Quando um profissional de saúde monta seu próprio consultório, enfrenta vários desafios nas questões práticas e legais de um estabelecimento de saúde.
Questões como viabilidade do modelo de negócios, como legalizar a clínica, quais os documentos necessários e o que levar em consideração na hora de escolher uma modalidade de atendimento e tipo de clínica são algumas das dificuldades iniciais.
Mas, logo quando tudo isso se resolve, vem um novo desafio: como atrair e aumentar o número de pacientes?
Alguns profissionais optam por se cadastrar em Planos de Saúde. Dessa maneira conseguem formar uma carteira de pacientes e pode começar sua carreira com um alto volume de atendimentos.
Mas nem sempre essa é uma boa estratégia. Afinal, esses atendimentos precisam ser muito rápidos e impessoais para que sejam financeiramente viáveis, de acordo com o repasse que é feito pelas operadoras.
Isso prejudica a percepção que o paciente tem do seu atendimento e dificilmente será fidelizado ao seu consultório.
Neste artigo vamos mostrar algumas dicas para aumentar o número de pacientes em sua clínica de maneira simples.
1. Bom atendimento e fidelização
Todo cliente quer ser bem atendido e receber um bom produto ou serviço. Só assim ele voltará ao local e passará a indicará para conhecidos, amigos e parentes.
O mesmo acontece com os pacientes!
Os pacientes só retornarão para uma nova consulta na sua clínica se saírem satisfeitos com o atendimento obtido.
Além disso, um paciente satisfeito se transforma em um divulgador do seu trabalho. Com certeza ele vai indicar seu serviço para amigos, familiares e colegas se estiver feliz com a experiência no seu consultório.
Por isso, preocupe-se com a duração da consulta, com a atenção individual dada a cada um dos pacientes e em treinar os funcionários.
Até mesmo o ambiente físico do seu consultório pode ser determinante para essa “lealdade” dos seus pacientes.
Estratégias de marketing sensorial e uma decoração bem planejada também fazem a diferença na percepção dos pacientes.
A imagem que o paciente leva da clínica começa a ser formada desde o agendamento da consulta, passando pelo atendimento na recepção e salada de espera, o contato com o profissional de saúde e continua até o pós-atendimento.
2. Relacionamento com os pacientes
Estreitar seu relacionamento é um passo essencial para aumentar o número de pacientes em sua clínica.
Você pode fazer isso com a utilização de vários canais de comunicação.
As redes sociais são ótimos canais para conversar com seus pacientes e também atrair novos interessados em suas especialidades.
Outra maneira de se manter “por perto” é aproveitando as datas comemorativas.
Aniversário, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e outras datas especiais devem ser lembradas pela sua clínicade acordo com sua especialidade e com seu perfil de pacientes.
A dica aqui é sempre utilizar um sistema médico que tenha possibilidades de interação com o paciente. O envio de
Email Aniversariantes é uma estratégia certeira de fidelização através do bom relacionamento!
Utilize estas datas a seu favor para fortalecer o relacionamento entre vocês.
Se é dia das mães e você tem pacientes que são mães, um e-mail ou um SMS enviado pela clínica para cada paciente é uma maneira barata, delicada e interessante de demonstrar que há uma preocupação com elas. O mesmo vale para as demais datas comemorativas.
3. Divulgue o seu trabalho
A melhor maneira para aumentar o número de pacientes no seu consultório é: divulgar seu trabalho!
Ter uma estratégia de marketing alinhada com seus objetivos e planejada para atingir seu público alvo fará toda a diferença na hora de se tornar uma referência no mercado.
Um Caso de Sucesso mostra que o número de consultas agendadas pode aumentar mais de 2000% com uma estratégia de inbound marketing.
Claro, é essencial que essa divulgação siga as normas e limites impostos pelo seu Conselho.
Por exemplo, o CFM proíbe algumas ações como tirar selfies com os pacientes, realizar promoções e fazer anúncios para marcas e produtos.
Confira quais são as regras para divulgar sua clínica e comece hoje mesmo a se dedicar a essa área de comunicação. Você verá que os retornos são impressionantes.
4. Dê entrevistas
Coloque-se a disposição de sites e jornais para dar entrevistas sobre a sua área de atuação.
Essa é uma maneira simples e barata de se tornar referência no seu mercado local e ser reconhecido – e procurado – pelos pacientes.
Para isso, entre em grupos da sua área de formação e/ou de jornalistas e redatores para informar que você pode ajudar.
O Ajude um Repórter pode ser uma ótima ferramenta para você começar. Lá jornalistas procuram por especialistas para suas reportagens e você pode entrar em contato para se colocar a disposição.
Com isso, o seu nome será visto por milhares de pessoas ao lerem a matéria e você se tornará uma referência no assunto, o que ajudará a aumentar a procura pelo seu serviço.
5. Pergunte a opinião dos seus pacientes
Converse com seus pacientes ou faça uma pesquisa de satisfação para saber o que eles estão achando da clínica, do atendimento, da atenção e dos demais serviços oferecidos.
Existe uma maneira muito simples de fazer essa avaliação, ela se chamaNet Promoter Score (NPS).
Com o NPS basta você enviar uma simples pergunta aos pacientes assim que eles saem do consultório:
“De 0 a 10, quão disposto você estaria a indicar a clínica para um amigo?”
Além dessa pergunta, você também pode deixá-los livres para darem uma opinião e falarem o que gostaram – ou não – do consultório.
Ao ouvir a opinião dos seus pacientes, será possível encontrar pontos que talvez necessitem melhorar ou ainda valorizar e fortalecer o que já está indo bem.
Essas são algumas dicas muito práticas para você aumentar o número de pacientes que procuram seu atendimento.
Ao aplicar uma – ou mais – dessas técnicas você vai perceber que o fluxo de pacientes no consultório vai melhorar.