Consulta de retorno pela Teleconsulta: quais são os principais benefícios?

Consulta de retorno pela Teleconsulta: quais são os principais benefícios?

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A consulta de retorno pela Teleconsulta proporciona uma ótima segurança para os pacientes, reduz custos e torna seu atendimento mais ágil. Saiba como isso acontece na prática.

Segundo o CFM, a consulta médica contempla a anamnese, o exame físico, elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, além de solicitações de exames complementares, quando necessário, e a prescrição terapêutica.

“Quando houver necessidade de exames complementares que não possam ser apreciados nesta mesma consulta, o ato terá continuidade para sua finalização, com tempo determinado a critério do médico, não gerando cobrança de honorário.”

Ou seja, caso o paciente não apresente novos sintomas, alterações no estado de saúde, e não exija uma nova anamnese ou outros exames e hipóteses, as consultas de retorno não são cobradas.

Apesar dos retornos serem essenciais, não há uma remuneração para os profissionais de saúde. Normalmente, os pacientes também precisam voltar ao consultório, gastando recursos com deslocamento.

Porém, existe uma maneira prática e segura de otimizar o tempo dos médicos e dos pacientes, além de proporcionar diversas vantagens para a área da saúde.

Continue a leitura e descubra as principais vantagens da consulta de retorno pela Teleconsulta! 😉

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Principais benefícios da consulta de retorno pela Teleconsulta

Os retornos são fundamentais para os pacientes e, muitas vezes, demoram para serem agendados. Quando são, apresentam dificuldade no deslocamento, além da ausência de remuneração para os médicos.

As consultas de retorno costumam ser mais rápidas, pois muitas delas são apenas para confirmar uma hipótese diagnóstica, ou acompanhar o desenvolvimento do tratamento do paciente.

A verdade é que os retornos são ideais para o atendimento a distância, que são recomendados justamente para consultas que não exigem exame físico.

Veja a seguir quais são os 5 principais benefícios de realizar uma consulta de retorno pela Teleconsulta.

Acompanhe!

1. Atendimento ágil para os pacientes

Seus retornos costumam ser mais rápidos que as primeiras consultas? Os pacientes precisam esperar um tempo considerável para retornarem ao consultório?

Provavelmente você já teve um caso de um paciente que não retornou porque se esqueceu do agendamento, seja pela demora ou desengajamento.

A Teleconsulta permite que você tenha um atendimento muito mais ágil, que pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora.

Dê uma olhada no depoimento da Dra. Verônica sobre sua experiência com a Teleconsulta.

“É mais simples, em cinco minutos eles estão em contato com o psiquiatra. É diferente de ter que agendar, ir ao consultório e pagar estacionamento. Já atendi gente de Tocantins, de São Paulo, do Rio, a distância acaba não existindo entre o profissional e o paciente.”

Imagine poder marcar um retorno com seus pacientes assim que os resultados dos exames estiverem prontos, porque eles podem estar nas suas próprias casas, sem perder o tempo com deslocamento.

Incrível, não concorda?

2. Redução de custos

Uma pesquisa do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), afirma que os pacientes atendidos por meio da Teleconsulta, nos EUA, reduziram 80,7% a distância percorrida para se consultarem.

O atendimento a distância economizou, no total, US$ 155.627,20. Na China, uma economia de US$ 6 bilhões foi proporcionada com a redução de deslocamentos.

É fato que a Teleconsulta economiza o tempo dos pacientes e reduz a necessidade de deslocamentos. Porém, o efeito a longo prazo continua sendo surpreendente!

Com toda essa economia, seus pacientes poderão investir em mais tratamentos que irão prevenir suas saúdes e obterem mais qualidade de vida.

Quer conhecer mais vantagens das vertentes da Telemedicina? Assista nosso vídeo:

3. Mais acessibilidade para os pacientes

Mesmo os pacientes que já foram presencialmente no seu consultório, podem apresentar dificuldades de deslocamento, como a distância, trânsito, rotina corrida, falta de horários, entre outros.

A Teleconsulta garante a democratização do acesso à saúde para todas as pessoas, principalmente aquelas que residem em regiões de difícil acesso, ou cidades com pouca concentração de profissionais especializados.

Reduzindo a distância entre você e os seus pacientes, além de proporcionar mais vantagens para o tratamento, você também fortalece essa relação.

4. Mais segurança e respaldo jurídico para sua imagem profissional

Você costuma solucionar dúvidas de pacientes depois da primeira consulta? As trocas de mensagens ocorrem em um canal seguro?

Muitos profissionais de saúde utilizam meios como WhatsApp, Messenger, Telegram, Skype e Zoom, para entrar em contato com os pacientes após as consultas.

No entanto, apesar de todas essas ferramentas serem fáceis de usar no dia a dia, elas não seguem todas as exigências do CFM e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para a área da saúde.

Uma Teleconsulta, além de buscar estar sempre de acordo com todas as regras dos órgãos regularizadores, também é desenvolvida por especialistas em segurança de dados.

Confira a seguir algumas das principais medidas de segurança de uma Teleconsulta de qualidade:

  • Termo de consentimento para pacientes: para atender seus pacientes pela Teleconsulta, eles precisam ler e concordar com o termo de consentimento, que esclarece como o atendimento será feito;
  • Integração com prontuário eletrônico: durante a Teleconsulta, todos os dados são salvos automaticamente no prontuário eletrônico. Assim, você centralizada todas as suas informações em um único local, aceito juridicamente pelo CFM;
  • Armazenamento na nuvem: a Teleconsulta na nuvem, assim como o software médico em geral, permite que você acesse seus dados sempre que precisar, em qualquer situação. Além disso, ele também evita a perda total das suas informações.

Com certeza é uma ótima forma de garantir a sua segurança, e a de seus pacientes.

5. Melhora na experiência do paciente

“Alguns pacientes se sentem mais à vontade quando estão no ambiente deles, do que no ambiente de consultório médico. Vejo até como uma forma do paciente se sentir mais seguro, porque eles veem que existe uma outra forma de nos acessar, sem ser pela consulta presencial.”

Como a Dra. Verônica afirma em seu caso de sucesso, citado mais acima no artigo, a Teleconsulta pode proporcionar uma experiência ainda mais incrível para os pacientes.

Afinal, a jornada do paciente não acontece apenas na consulta presencial. Ela se inicia desde a busca por um profissional de saúde, até o pós-consulta, e continua durante todo o contato com seu atendimento.

Existem diversas funcionalidades que podem melhorar essa experiência, como o e-mail marketing, agendamento online, serviço de confirmação de consultas, entre outros.

A Teleconsulta definitivamente é uma delas, pois além de proporcionar a continuidade do atendimento médico com agilidade e redução de custos, também aproxima os médicos de seus pacientes.

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Já utiliza a Teleconsulta? Compartilhe sua experiência com a gente aqui embaixo nos comentários!

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