Por que você precisa trocar o software médico da sua clínica?

Por que você precisa trocar o software médico da sua clínica?

Leia em 6 min.

Seu software médico tem te deixado na mão ultimamente? Sente que ele não inova, acompanhando as tendências de mercado e as necessidades da sua clínica? Descubra se chegou a hora de você trocar o seu software médico acompanhando o artigo.

Quando você está decidindo qual software médico irá obter para sua clínica, muitas dúvidas e preocupações podem surgir, afinal, é uma ferramenta importantíssima para a gestão e atração de pacientes. Uma escolha mal pensada pode acarretar em muitas consequências negativas.

Por isso, escolher o melhor software médico é extremamente importante, afinal, ele será seu parceiro de todos os dias na sua rotina. Muitas vezes o que funcionava para você anos ou até semanas atrás, não atende tão bem suas demandas atuais.

Descubra se chegou a hora da sua clínica trocar o software médico, e confira o que avaliar na hora de tomar uma decisão na escolha de  um bom software médico.

Qual é a melhor escolha: software gratuito, instalado ou na nuvem?

Um software médico é uma plataforma desenvolvida especialmente para profissionais de saúde que auxilia a organização e controle dos dados da clínica, trazendo mais agilidade e praticidade para o dia a dia.

Porém, existem vários tipos diferentes de software médico, e é importante entender as limitações e riscos de cada um. Confira a seguir as principais diferenças entre os softwares médicos.

Software médico gratuito

Economizar em um serviço que afeta diretamente na qualidade do seu serviço não costuma ser uma boa escolha, afinal, muitas vezes o barato pode sair muito mais caro no futuro.

Da mesma forma que os pacientes buscam um médico que entregue um serviço de excelência, os profissionais da saúde devem buscar um software que entregue diferenciais e garanta a segurança dos seus dados médicos, o que na maioria das vezes, não acontece com um software gratuito.

Como a maioria dos softwares médicos gratuitos não são desenvolvidos por especialistas e não possuem uma criptografia que garanta segurança, não há nenhuma garantia que as informações sigilosas dos seus pacientes estão protegidos.

Além disso, os softwares gratuitos precisam se monetizar de alguma forma, e como eles não cobram por seu serviço, isso pode acontecer com a venda de informações sigilosas dos pacientes.

Software médico instalado

Os softwares médicos instalados funcionam como um sistema instalado no seu computador adquirido em uma compra única. Isso significa que você não terá acesso a nenhuma melhoria ou inovação do mercado por um bom tempo, a não ser que compre a próxima versão.

Um software médico instalado é diferente de plataformas como a Netflix, por exemplo, que você assina um plano mensal ou anual, e ganha atualizações constantes do sistema.

Comprar um software médico instalado seria como comprar um pacote da Netflix que não adiciona novas séries ou filmes! Bem péssimo, não é mesmo?

Além disso, como o sistema é instalado, caso aconteça algum tipo de acidente com o seu computador, como um vírus ou furto, todos os seus dados podem se perder completamente para sempre.

software-medico-instalado

Sem contar que qualquer problema ou erro no software, exige a ida de um suporte técnico até sua clínica, que muitas vezes pode ter um custo adicional.

Software médico na nuvem

Com um software médico na nuvem, você pode acessar o sistema de qualquer lugar com um dispositivo eletrônico, a qualquer hora que precisar.

Você pode acessá-lo pelo seu computador, tablet, celular, trazendo mais praticidade e organização para sua rotina.

Os sistemas na nuvem conseguem garantir total sigilo dos seus dados médicos, com suas criptografias de ponta que permitem apenas quem tem o acesso devido consiga ver informações sigilosas dos pacientes.

Os softwares médicos em nuvem não garantem apenas a segurança dos dados, como trazem diagnósticos mais precisos e um atendimento ágil com sua integração de dados.

Além disso, o software médico na nuvem possui suporte técnico que auxilia a sua clínica a alcançar a excelência na experiência e ajudando na resolução de qualquer dúvida.

Diferenciais que um bom software médico oferece para sua clínica

Existem muitos tipos de softwares médicos diferentes no mercado, cada um com sua missão e diferenciais personalizados. Porém, alguns pontos são essenciais e não podem ser negociados na hora de escolher o software ideal para sua clínica.

Quando estiver comparando os softwares médicos, lembre-se de considerar os seguintes pontos:

O software é fácil de se usar?

Muitos softwares médicos apresentam novas funcionalidades inovadoras, mas são super difíceis de entender e utilizar no dia a dia, tornando o processo até mais lento do que era antes com o papel.

Sua clínica precisa de um software que seja intuitivo, agilizando processos e sendo prático para a rotina, afinal, ele deve ser a solução, e não a causa de problemas.

Há garantia de segurança dos dados médicos?

A garantia da segurança dos dados dos pacientes é algo indispensável em um bom software médico. Os dados médicos são um dos principais ativos de uma clínica.

Imagine a seguinte situação: um paciente se sente prejudicado com vazamento de dados pessoais, o que pode acontecer? A possibilidade da clínica ser processada pode ser alta.

Por isso, é importante garantir que o software médico utilize algum tipo de criptografiapara permitir que apenas médicos acessem informações sigilosas dos pacientes, além de utilizar uma base de dados confiável.

A iClinic, por exemplo, armazena os dados na mesma base usada pela Nasa e Casa Branca, a AWS da Amazon, e utiliza a criptografia SSL 256 bits, utilizada também por sistemas bancários.

O suporte técnico é eficiente?

É muito comum a rotina das clínicas serem bastante agitadas, com vários procedimentos diferentes sendo realizados, e uma sala de espera cheia. Qualquer dúvida sobre o funcionamento do software, ou até mesmo um erro inesperado do sistema, pode prejudicar o funcionamento da clínica.

hora-de-trocar-de-software-medico

Por isso, é importante ter certeza que o suporte técnico do software médico atenda rapidamente e seja dedicado em resolver qualquer dúvida ou problema.

O suporte da iClinic normalmente responde em até três minutos no horário comercial, pelo chat do sistema.

O prontuário eletrônico é personalizável?

O prontuário eletrônico é uma vantagem importante para o dia a dia dos médicos, já que todas as principais informações dos pacientes ficam centralizadas em um único lugar, e o profissional pode acessá-los de qualquer lugar.

Porém, se o prontuário eletrônico não é personalizado para as necessidades da sua especialidade, acaba sendo como calçar um sapato com número menor que o seu. Pode até cumprir seu papel, mas incomoda um pouco, não é mesmo?

Tenha certeza que o prontuário eletrônico do software é desenvolvido especialmente para sua área, e permite as alterações necessárias para que encaixe na sua rotina.

Veja como o Jonatan Soares conseguiu aliar a sua prática clínica com a tecnologia, trazendo ainda mais a sua cara no seu atendimento.

Existem relatórios completos sobre a gestão da minha clínica?

Ter uma boa gestão é o que garante o sucesso de qualquer clínica, independente do tamanho e da área de especialização. Se você não tem uma boa gestão, não consegue manter seus lucros ou seus pacientes, o que acaba levando ao fechamento da clínica.

De acordo com o IBGE, mais de 60% das clínicas fecham após os primeiros cinco anos. Você quer fazer parte dessa estatística?

Com isso em mente, é essencial que o software médico entregue relatórios completos e automatizados sobre a gestão da sua clínica, e isso inclui relatórios sobre o financeiro, pacientes, entre outros pontos.

Relatórios eficientes podem, inclusive, ajudar a escolher o convênio mais rentável para sua clínica.

Ainda está se perguntando o que deve ser considerado na hora de escolher um software médico? Confira este artigo.

É muito importante que você pesquise sobre a empresa do software, suas funcionalidades e também se o software possui reclamações ou recomendações nas redes sociais e no Reclame Aqui, que são ótimas ferramentas para embasar a sua decisão.

Dê uma olhada na nossa planilha gratuita de comparação de softwares médicos, e analise de maneira prática se está na hora de trocar de software.

Planilha de Comparação de Softwares Médicos

Conhece algum amigo que precisa urgentemente trocar de software médico? Compartilhe o conteúdo com ele e não esqueça de comentar aqui embaixo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.