Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

7 motivos para ter uma agenda médica personalizável

7 motivos para ter uma agenda médica personalizável

Uma agenda médica personalizável permite que você deixa a ferramenta com o seu estilo de atendimento, o que proporciona agilidade para a rotina da sua clínica.

Os consumidores, independentemente do segmento de mercado, pedem cada vez mais funcionalidades que podem ser personalizadas.

Essa demanda tem um motivo muito válido, afinal, quanto mais customizável uma ferramenta online é, mais fácil é usá-la e o papel pode ser eliminado.

Veja como a Dra. Fernanda Carmona conquistou mais praticidade com uma agenda online:

“Como já tenho dois anos de uso, eu tenho a agenda do iClinic com a minha cara. Consigo enxergar facilmente como está minha semana, se vou atender mais gestantes ou atendimentos de ginecologia, se há procedimentos, sei quais materiais preciso separar com antecedência, conseguir personalizar minha agenda por cores facilita minha organização.”

Continue a leitura e descubra as principais vantagens de modernizar sua agenda!

[crp]

7 vantagens da agenda médica personalizável

1. Redução de 30% das faltas dos pacientes

A maior vantagem de uma agenda online é que sua função vai muito além de apenas registrar consultas.

Ela possui diferenciais como os lembretes de consultas por WhatsApp, SMS e e-mail.

Uma ferramenta personalizável não apenas envia esses lembretes, como permite que você personalize a mensagem, assim, o tom da comunicação fica em sintonia com o seu atendimento.

O nutricionista Albespyerry Diniz, por exemplo, reduziu 30% das faltas dos pacientes com essa ferramenta:

“Possuo confiabilidade no sistema porque eu realmente vejo que ele envia SMS, confirma as consultas na agenda, e os pacientes comentam que receberam as mensagens.”

Veja como os lembretes funcionam em nosso vídeo, dura apenas 1 minuto:

2. Aumento da organização

Você consegue bater o olho na agenda e saber como será a sua semana? Consegue contar facilmente quantas primeiras consultas estão agendadas?

Se você ainda está preso em uma agenda de papel, a resposta provavelmente será não.

Uma boa personalização permite que você tenha uma agenda intuitiva com diferenciais como:

Todas essas vantagens e personalizações garantem que você tenha uma agenda com ótima organização visual, o que melhora sua gestão de tempo.

3. Melhora na experiência do paciente

Quanto tempo seu paciente precisa esperar no telefone para agendar uma consulta? Ele consegue marcar atendimentos fora do horário comercial?

Para melhorar a experiência do paciente e ter uma agenda lotada, é fundamental ter um agendamento online que possibilita a marcação de consultas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assim, seus pacientes agendam consultas em segundos ao invés de ficar esperando pelo profissional da recepção.

O ideal é ter um agendamento online integrado à sua agenda médica online, pois ele fica disponível em um site separado do seu software médico.

Leia o depoimento da Dra. Denise Branco sobre a ferramenta:

O agendamento online é essencial para as pessoas me acharem. Não tem como fugir da internet, hoje em dia ninguém faz nada fora do celular ou do computador. A possibilidade das pessoas encontrarem seu perfil online é um diferencial.”

Baixe gratuitamente nosso guia sobre o AgendarConsulta e agendamento online para conhecer mais sobre esse diferencial:

4. Centralização dos compromissos em um único local

Apesar de vivermos em um mundo pós-digital, uma boa parte das clínicas ainda usam papel e apresentam falhas como duplicidade de consultas no mesmo horário, rasuras e visualização difícil de entender.

Devido às limitações dessa agenda, os médicos separam seus compromissos em diferentes aplicativos. Normalmente há uma agenda profissional e outra pessoal.

O problema de descentralizar seus compromissos é que não é possível ter uma visualização completa de como será seu dia ou semana.

Uma agenda médica personalizável permite que você centralize seus compromissos em uma única ferramenta, tornando seu dia mais organizado e previsível.

5. Agilidade na recepção

Imagine que você tenha uma recepcionista e ela é responsável por atender os pacientes, tirar dúvidas por telefone e mensagens, marcar consultas, entre outras responsabilidades.

Se a sua clínica utiliza uma agenda de papel e cadastra as informações dos pacientes em fichas que ficam guardadas em um armário ou sala de arquivos, o trabalho da recepcionista com certeza é mais demorado.

Além dela ficar sobrecarregada, a segurança de dados dos pacientes é prejudicada, porque qualquer acidente ou furto pode expor informações pessoais e sigilosas.

A melhor opção é ter uma agenda online integrada com o cadastro de pacientes e prontuário eletrônico.

Dessa forma, a recepcionista acessa o cadastro com apenas dois cliques na agenda, assim como o médico com o prontuário eletrônico.

Veja como a agenda melhorou a comunicação do Dr. Germano Dalfito com a recepção:

“Quando o paciente chega na clínica, as recepcionistas avisam pelo sistema que ele chegou. O status de agendamento “dilatando a pupila” mostra que ele está se preparando para a consulta. Não preciso fazer receita à mão, ficar anotando durante o atendimento, não consigo imaginar minha rotina sem o iClinic.”

Quer testar gratuitamente a ferramenta que o Dr. Germano Dalfito usa? Inicie seu teste agora mesmo (não pedimos cartão de crédito):

6. Integração com a gestão financeira

Você consegue registrar as movimentações financeiras provenientes de atendimentos direto pela sua agenda?

Senão, o ideal é buscar uma agenda online que lance o recebimento da consulta e permita parcelamentos. Se o prontuário eletrônico também tiver essa opção, ainda melhor!

Assim, você ganha um maior controle de suas finanças e tem um fluxo de caixa automatizado.

7. Aumento da produtividade

Ao longo do conteúdo você viu que uma agenda médica personalizável reduz faltas, melhora a organização e a experiência do paciente, centraliza compromissos, traz agilidade e integração com o controle financeiro.

Todos esses benefícios permitem que você ganhe mais tempo e foque em outras atividades, seja o atendimento aos pacientes ou sua vida pessoal, como ter mais tempo com a sua família.

É verdade que uma agenda online exige investimento financeiro.

Mas o dinheiro gasto em uma ferramenta gerencial pode retornar como lucro pelo aumento de produtividade. O tempo que você gastou nunca mais volta.

Como escolher a melhor agenda médica personalizável?

Para escolher a agenda médica personalizável que atenderá todas as suas necessidades, é importante que ela tenha todos os diferenciais citados neste artigo e ofereça um teste gratuito.

Além disso, o sistema também deve ter um suporte ágil e eficiente, que tire suas dúvidas em até 5 minutos durante o horário comercial.

Dessa forma, você sabe que não vai perder tempo com questionamentos e tem uma equipe dedicada com o seu sucesso.

Se você já testou a agenda do iClinic e decidiu que realmente precisa de uma agenda online, mas ainda quer testar mais opções, faça uma pesquisa de concorrência.

Baixe gratuitamente nossa checklist e a preencha durante sua busca para escolher o melhor sistema de agenda médica:

Sair da versão mobile