aplicativos de saude

15 Aplicativos médicos para ajudar a cuidar da saúde de seus pacientes

Não adianta tentar evitar: seus pacientes vão pesquisar informações sobre saúde ou sobre a doença que ele tem em sites e aplicativos da web.

Segundo uma pesquisa, oito em cada dez brasileiros usam a internet para buscar informações sobre sua saúde, seja para pesquisar sobre médicos, hospitais, ou medicamentos.

Por mais que o médico informe e converse durante a consulta, é normal que o paciente procure algo a mais para ler ou para ajudar a acompanhar a sua situação.

Pensando nisso, como a tecnologia pode ser aliada da saúde?

A dica é utilizar a tecnologia a seu favor, orientando os pacientes sobre a melhor forma de usá-la.

Para começar, estes aplicativos devem ser úteis e que realmente gerem benefícios diretos ao tratamento ou ao consultório, ou acabam tornando-se uma distração.

Os aplicativos médicos para smartphones podem ser a solução

Uma das maneiras mais simples de ajudar a pessoa a usar a tecnologia a seu favor é através de aplicativos, nos quais no próprio smartphone a pessoa poderá acompanhar a sua doença, obter dicas e até fazer anotações que poderão ser úteis para o acompanhamento médico.

Por isso, separamos uma lista de aplicativos médicos interessantes para que você possa indicar aos pacientes:

1. Diário Cefaleia

Desenvolvido para iOS, esse aplicativo permite que o paciente faça um relatório diário sobre a sua dor de cabeça e até envie um relatório para o médico. É possível fazer um verdadeiro diário com nome, onde está doendo, se é muito forte ou não, se há algum outro sintoma dentre outras informações que se façam necessárias. O próprio aplicativo permite o envio de um relatório para o especialista. Você pode baixá-lo aqui.

2. Pillboxie

Esse aplicativo é perfeito para aqueles pacientes que sempre reclamam que se esquecem de tomar o medicamento receitado. É possível configurar lembretes e até colocar o formato do medicamento, para ajudar a encontrá-lo. Ele está disponível em inglês pela App Store.

3. Cardiograph

Ideal para quem precisa traçar um histórico cardíaco, o Cardiograph mede a frequência cardíaca com auxílio da câmera do celular. O resultado pode ser salvo para apresentar ao médico posteriormente. Enquanto o procedimento é feito, o software emite sons.

Você pode baixar o aplicativo para Android e para iOS.

4. Doctoralia

Esse aplicativo é perfeito para médicos e pacientes. Os pacientes podem usa-lo para não esquecer a data e o horário do retorno ao médico. Já o profissional poderá ver a sua agenda do dia com facilidade. É em português e possui agenda integrada com o iClinic. O app tem uma versão para Android e uma para iOS.

5. Medida Certa

Baseado em um quadro famoso do programa Fantástico, da Rede Globo, o aplicativo “Medida Certa” ensina receitas saudáveis e exercícios práticos e fáceis de serem realizados. A ideia é fazer uma verdadeira mudança no estilo de vida e na saúde em apenas 90 dias. Ele conta com sistema de alerta de alimentação e atividades a serem feitas, além de treinamentos personalizados. Ótimo para quem precisa perder peso. Baixe o aplicativo para Android aqui e para iOS aqui.

6. Socorro

Nesse aplicativo todos os dados de saúde de uma pessoa podem ser armazenados. Doenças, alergias, pessoas para contato, medicamento que tomam entre outros dados ficam disponíveis para que caso a pessoa precise ser socorrida e esteja inconsciente, o profissional de saúde possa ter acesso e coletar dados. Você pode baixar o aplicativo para iOS aqui.

7. Medscape

Indispensável para qualquer médico que deseje se manter atualizado — e para qualquer paciente que queira eficiência —, o Medscape é um aplicativo aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão americano de controle de remédios e alimentos. O app contém informações importantes sobre doenças e drogas a serem utilizadas.

