Mudanças da tecnologia e Uberização da Medicina

Tecnologia e Uberização da Medicina

Principais tópicos

No Brasil, cresce cada vez mais o atendimento on-demand, tendência onde o usuário é atendido onde e quando desejar.

O aumento dessa procura até criou uma nova palavra, a Uberização.

Esse termo define a união de fornecedores livres aos consumidores, conectando, de forma ágil e eficaz, oferta e demanda.

Popularizado pelo modelo Uber de táxis, este movimento engloba diferentes setores – inclusive o da Medicina.

Fatores econômicos e comportamentais favorecem na criação deste tipo de serviço digital, que está revolucionando o auxílio a pacientes e o trabalho dos médicos.

A uberização da Medicina

Na área da saúde, alguns pacientes se dizem insatisfeitos, principalmente pela dificuldade de agendar consultas, encontrar horários disponíveis a curto prazo, enfrentar trânsito até chegar a clinica ou consultório e também ser atendido sem ficar em grandes filas nas salas de espera.

Esses e outros motivos fazem com que muita gente desista de cuidar da própria saúde.

Por outro lado, médicos sofrem com a burocracia, plantões extensos e remuneração muitas vezes indevida. Tendo em vista este cenário, diversos profissionais da área surgiram com ferramentas que solucionam estes problemas.

Algumas ferramentas já estão promovendo a uberização da medicina e facilitando o encontro de médicos especialistas com pacientes que precisam de atendimento.

Por exemplo, o Beep Saúde permite que o usuário escolha as diversas especialidades médicas disponíveis e localize médicos certificados em um raio de até 10km, acessíveis para atendimento médico imediato onde o paciente estiver. Ele também pode filtrar por distância, valor e currículo de cada profissional.

Esse tipo de aplicativo oferece vantagens não só para o paciente, que pode ter atendimento médico com conforto e comodidade, mas também para o profissional.

O débito do pagamento do paciente cai direto na conta do profissional e o transporte também é pago pelo paciente

uberizacao da medicina app

Não há motivo para temer a uberização da medicina.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem  diversos aplicativos que pretendem resolver o problema da ineficiência do acesso ao sistema de saúde.

A tecnologia pode ser uma aliada para flexibilizar a agenda e forma de atendimento dos profissionais da saúde e valorizar ainda mais a sua formação.

Sobre o autor:

Vander Corteze é doctorpreneur e especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É CEO & co-founder do Beep Saúde, um aplicativo que traz a proposta de melhorar a experiência em medicina para médicos e pacientes.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online