Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Agendamento de consulta online: mais praticidade para pacientes e médicos

Agendamento de consulta online: mais praticidade para pacientes e médicos

O agendamento de consulta online permite que os pacientes marquem consultas de qualquer lugar, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Escute o áudio do artigo clicando no player abaixo:

O agendamento online é uma das inovações tecnológicas que está trazendo mais praticidade para o dia a dia dos pacientes e dos consultórios.

Veja este trecho do caso de sucesso da clínica Madrid:

“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou WhatsApp diretamente”.

Continue no artigo para entender como você também pode aproveitar os benefícios do agendamento online.

[crp]

O que é um agendamento de consulta online?

O método de agendamento tradicional, por meio de ligação, mensagem, e uma agenda de papel, dificulta em vários aspectos a gestão de um consultório.

Em primeiro lugar, qualquer mudança de horários – muito comuns no dia a dia das clínicas – exige rasuras em uma agenda de papel, o que dificulta a organização, e a visualização dos compromissos se torna confusa.

Outra desvantagem é que o profissional da recepção precisa dedicar boa parte de seu tempo para atender ligações e responder mensagens, sem focar no recepcionamento ao paciente que chega no consultório.

O agendamento online foi criado para solucionar esses problemas.

Por meio de um marketplace como o AgendarConsulta ou o próprio site do consultório, os pacientes podem visualizar a agenda do médico em tempo real.

Sem precisar entrar em contato com um profissional, eles conseguem marcar consultas em poucos segundos, ao invés de esperar no telefone para serem atendidos.

Assista ao vídeo de 33 segundos abaixo e entenda melhor como o agendamento de consulta online funciona na prática.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra mais vantagens dessa ferramenta.

7 vantagens do agendamento de consulta online para médicos e seus pacientes

Você tem o costume de gerenciar sua própria agenda? Além de atender pacientes, também administra seu próprio consultório?

Essa é a realidade de muitos médicos empreendedores que, para serem produtivos e não deixarem nenhuma responsabilidade de lado, precisam contar com a ajuda de ferramentas de gestão.

Mesmo que você tenha um profissional na recepção, o ideal é que ele tenha mais tempo para recepcionar os pacientes, e não apenas atender o telefone.

Veja a seguir outros benefícios do agendamento de consulta online que irão revolucionar o seu consultório.

1. O agendamento funciona 24 horas por dia, sem depender de nenhum funcionário

Essa vantagem já foi abordada no início do conteúdo, mas é essencial que você perceba: o agendamento online funciona até mesmo quando seu consultório está fechado, ou quando você está de férias.

Isso significa que você pode ter sua agenda lotada a qualquer momento do ano, sem precisar se preocupar em preenchê-la manualmente.

2. Economia de telefonia, papel e tempo

Quanto você gasta mensalmente com telefonia no seu consultório? E com papel?

Se você não tem essas informações, é hora de ter um software médico com gestão financeira, que gera relatórios automáticos com todos esses resultados.

O Instituto Autopoiesis, por exemplo, reduziu 40% dos gastos com telefonia e internet após analisar os dados com o sistema de gestão iClinic.

Com o agendamento de consulta online, você consegue diminuir despesas como agenda de papel e horas no telefone, além de tornar o consultório mais produtivo.

3. Melhora a experiência do paciente

Para você, a experiência do paciente começa apenas na consulta? E quanto ao momento de agendar um atendimento com a recepção, ou o pós-atendimento?

A jornada do paciente é extensa, e não começa, nem termina na consulta. Imagine que um paciente esteja ligando há dias para um consultório, tentando marcar um agendamento.

É uma experiência desagradável, não acha? Ele provavelmente vai desistir, e buscar um profissional com agendamento mais prático.

Com o agendamento online, você garante que sempre terá uma opção fácil para o seu paciente. Mesmo que ele prefira enviar mensagem ou telefonar, pode ver com antecedência seus horários livres.

Assim, você passa uma impressão positiva, mesmo sem ter conhecido seu paciente fisicamente.

4. Aumento de retornos no consultório

Os pacientes costumam se esquecer de marcar um retorno? Você sabe quando é esquecimento, e quando é uma escolha?

Muitos pacientes escolhem não marcar um retorno porque sabem que não vão ser procurados pelo médico, e não ficaram totalmente satisfeitos com sua experiência no consultório.

Outros realmente se esquecem, porque decidem marcar depois, ou ficam com preguiça de ligar, já que esse processo costuma ser demorado.

Com o agendamento de consulta online, o paciente pode marcar um retorno enquanto está caminhando até o carro, ou quando recebe um e-mail de pós-consulta do consultório.

Uma ótima forma de aumentar seus retornos e surpreender o paciente com outra experiência positiva, não acha?

5. Mais presença digital

Seus pacientes já estão na internet. Você está sendo encontrado, ou está atrás da concorrência?

A presença digital, ou presença online, é essencial para qualquer empresa. É pela internet que os pacientes pesquisam os profissionais indicados por seus amigos, ou buscam a solução de um problema.

Com um agendamento online, você pode ter um perfil gratuito para compartilhar suas principais informações, como horário de trabalho, especializações, títulos, endereço, entre outros.

Crie gratuitamente seu perfil agora mesmo:

6. Lembretes de consulta por SMS, e-mail e WhatsApp

Uma das maiores vantagens do agendamento de consulta online é a possibilidade de enviar lembretes de consulta automáticos por SMS, e-mail e WhatsApp.

Os lembretes podem ser confirmados automaticamente pelo próprio paciente, sem a necessidade de um recepcionista confirmá-los manualmente.

Caso o paciente responda “sim” ou “não” para a confirmação, seu sistema de gestão altera o status na agenda para confirmado ou cancelado pelo paciente.

Uma organização totalmente automatizada para tornar seu consultório ainda mais produtivo.

7. Integração com a agenda médica do seu sistema

Todos os benefícios do agendamento de consulta online são ampliados quando ele é integrado com um software médico de gestão como o iClinic.

Além de ter seu próprio agendamento online, você tem acesso a agenda digital do sistema que tem funcionalidades como:

Quer ver como essa integração funciona na prática? Conheça mais sobre a agenda do iClinic neste artigo, ou faça um teste grátis:

Sair da versão mobile