Além de contar com informações sobre mais de 4 mil doenças e com mais de 120 calculadoras médicas, o aplicativo também traz notícias sobre os avanços médicos em todo o mundo, permitindo que o profissional se mantenha sempre atualizado.

É em inglês e possui versões tanto para Android quanto para iOS.

8. Evernote

Voltado para o médico em si, o Evernote é um aplicativo bem completo para garantir que o profissional possa sempre se manter atualizado com a sua agenda e também com anotações importantes sobre o paciente.

Assim, durante uma consulta o médico pode fazer anotações diretamente no aplicativo e que depois podem ser acrescentadas ao prontuário digital do paciente, por exemplo. É um aplicativo disponível tanto para o Android quanto para o iOS e que ainda conta com versão web e para navegador.

9. Any.Do

Outro aplicativo importante para a gestão e para organização pessoal, o Any.Do é um dos apps mais utilizados por quem quer gerir seu tempo de maneira mais eficiente. Nele, o médico pode inserir suas consultas futuras e também outros compromissos, como reunião com fornecedores.

Com uma interface intuitiva e inteligente, o médico pode ir adicionando seus compromissos conforme eles forem aparecendo e o aplicativo fica responsável pela organização. Depois, é só conferir os compromissos no calendário para não perder nenhuma tarefa importante.

É um aplicativo em inglês, disponível para iOS e Android, e que permite completa sincronização, inclusive com uma versão web.

10. Genéricos BR

Outro aplicativo bastante útil para os médicos é o aplicativo Genéricos BR. Nesse app, é possível ter acesso a uma lista completa  com todos os medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária até 2012.

Além de fornecer o nome, o aplicativo também indica os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes, facilitando o trabalho de procura por uma alternativa a um remédio mais caro.

É em português e está disponível para iOS e Android.

11. MEDGuide Emergência Brasil 2.0

Emergências clínicas necessitam de um rápido atendimento e de uma tomada de decisão assertiva para garantir a saúde do paciente. Pensando nisso, foi criado o MEDGuide Emergência Brasil 2.0, um aplicativo que conta com um algoritmo para apoiar o atendimento médico em uma emergência do tipo.

Além de fornecer orientações sobre como o médico deve proceder, esse aplicativo também oferece indicações de drogas, permite a consulta de medicamentos por sintomas e permite a análise de imagens médicas.

Totalmente em português, o app está disponível para Android e iOS.

12. iClinic

Com o aplicativo iClinic instalado em seu celular, o médico pode consultar todas as informações dos prontuários dos seus pacientes. Isso se mostra muito útil em emergências, já que pode verificar alergias e o histórico do paciente. Também é possível adicionar informações e imagens nos prontuários pelo celular, tornando o atendimento mais ágil.

O aplicativo é gratuito para os clientes do sistema de gestão e está disponível para Android e iOS.

13. Whitebook

O Whitebook é um aplicativo que dá suporte à tomada de decisão médica. Com uma vasta biblioteca de conteúdos, o app conta com mais de 300 guias de prescrição, suporte clínico, mais de 2.500 medicamentos cadastrados, calculadoras, busca universal e guias práticos para auxiliar o diagnóstico.

O Whitebook é gratuito, funciona offline e está disponível para Android e iOS.

14. Medicinia

O Medicinia é um aplicativo feito exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes. Apesar de muitos já utilizarem outras ferramentas, como o Whatsapp, o diferencial do Medicinia é garantir segurança absoluta das informações compartilhadas.

Além disso, é uma maneira de separar assuntos profissionais dos pessoais, o que é ótimo para o profissional da saúde.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

15. Dr. Drauzio Primeiros Socorros

Esse é um bom aplicativo para você indicar para seus pacientes e também para os acompanhantes e familiares deles. Com dicas simples, ele explica o passo a passo de como agir em situações de emergência. Os conteúdos foram elaborados com a coordenação do Dr. Drauzio Varella e o app inclui um botão de emergência.

Está disponível para Android e iOS.

Os aplicativos médicos não substituem a prática ou os conhecimentos médicos, mas certamente ajudam os pacientes a serem mais responsáveis pelos cuidado com a própria saúde.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus