aplicativos de saude

15 Aplicativos médicos para ajudar a cuidar da saúde de seus pacientes

Não adianta tentar evitar: seus pacientes vão pesquisar informações sobre saúde ou sobre a doença que ele tem em sites e aplicativos da web.

Segundo uma pesquisa, oito em cada dez brasileiros usam a internet para buscar informações sobre sua saúde, seja para pesquisar sobre médicos, hospitais, ou medicamentos.

Por mais que o médico informe e converse durante a consulta, é normal que o paciente procure algo a mais para ler ou para ajudar a acompanhar a sua situação.

Pensando nisso, como a tecnologia pode ser aliada da saúde?

A dica é utilizar a tecnologia a seu favor, orientando os pacientes sobre a melhor forma de usá-la.

Para começar, estes aplicativos devem ser úteis e que realmente gerem benefícios diretos ao tratamento ou ao consultório, ou acabam tornando-se uma distração.

Os aplicativos médicos para smartphones podem ser a solução

Uma das maneiras mais simples de ajudar a pessoa a usar a tecnologia a seu favor é através de aplicativos, nos quais no próprio smartphone a pessoa poderá acompanhar a sua doença, obter dicas e até fazer anotações que poderão ser úteis para o acompanhamento médico.

Por isso, separamos uma lista de aplicativos médicos interessantes para que você possa indicar aos pacientes:

1. Diário Cefaleia

app_4Desenvolvido para iOS, esse aplicativo permite que o paciente faça um relatório diário sobre a sua dor de cabeça e até envie um relatório para o médico. É possível fazer um verdadeiro diário com nome, onde está doendo, se é muito forte ou não, se há algum outro sintoma dentre outras informações que se façam necessárias. O próprio aplicativo permite o envio de um relatório para o especialista. Você pode baixá-lo aqui.

2. Pillboxie

app_2Esse aplicativo é perfeito para aqueles pacientes que sempre reclamam que se esquecem de tomar o medicamento receitado. É possível configurar lembretes e até colocar o formato do medicamento, para ajudar a encontrá-lo. Ele está disponível em inglês pela App Store.

3. Cardiograph

app_7Ideal para quem precisa traçar um histórico cardíaco, o Cardiograph mede a frequência cardíaca com auxílio da câmera do celular. O resultado pode ser salvo para apresentar ao médico posteriormente. Enquanto o procedimento é feito, o software emite sons.

Você pode baixar o aplicativo para Android e para iOS.

4. Doctoralia

DoctoralliaEsse aplicativo é perfeito para médicos e pacientes. Os pacientes podem usa-lo para não esquecer a data e o horário do retorno ao médico. Já o profissional poderá ver a sua agenda do dia com facilidade. É em português e possui agenda integrada com o iClinic. O app tem uma versão para Android e uma para iOS.

5. Medida Certa

app_6Baseado em um quadro famoso do programa Fantástico, da Rede Globo, o aplicativo “Medida Certa” ensina receitas saudáveis e exercícios práticos e fáceis de serem realizados. A ideia é fazer uma verdadeira mudança no estilo de vida e na saúde em apenas 90 dias. Ele conta com sistema de alerta de alimentação e atividades a serem feitas, além de treinamentos personalizados. Ótimo para quem precisa perder peso. Baixe o aplicativo para Android aqui e para iOS aqui.

6. Socorro

app_3Nesse aplicativo todos os dados de saúde de uma pessoa podem ser armazenados. Doenças, alergias, pessoas para contato, medicamento que tomam entre outros dados ficam disponíveis para que caso a pessoa precise ser socorrida e esteja inconsciente, o profissional de saúde possa ter acesso e coletar dados. Você pode baixar o aplicativo para iOS aqui.

7. Medscape

aplicativos medicos medscapeIndispensável para qualquer médico que deseje se manter atualizado — e para qualquer paciente que queira eficiência —, o Medscape é um aplicativo aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão americano de controle de remédios e alimentos. O app contém informações importantes sobre doenças e drogas a serem utilizadas.

Além de contar com informações sobre mais de 4 mil doenças e com mais de 120 calculadoras médicas, o aplicativo também traz notícias sobre os avanços médicos em todo o mundo, permitindo que o profissional se mantenha sempre atualizado.

É em inglês e possui versões tanto para Android quanto para iOS.

