o iClinic pode ajudar a criar engajamento com seus pacientes? Teste gratuitamente as funcionalidades citadas acima agora mesmo e veja essa mudança acontecer na prática:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.