Como a clínica Savíta oferece um atendimento integrado com o iClinic

Como a clínica Savíta oferece um atendimento integrado com o iClinic

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso Leave a Comment

Leia em 7 min.

Quando profissionais de saúde compartilham o mesmo paciente na clínica, é muito comum ouvirmos sobre a dificuldade em acessar seu histórico completo. A clínica Savíta contornou esse problema com o iClinic, e oferece um atendimento integrado aos seus pacientes.

Abrir sua própria clínica para oferecer um atendimento personalizado, e entregar a melhor experiência possível para seus pacientes. Quem não se identifica com esses objetivos?

O Dr. Mateus e a Dra. Luciene, fundadores da clínica Savíta, conseguiram alcançá-los com excelência durante a pandemia da COVID-19, uma época de crise para a maioria dos estabelecimentos médicos.

Além de serem extremamente atenciosos com seus pacientes, os profissionais buscaram a ajuda de um software médico para a gestão da clínica, e conseguiram integrar por completo os seus atendimentos.

Veja neste caso de sucesso como a clínica Savíta teve uma abertura de sucesso com a ajuda do iClinic. 

Aproveite o conteúdo!

Como a clínica Savíta se destaca no mercado médico?

A clínica Savíta é administrada pelo Dr. Mateus Salzgeber e pela Dra. Luciene Martins, um casal de médicos empreendedores.

O Dr. Mateus é médico graduado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), fez residência médica em pediatria pela Fundação Benjamin Guimarães, e possui título de especialista em pediatria pelo TEP (Título de Especialidades) AMB/SBP (Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Pediatria).

A Dra. Luciene também é graduada pela UFMG, e sua residência médica foi pela Fhemig e TEGO (Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia) pela FEBRASGO.

O Dr. Mateus e a Dra. Luciene se conheceram na faculdade, e o pediatra decidiu seguir em sua especialidade devido aos conselhos de sua esposa.

“Eu e minha esposa estamos juntos desde o início da faculdade. Nós realizamos o curso juntos e, na época dos internatos de pediatria, ela sempre comentou que era a época que eu estava mais feliz.”

A ginecologista decidiu seguir a carreira médica pelo seu interesse na área da saúde.

Sempre me interessei por saúde, pelo corpo humano, e também tinha a parte de cuidar das pessoas. Sempre gostei muito da área de cirurgia e de clínica, por isso me especializei em ginecologia, porque consigo atuar nas duas áreas, e adoro conversar com as pacientes.”

O Dr. Mateus compartilhou que eles sempre foram muito próximos, e decidiram abrir uma clínica juntos.

“Nós sempre trabalhamos juntos, em plantões, consultórios alugados, e a clínica sempre foi um sonho da minha esposa. Foi por iniciativa dela que abrimos a clínica Savíta neste ano.”

Clínica Savíta com o atendimento integrado do iClinic

A Dra. Luciene comentou por que sempre teve o sonho de abrir sua própria clínica.

“É diferente ter um espaço que é nosso. Podemos investir em tecnologia para dar mais conforto ao paciente, deixar a clínica com a nossa cara. Nós abrimos em abril de 2020, e estamos prosperando mesmo em um período difícil.”

Os profissionais não esperavam uma pandemia durante a abertura da clínica, mas conseguiram construir um negócio de sucesso com a ajuda dos seus pacientes.

“A clínica ajudou na pandemia porque lugares grandes como hospitais têm muitas pessoas, e nossos pacientes queriam um lugar mais tranquilo, com menos superlotação. Minhas pacientes não podiam ficar perdidas, sem um pré-natal.”

Como o Dr. Mateus enfatizou, a clínica Savíta foi criada para que ambos pudessem oferecer o melhor serviço possível para seus pacientes.

“Nosso principal objetivo é prestar um serviço de qualidade, entregar um atendimento personalizado, e ter uma clínica onde o paciente possa se sentir em casa. Todo nosso investimento é voltado para entregar uma Medicina de ponta para os pacientes.”

Apesar de suas especialidades serem diferentes (pediatria e ginecologia), elas são totalmente complementares. Por isso, os profissionais conseguem entregar um atendimento integrado para as famílias.