8. Evernote

Voltado para o médico em si, o Evernote é um aplicativo bem completo para aplicativos medicos evernote
garantir que o profissional possa sempre 
se manter atualizado com a sua agenda e também com anotações importantes sobre o paciente.

Assim, durante uma consulta o médico pode fazer anotações diretamente no aplicativo e que depois podem ser acrescentadas ao prontuário digital do paciente, por exemplo. É um aplicativo disponível tanto para o Android quanto para o iOS e que ainda conta com versão web e para navegador.

9. Any.Do

Outro aplicativo importante para a gestão e para organização pessoal, o Any.Do aplicativos medicos any do
é um dos apps mais utilizados por quem quer gerir seu tempo de maneira mais eficiente. Nele, o médico pode inserir suas consultas futuras e também outros compromissos, como reunião com fornecedores.

Com uma interface intuitiva e inteligente, o médico pode ir adicionando seus compromissos conforme eles forem aparecendo e o aplicativo fica responsável pela organização. Depois, é só conferir os compromissos no calendário para não perder nenhuma tarefa importante.

É um aplicativo em inglês, disponível para iOS e Android, e que permite completa sincronização, inclusive com uma versão web.

10. Genéricos BR

Outro aplicativo bastante útil para os médicos é o aplicativo Genéricos BR. Nesse aplicativos medicos generico
app, é possível ter acesso a uma lista completa  com todos os medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária até 2012.

Além de fornecer o nome, o aplicativo também indica os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes, facilitando o trabalho de procura por uma alternativa a um remédio mais caro.

É em português e está disponível para iOS e Android.

* *

11. MEDGuide Emergência Brasil 2.0

Emergências clínicas necessitam de um rápido atendimento e de uma tomada aplicativos medicos medguide brasil
de decisão assertiva para garantir a saúde do paciente. Pensando nisso, foi criado o MEDGuide Emergência Brasil 2.0, um aplicativo que conta com um algoritmo para apoiar o atendimento médico em uma emergência do tipo.

Além de fornecer orientações sobre como o médico deve proceder, esse aplicativo também oferece indicações de drogas, permite a consulta de medicamentos por sintomas e permite a análise de imagens médicas.

Totalmente em português, o app está disponível para Android e iOS.

12. iClinic

aplicativo médico iclinic

Com o aplicativo iClinic instalado em seu celular, o médico pode consultar todas as informações dos prontuários dos seus pacientes. Isso se mostra muito útil em emergências, já que pode verificar alergias e o histórico do paciente. Também é possível adicionar informações e imagens nos prontuários pelo celular, tornando o atendimento mais ágil.

O aplicativo é gratuito para os clientes do sistema de gestão e está disponível para Android e iOS.

* *

13. Whitebook

aplicativos médicos whitebook

O Whitebook é um aplicativo que dá suporte à tomada de decisão médica. Com uma vasta biblioteca de conteúdos, o app conta com mais de 300 guias de prescrição, suporte clínico, mais de 2.500 medicamentos cadastrados, calculadoras, busca universal e guias práticos para auxiliar o diagnóstico.

O Whitebook é gratuito, funciona offline e está disponível para Android e iOS.

14. Medicinia

aplicativos médicos medicinia

O Medicinia é um aplicativo feito exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes. Apesar de muitos já utilizarem outras ferramentas, como o Whatsapp, o diferencial do Medicinia é garantir segurança absoluta das informações compartilhadas.

Além disso, é uma maneira de separar assuntos profissionais dos pessoais, o que é ótimo para o profissional da saúde.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

* *

15. Dr. Drauzio Primeiros Socorros

aplicativos médicos primeiros socorros dr. drauzio varella

Esse é um bom aplicativo para você indicar para seus pacientes e também para os acompanhantes e familiares deles. Com dicas simples, ele explica o passo a passo de como agir em situações de emergência. Os conteúdos foram elaborados com a coordenação do Dr. Drauzio Varella e o app inclui um botão de emergência.

Está disponível para Android e iOS.

Os aplicativos médicos não substituem a prática ou os conhecimentos médicos, mas certamente ajudam os pacientes a serem mais responsáveis pelos cuidado com a própria saúde.

## Receba as dicas de gestão em saúde e tecnologia do iClinic em seu e-mail:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus