Saiba como transformar seu consultório em uma clínica em 5 passos

Saiba como transformar seu consultório em uma clínica em 5 passos

Principais tópicos

Você tem vontade de transformar o seu consultório médico em clínica, mas não sabe quais passos devem ser tomados para essa transição? Então não deixe de conferir nossas 5 dicas!

Conseguir abrir seu próprio consultório é um sonho realizado para muitos médicos. Entretanto, após estabelecer-se nesse mercado, há aqueles que ainda querem ir além: transformar o consultório individual em uma grande clínica que atende a diversas especialidades. Fazer essa transição, no entanto, demanda planejamento e recursos para investir.

Essa ressalva, porém, não significa que você deve desistir desse objetivo ou que se trata de algo impossível de alcançar. Com uma boa dose de disciplina e determinação, é possível fazer essa mudança no seu modelo de negócio. Só é necessário manter os pés no chão e planejar cada passo.

Se você deseja fazer essa transição, mas não sabe bem qual caminho trilhar, continue lendo este post. Separamos 5 passos para transformar o seu consultório em clínica.

1. Faça um plano de negócios

Antes de mais nada, é importante planejar. Não é porque você já tem o seu próprio negócio, que o plano de negócios se torna desnecessário. Uma mudança de categoria demanda novos investimentos, além da ampliação do espaço e do quadro de funcionários.

Sendo assim, é importante pensar previamente em cada etapa, até porque essa alteração não acontecerá de um momento para o outro. Você precisa estar ciente de que passará por uma fase de transição.

2. Escolha um ponto bem localizado

Nem sempre o novo modelo de clínica ficará bem estabelecido no mesmo endereço do seu consultório. Além da necessidade de um espaço mais amplo, ainda há a questão da localização. Uma clínica, que atende a diversas especialidades, muitas vezes, demanda um local de mais fácil acesso para atrair novos pacientes.

3. Estabeleça as especialidades e serviços oferecidos

A sua clínica será focada em uma única especialidade ou você pretende atender a um conjunto de segmentos dentro da medicina? Oferecerá exames? É preciso determinar com exatidão essas questões para começar a pensar nos investimentos necessários, seja em espaço físico, compra de equipamentos, locação de salas ou contratação de novos profissionais e mais recepcionistas.

como transformar consultório em clínica

4. Faça um levantamento de custos

Cada etapa demanda um novo custo. Além das contratações e compra de equipamentos, haverá a locação ou aquisição de um espaço maior, mais material médico para estoque, as possíveis terceirizações de serviços, como laudos de exames em radiologia e consultoria em contabilidade, dentre outras questões.

Obter o valor exato de cada um desses itens e compará-los aos recursos que você tem disponíveis para investir é fundamental para não correr o risco de ficar “no meio do caminho” e também providenciar financiamentos, se necessário.

5. Providencie a documentação necessária

Estabelecimentos médicos precisam de certas licenças para funcionar. Além disso, é importante que toda a documentação da sua clínica esteja em dia para que você não tenha problemas com a fiscalização. Muitas vezes, a alteração de um consultório para uma clínica demanda também atualização dos documentos da empresa. Informe-se e faça todo o procedimento necessário.

Transformar consultório em clínica é possível, mas você precisa ficar atento a uma série de detalhes para que a transição aconteça de modo tranquilo e não seja surpreendido por imprevistos mais tarde.

Gostou do post? Então baixe o Guia de Regularização para Clínicas e já deixe tudo preparado para seu negócio.

Guia Completo para Regularizar Sua Clínica

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online