“Nós atuamos juntos, seja na clínica, ou na assistência hospitalar. Na consulta pré-parto com o pediatra, por exemplo, eu faço com as pacientes dela, e na maioria das vezes a mãe se consulta com a minha esposa, e os filhos se consultam comigo.”

Para alcançar seus objetivos de entregar um atendimento personalizado para os pacientes, os especialistas decidiram obter um software médico que atendesse às suas necessidades.

Por que o iClinic foi obtido dois meses antes da abertura da clínica Savíta?

“Nós adquirimos o sistema dois meses antes da clínica começar a funcionar, porque queríamos experimentar, ver como funcionava. Quando a clínica abriu, tínhamos tudo pronto, as receitas estavam salvas, os prontuários personalizados, foi bem melhor.”

Como o Dr. Mateus enfatizou na entrevista, ter um software médico antes da abertura é uma excelente prática para os profissionais que desejam personalizar o sistema antes de atender os pacientes.

“Nós pensamos em abrir a clínica com um software pela questão da praticidade, para eliminar o uso de papel, e por poder acessar o prontuário em casa, porque os cuidados com o paciente vão além do consultório. Às vezes ocorre um contato de urgência, e nós precisamos ter acesso às informações dos pacientes, e nós conseguimos fazer isso de casa, do celular.”

A Dra. Luciene também completou que, atualmente, é inviável para qualquer clínica ou consultório ficar preso no papel.

“Nós estamos acostumados com a tecnologia, eu nem consigo pensar em fazer no papel, por conta de perda, demora, acúmulo de prontuário. Ter um software é mais ágil, intuitivo, prático, as receitas saem completas, a tendência na Medicina é ser tudo informatizado.”

Inclusive, quando os profissionais visitaram outra clínica que ainda registra tudo no papel, perceberam como é diferente o dia a dia com um bom software médico.

“Esses dias nós fomos a uma clínica para um atendimento, e o pessoal estava usando papel. Ficamos até assustados, porque antes trabalhávamos assim, e agora temos uma facilidade de acesso que aumenta a eficiência da nossa clínica.”

Na entrevista, perguntamos ao Dr. Mateus e a Dra. Luciene o motivo deles terem escolhido o iClinic.

“Escolhemos o iClinic por ser um sistema limpo e fácil para trabalhar. A questão de poder personalizar o prontuário também foi uma vantagem, e nós temos todas as informações da clínica na tela, seja de paciente, de finanças, essa parte de gestão fica muito mais fácil. E as últimas funcionalidades que foram agregadas, como a assinatura digital, QR code da receita, são diferenciais que só encontramos no iClinic.”

Atendimento integrado na clínica Savíta com o iClinic

“Nós achamos o iClinic mais ágil, permite que a gente personalize os prontuários do nosso jeito, é bem completo. Eu gosto muito de anexar fotos no prontuário de algo da cirurgia, nós gostamos muito pela praticidade.”

Quais são as funcionalidades favoritas do Dr. Mateus e da Dra. Luciene?

O compartilhamento de prontuários é uma das maiores vantagens do iClinic para os especialistas, já que é comum eles compartilharem pacientes na clínica, como o Dr. Mateus explica a seguir.

“Os prontuários são compartilhados, a consulta pré-parto da gestante nós realizamos em conjunto, para orientar sobre os procedimentos, primeiros dias com o recém-nascido, e conseguimos compartilhar as informações no iClinic com sigilo.”

A Dra. Luciene também concorda que essa integração de dados auxilia no atendimento.

“Gosto de tudo, mas principalmente o prontuário e o receituário que é completo. O compartilhamento de prontuários também ajuda, porque consigo ver o histórico das minhas pacientes.”

A integração da clínica vai muito além da centralização de dados. O atendimento integrado é um dos principais diferenciais da Savíta.

“Em alguns casos quando as meninas já estão em uma fase que precisam ir a uma ginecologista, elas vão com a minha esposa. O atendimento se torna mais integrado e adequado para as pacientes, porque ela pode acessar todo o histórico que eu coletei no atendimento pediátrico.”

O prontuário eletrônico é uma das funcionalidades mais utilizadas, e sua personalização é essencial para os profissionais.

“O prontuário configurável e limpo, de fácil entendimento, nada complicado, e a integralidade do meu atendimento, do dela, da secretária, está tudo integrado e funcionando em conjunto.”

Como a Dra. Luciene afirma, todo profissional de saúde que deseja ter uma clínica modernizada precisa contar com um prontuário eletrônico de qualidade.

“É fundamental ter um prontuário eletrônico de confiança hoje em dia, principalmente para a questão de segurança de dados.”

Além disso, outros diferenciais são importantes, como a prescrição de medicamentos eletrônica, mencionada pelo Dr. Mateus.

“A assinatura digital do iClinic chamou muita a atenção, e a Memed, poder enviar a receita diretamente no celular do paciente, que resolve aquele problema de perder a receita.”

Atendimento integrado com o iClinic na clínica Savíta

“Eu também gosto do bulário online, das guias TISS que podemos utilizar também para pacientes particulares.”

Durante a entrevista, a Dra. Luciene e o Dr. Mateus enfatizaram a importância de poder acessar os dados da clínica de qualquer lugar com o aplicativo iClinic.

“O acesso pelo celular é um diferencial muito importante, porque às vezes recebemos mensagens ou ligações de pacientes, e de onde eu estiver, consigo entrar, acessar, e verificar a evolução do prontuário. Como são muitos pacientes, nem sempre lembramos todos os detalhes, exames, tratamento, ter esse acesso na palma da mão é muito bacana.” 

Esse diferencial também é importante para os pacientes, que têm uma assistência humanizada em momentos fora da consulta.

“Já teve vezes que eu precisei enviar uma receita ou atestado para um paciente estava precisando, e pelo celular eu consigo. O iClinic é uma plataforma que pode ser acessada de qualquer dispositivo, e eu resolvo os problemas dos meus pacientes de qualquer lugar.”

Quando o software médico é instalado no computador da clínica, essa acessibilidade não ocorre. O armazenamento na nuvem do iClinic proporciona esse benefício tão fundamental para a clínica Savíta.

“Caso aconteça alguma emergência, nós conseguimos ajudar mais os pacientes com esse acesso das informações. Antigamente, quando utilizávamos prontuários que não eram acessíveis fora da clínica, não conseguíamos prestar um atendimento de forma adequada.”

Atendimento integrado com o iClinic

“Nós respondemos muitas mensagens, e podemos solucionar dúvidas de qualquer lugar com o celular. Nós temos mais precisão para conversar com os pacientes, e isso ajuda muito.”

Na entrevista, também questionamos qual é a principal diferença do iClinic, para outros softwares médicos que eles já tinham utilizado no passado.

“Eram sistemas mais engessados, difíceis de mexer. O iClinic é de fácil aprendizado, no instante que você entra, já sabe como mexer. Você consegue configurar o prontuário do jeito que você quer, e isso é muito bacana, porque cada profissional tem um jeito de trabalhar, e essa facilidade de configurar do jeito que nós preferimos, é muito bom. De todos os sistemas que eu conheci, o iClinic é o mais moderno.”

A equipe de suporte também é outra vantagem essencial para a clínica.

A experiência com o suporte é muito boa, sempre foram muito responsivos com as nossas demandas, eles prestaram assistência, tudo muito tranquilo, até mesmo para enviar nota fiscal. É um suporte bacana, perguntam se está tudo bem, pedem feedback, dão resposta rápida, temos uma assistência muito boa. Vocês estão no caminho certo.”

Abrir a clínica do jeito certo é o primeiro passo para o sucesso, e mesmo com o desafio de administrar o negócio durante uma crise, a Dra. Luciene e o Dr. Mateus conquistaram seus objetivos.

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Contatos da clínica Savíta

Endereço: Rua Cristiano Moreira Sales, 150, sala 605, Estoril – Belo Horizonte

E-mail: savitaginped@gmail.com

Telefone: (31) 25383160


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.