[Guia] Como contratar uma secretária para consultório médico?

Imagine que você está atendendo em seu consultório e percebe a chegada de novos pacientes, e o seu nome ganha ainda mais espaço na cidade. Existe apenas uma secretária te ajudando nos serviços de recepção, agendamento, preparo do paciente e algumas atividades financeiras da clínica.

Ela chega até você e diz que se sente muito sobrecarregada e que precisa de mais alguém para ajudá-la nessa tarefa. Você entra em desespero. “Ah não, vou ter que contratar outra secretária! Mas é tão difícil fazer isso. Como encontrar a pessoa ideal?”

Você já vivenciou essa situação alguma vez na sua clínica?

Pois eu digo que não precisa mais se preocupar. Nós aqui da iClinic montamos um Guia em que nós vamos te ensinar algumas técnicas para encontrar a secretária ideal. Desde os primeiros passos, na elaboração das entrevistas, no feedback aos entrevistados e, por fim, a contratação.

A seguir eu já te adianto algumas dicas:

Entenda as necessidades do seu consultório

De nada adianta contratar mais colaboradores para o seu consultório se você não sabe quais são as suas necessidades no dia a dia e porque essa pessoa ajudaria a supri-las!

Então, antes de divulgar a vaga ou pedir indicações a amigos, entenda qual a maior dificuldade que você enfrenta no consultório atualmente. Assim você pode fazer uma busca mais objetiva e sabe quais tarefas serão exigidas da nova secretária.

Uma vez definidas as prioridades, e provável data para contratação, divulgue a vaga.

blog-como-contratar-uma-secretaria-para-consultorio-medico-1

Seja um bom entrevistador

Tendo em mente as tarefas que você espera que sejam cumpridas pela colaboradora, você será capaz de fazer as perguntas certas para ela.

Você deve ser bastante claro no início da entrevista, apresentando os propósitos daquela conversa, o que é esperado da profissional e entender as experiências que ela já teve.

Além disso, saiba quais são as habilidades dominadas pela secretária que já trabalha na clínica. Entendendo as habilidades exigidas para o serviço te ajuda a selecionar pessoas com habilidades próximas às desejadas ou ainda capazes de aprender rapidamente. Isso acelera bastante o processo de entrosamento entre os colaboradores da clínica e a profissional a ser contratada.

Se possível, permita que a colaboradora que já trabalha com você participe também do processo. De antemão ela já pode conhecer as candidatas e ajudar na tomada de decisão.

Aprenda técnicas de avaliação

Durante a entrevista, é importante que você consiga respostas que relatem experiências da entrevistada. Faça perguntas que exijam respostas objetivas, de modo que você consiga visualizar a experiência que ela já possui.

No Guia nós te apresentamos uma técnica que te ajuda a extrair informações relevantes das respostas durante a entrevista.

Por fim, um bom entrevistador é também um bom avaliador. Desse modo, não basta somente focar a sua busca em encontrar uma secretária para o seu consultório médico. Sendo um bom avaliador você é capaz de dar feedbacks aos entrevistados em relação às suas respostas, em que deveriam investir para serem melhores profissionais e se possível do porquê não foram selecionados para a vaga.

Gostou das dicas? Então descubra muito mais baixando gratuitamente o nosso Guia Como contratar uma secretária para consultório médico:

[Guia] Como contratar uma secretária para consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus