Como ter um Consultório Humanizado com Paciente Acolhido

Como ter um Consultório Humanizado com Paciente Acolhido

Principais tópicos

No Brasil, o conceito de humanização está presente na área hospitalar desde o início dos anos 2000.

Esta prática tão importante, tanto para a instituição, quanto para o paciente, está se estendendo para clínicas e consultórios médicos.

Atualmente pode-se encontrar vários trabalhos acadêmicos que pesquisam e demonstram os resultados positivos dessa preocupação com o atendimento.

É de extrema importância ter consciência os três pilares fundamentais para humanizar o atendimento em saúde: ATENDER, ENTENDER e ACOLHER.

A seguir vamos apresentar algumas dicas fáceis de serem aplicadas para ter um consultório humanizado e tornar o atendimento aos pacientes ainda melhor.

Ambiente Físico do Consultório Humanizado

Consultórios com revistas antigas e ambiente sóbrio estão ficando desatualizados.

Atualmente é interessante fugir do “branco hospitalar” e inserir cores mais alegres, mesmo que discretas, para deixar o ambiente mais aconchegante.

Por exemplo, um consultório de um ginecologista pode ter cores em tons de rosa, pediatras podem transformar suas clínicas com desenhos de animais e objetos infantis, além de disponibilizar um “cantinho” onde as crianças podem se distrair e brincar enquanto aguardam a consulta.

Procurar, na medida do possível, suavizar a tensão de um consultório com um pequeno jardim interno ou mesmo disponibilizar músicas relaxantes para os pacientes que aguardam na sala de espera.

Essas são atitudes simples que fazem a diferença.

Outro ponto importante é a acessibilidade da clínica, que precisa conter rampas, corrimãos e pisos antiderrapantes para facilitar o acesso de qualquer pessoa.

Também é interessante fazer e disponibilizar para os pacientes alguns folders personalizados com a marca de seu consultório que esclareçam sobre patologias ligadas a sua área de atuação, bem como dicas de exercícios e alimentação saudáveis.

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Equipe Treinada

A equipe de profissionais da sua clínica também precisa entender, e acreditar, que um bom atendimento é fundamental na área da saúde.

Esses profissionais vão estar em contato com pessoas que já estão ansiosas e fragilizadas, por isso, precisam prestar um atendimento com atenção, clareza e paciência.

Uma das formas de se alcançar este padrão com seus funcionários é investir em palestras com especialistas e também cursos, mesmo que em EAD, sobre este tema.

Durante a Consulta

A seriedade de um assunto tratado na consulta não pode aparentar indiferença aos olhos do paciente.

Esclarecer as dúvidas e explicar sobre a medicação ou o tratamento ajudam o paciente a confiar mais no seu trabalho e também a seguir as orientações corretamente.

O olho no olho, um aperto de mão confiante, um sorriso que expressa esperança, segurança e conforto podem não ser essenciais para o tratamento de um paciente, mas com certeza fazem toda a diferença para ele.

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O médico de família do século XXI pode não estar presente fisicamente na casa de seus pacientes, mas pode estar presente virtualmente.

Enviar informações sobre sua especialidade, ou felicitações de aniversário e datas comemorativas por e-mail ou outras ferramentas de comunicação pode ser uma opção interessante para se aproximar dos pacientes.

Cada paciente é único, e se for tratado dessa maneira ele fará a melhor propaganda possível de seu consultório e de sua atitude profissional.

Afinal, a fidelidade e a gratidão dos pacientes são uma das melhores recompensas da profissão.

Sobre o autor:

Fabio Cesar Muniz é formado em Comunicação Social, com aperfeiçoamento em Marketing para Profissionais da Saúde pela ESPM. Desde 1999 atua na área da Saúde, com passagem por grandes instituições como Fleury Medicina e Saúde e Hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz e atualmente Hcor – Hospital do Coração, onde atua na área administrativa da UTI Pediátrica e Unidade Coronária.

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