No Brasil, o conceito de humanização está presente na área hospitalar desde o início dos anos 2000.
Esta prática tão importante, tanto para a instituição, quanto para o paciente, está se estendendo para clínicas e consultórios médicos.
Atualmente pode-se encontrar vários trabalhos acadêmicos que pesquisam e demonstram os resultados positivos dessa preocupação com o atendimento.
É de extrema importância ter consciência os três pilares fundamentais para humanizar o atendimento em saúde: ATENDER, ENTENDER e ACOLHER.
A seguir vamos apresentar algumas dicas fáceis de serem aplicadas para ter um consultório humanizado e tornar o atendimento aos pacientes ainda melhor.
Ambiente Físico do Consultório Humanizado
Consultórios com revistas antigas e ambiente sóbrio estão ficando desatualizados.
Atualmente é interessante fugir do “branco hospitalar” e inserir cores mais alegres, mesmo que discretas, para deixar o ambiente mais aconchegante.
Por exemplo, um consultório de um ginecologista pode ter cores em tons de rosa, pediatras podem transformar suas clínicas com desenhos de animais e objetos infantis, além de disponibilizar um “cantinho” onde as crianças podem se distrair e brincar enquanto aguardam a consulta.
Procurar, na medida do possível, suavizar a tensão de um consultório com um pequeno jardim interno ou mesmo disponibilizar músicas relaxantes para os pacientes que aguardam na sala de espera.
Essas são atitudes simples que fazem a diferença.
Outro ponto importante é a acessibilidade da clínica, que precisa conter rampas, corrimãos e pisos antiderrapantes para facilitar o acesso de qualquer pessoa.
Também é interessante fazer e disponibilizar para os pacientes alguns folders personalizados com a marca de seu consultório que esclareçam sobre patologias ligadas a sua área de atuação, bem como dicas de exercícios e alimentação saudáveis.
Equipe Treinada
A equipe de profissionais da sua clínica também precisa entender, e acreditar, que um bom atendimento é fundamental na área da saúde.
Esses profissionais vão estar em contato com pessoas que já estão ansiosas e fragilizadas, por isso, precisam prestar um atendimento com atenção, clareza e paciência.
Uma das formas de se alcançar este padrão com seus funcionários é investir em palestras com especialistas e também cursos, mesmo que em EAD, sobre este tema.
Durante a Consulta
A seriedade de um assunto tratado na consulta não pode aparentar indiferença aos olhos do paciente.
Esclarecer as dúvidas e explicar sobre a medicação ou o tratamento ajudam o paciente a confiar mais no seu trabalho e também a seguir as orientações corretamente.
O olho no olho, um aperto de mão confiante, um sorriso que expressa esperança, segurança e conforto podem não ser essenciais para o tratamento de um paciente, mas com certeza fazem toda a diferença para ele.
O médico de família do século XXI pode não estar presente fisicamente na casa de seus pacientes, mas pode estar presente virtualmente.
Enviar informações sobre sua especialidade, ou felicitações de aniversário e datas comemorativas por e-mail ou outras ferramentas de comunicação pode ser uma opção interessante para se aproximar dos pacientes.
Cada paciente é único, e se for tratado dessa maneira ele fará a melhor propaganda possível de seu consultório e de sua atitude profissional.
Afinal, a fidelidade e a gratidão dos pacientes são uma das melhores recompensas da profissão.
Sobre o autor:
Fabio Cesar Muniz é formado em Comunicação Social, com aperfeiçoamento em Marketing para Profissionais da Saúde pela ESPM. Desde 1999 atua na área da Saúde, com passagem por grandes instituições como Fleury Medicina e Saúde e Hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz e atualmente Hcor – Hospital do Coração, onde atua na área administrativa da UTI Pediátrica e Unidade Coronária.